PRÉ-MODERNISMO (1902 – 1922).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Medo Cega Ler Mateus 14 :13 ao 21.
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO ( )
REPÚBLICA VELHA ( ).
Análise de contos Realismo
Texto Definição de texto Texto em prosa Características Exemplos
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Pré-Modernismo Profª. Mara Magaña.
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Conto.
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
By Não adianta pensar que ao terminar uma relação está tudo acabado e resolvido. Todos acham estranho quando uma pessoa custa muito a encerrar.
Pré-Modernismo.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Pré-Modernismo ( ).
ACREDITE SE QUISER.
O Segredo do Sucesso.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O Poder da Palavra.
Pré-modernismo.
ACREDITE SE QUISER Silvia Schmidt.
O nó de afeto.
PRÉ- MODERNISMO.
Os sertões Euclides da Cunha
Filho transição manual.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
Características Gerais:
APREDENDO A ORAR.
Vestido Azul.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
NARRAÇÃO Definição Narrar é contar uma história (real ou fictícia). O fato narrado apresenta uma seqüência de ações envolvendo personagens no tempo e no.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Existe erro na Bíblia ?.
ACREDITE SE QUISER.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
PRÉ-MODERNISMO.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
A narrativa que vocês irão ler é conhecida de muitos e é um acontecido em minha vida pessoal. Vale a pena ler até o fim. Vocês entenderão o poder de.
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
Pré-modernismo no Brasil
A Primeira pedra.
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Os sertões Euclides da Cunha
“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Prof. Fernando Pucharelli
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
República :Revoltas Populares
A HISTÓRIA DO IRMÃO ADÃO
Este livro pode ser lido aqui:
PRÉ-MODERNISMO.
O BRASIL ANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA.
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
. REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE.
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
Receita de um Sonhador.
A árvore que floresce no Inverno Rubem Alves.
O Pré-Modernismo No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências.
MOVIMENTO PRÉ-MODERNISTA – 1902
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Transcrição da apresentação:

PRÉ-MODERNISMO (1902 – 1922)

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Denúncia da realidade brasileira Tipos humanos marginalizados Regionalismo Preocupação com problemas sociais, políticos e econômicos contemporâneos aos autores Tendência de uma linguagem coloquial

PRINCIPAIS ESCRITORES Euclides da Cunha: Autor de Os sertões – 1902 - (obra dividida em três partes: “A terra”, “O homem” e “A luta”) Obra documental (Guerra de Canudos), de ficção e científica (influências deterministas)

Segundo Walnice Nogueira Galvão, a guerra de Canudos lembrava um palco de um teatro grego (os militares seriam os vilões e os jagunços canudenses, os anti-heróis) – perspectiva moderna para a literatura brasileira. Canudos abalou os sistemas latifundiário (oligárquico) e católico do Brasil do final do século XIX e início do século XX. Canudos foi considerada, preconceituosamente, um foco monarquista e um reduto de fanáticos religiosos, liderados pelo beato Antônio Conselheiro.

Texto I Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante . . .

Texto II O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. [...]

Este contraste impõe-se ao mais leve exame Este contraste impõe-se ao mais leve exame. Revela-se a todo o momento, em todos os pormenores da vida sertaneja -- caracterizado sempre pela intercadência impressionadora entre extremos impulsos e apatias longas.

Texto III Decididamente era indispensável que a campanha de canudos tivesse objetivo superior à função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, continua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários. [...]

Canudos não se rendeu. Fechemos este livro. Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados.

b) Lima Barreto: Contos e romances autobiográficos (alter-egos) Personagens colocadas em contrapontos Narra o subúrbio do RJ Denuncia a hipocrisia, preconceitos, discriminações, burocracias etc. presentes em nosso país Considerado pela crítica de sua época como um autor desleixado em sua linguagem.

c) Monteiro Lobato Apesar de ser mais conhecido como escritor infanto-juvenil, ele escreveu três livros de contos adultos: Urupês, Cidades Mortas e Negrinha. Nacionalista Responsável indireto pela realização da Semana de Arte Moderna Denuncia a oligarquia café com leite.

Um homem de consciência Chamava-se João Teodoro, só. O mais pacato e modesto dos homens. Honestíssimo e lealíssimo, com um defeito apenas: não dar o mínimo valor a si próprio. Para joão Teodoro, a coisa de menos importância no mundo era João Teodoro.

Nunca fora nada na vida, nem admitia a hipótese de vir a ser alguma coisa. E por muito tempo não quis nem sequer o que todos ali queriam: mudar-se para terra melhor. Mas João Teodoro acompanhava com aperto de coração o deperecimento visível de sua Itaoca. - Isto foi muito melhor, dizia consigo. Já teve três médicos bem bons - agora só um e bem ruinzote. Já teve seis advogados e hoje mal dá serviço para um rábula ordinário como o Tenório. Nem circo de cavalinhos bate mais por aqui. A gente que presta se muda. Fica o restolho. Decididamente, a minha Itaoca está se acabando...

João Teodoro entrou a incubar a ideia de também mudar-se, mas para isso necessitava dum fato qualquer que o convencesse de maneira absoluta de que Itaoca não tinha mesmo conserto ou arranjo possível. - É isso, deliberou lá por dentro. Quando eu verificar que tudo está perdido, que Itaoca não vale mais nada de nada de nada, então arrumo a trouxa e boto-me fora daqui.

Um dia aconteceu a grande novidade: a nomeação de João Teodoro para delegado. Nosso homem recebeu a notícia como se fosse uma porretada no crânio. Delegado, ele! Ele que não era nada, nunca fora nada, não queria ser nada, não se julgava capaz de nada...

Ser delegado numa cidadinha daquelas é coisa seríssima Ser delegado numa cidadinha daquelas é coisa seríssima. Não há cargo mais importante. É o homem que prende os outros, que solta, que manda dar sovas, que vai à capital falar com o governo. Uma coisa colossal ser delegado - e estava ele, João Teodoro, de-le-ga-do de Itaoca! ...

João Teodoro caiu em meditação profunda João Teodoro caiu em meditação profunda. Passou a noite em claro, pensando e arrumando as malas. Pela madrugada botou-as num burro, montou num cavalo magro e partiu.

- Que é isso, João? Para onde se atira tão cedo, assim de armas e bagagens? - Vou-me embora, respondeu o retirante. Verifiquei que Itaoca chegou mesmo ao fim. - Mas , como? Agora que você está delegado? - Justamente por isso. Terra em que João Teodoro chega a delegado, eu não moro. Adeus. E sumiu.

AUGUSTO DOS ANJOS Escreveu e publicou apenas uma obra, Eu (1911) Seus poemas são considerados à frente de seu tempo. Seus versos utilizam-se de palavras de baixo calão, termos científicos e, portanto, antipoéticos para a época. Em um mesmo plano poético encontramos heranças parnasiana, simbolista, realista e naturalista – poema eclético. Precursor do Expressionismo no Brasil.