Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ERA DE NAPOLEÃO Capítulo 7.
Advertisements

França antes da Revolução
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA.
PERÍODO NAPOLEÔNICO Antecedentes - 14/7/1789: Queda da Bastilha
Revisão de História Geral
Revolução Francesa.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
Revolução Francesa Prof° Davi Ruschel.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O FIM DO IMPÉRIO NAPOLEÔNICO.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Revolução Francesa Antigo Regime
Revolução Francesa Copie esse esquema...No caderno!!! Agora...
Professor Bruno Barreira
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
Pinturas e Direitos Reservados AVERYANON ALEXANDER
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
Professor Bruno Barreira
A França às vésperas da revolução
Era Napoleônica.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
HISTÓRIA 1 AULA 25 PROF. FERNANDO GONDIM
A Era Napoleônica( ) Napoleão nasceu na Córsega em 1769
Revolução Francesa.
NAPOLEÃO BONAPARTE.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
A Era Napoleônica.
PERÍODO NAPOLEÔNICO.
~ le Napoleão Bonaparte ~
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: séc XVIII
Conceitos Históricos: Revolucao, Idade Contemporânea, burguesia.
No período do Diretório (3ª fase da Revolução), a alta burguesia optou por centralizar o poder nas mãos de uma única pessoa, Napoleão Bonaparte.
Revolução francesa: o fim da Idade Moderna
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
Revolução Francesa.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
CAPÍTULOS 1 E 2 2º ANO PROF. FERNANDO GONDIM
Napoleão Bonaparte.
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Golpe do 18 brumário O Golpe do 18 Brumário (1799) que instituiu o Consulado, significou um freio nos ideais populares da revolução francesa. A alta burguesia,
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Revolução francesa
A Era Napoleônica ( ).
O que pretendia Napoleão Bonaparte?
2º ano - História - Ruy.
Revolução Francesa.
ERA NAPOLEÔNICA (1799 – 1815). A Era Napoleônica expandiu os ideais ilustrados pela Europa e impediu a restauração das tradicionais fronteiras e monarquias.
REVOLUÇAO FRANCESA
A ERA NAPOLEÔNICA.
Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.
Racionalismo Ideologia a ser seguida, como forma de contestar o Antigo Regime. Características Anti-Absolutismo Anti-Mercantilismo Anti-Clericalismo Poder.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
Transcrição da apresentação:

Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799

Histórico A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política) ou condenados à guilhotina.

Histórico A sociedade francesa era formada por: - Clero - Nobreza - Terceiro Estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) O estopim deu-se quando o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI.

Histórico O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha, em 14/07/1789, marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa. Em agosto de 1789, a Assembléia Constituinte cancelou os direitos feudais e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

Histórico Após a revolução, o Terceiro Estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas: - Girondinos Representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política - Jacobinos Representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Radicais, defendiam profundas mudanças na sociedade

Histórico Fase do Terror Em 1792, os radicais assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas, recebem ordens dos líderes para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes da nobreza e outros franceses de oposição foram condenados a morte neste período. A violência e a radicalização política são as marcas desta época.

Histórico Em 1795, os Girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês na França. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general francês Napoleão Bonaparte é colocado no poder com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês.

Queda da Bastilha Rei Luis XVI

Nascido em Córsega, Itália, no ano de 1769. Tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos. A Revolução Francesa foi a oportunidade para alcançar seu objetivo maior: tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria. -Foi exemplo e herói por seus soldados e por grande parte do povo francês. 1804, tornou-se imperador. Com total poder nas mãos, formulou uma nova forma de governo e novas leis. Visando atingir e derrotar os ingleses, ordenou o Bloqueio Continental que tinha por objetivo proibir o comércio com a Grã-Bretanha. -1812, atacou a Rússia, porém este foi um fracasso. Derrotado, Napoleão busca exílio na ilha de Elba. Fugiu em 1815, retornando à França com seu exército e iniciando o governo de Cem Dias. -Após ser derrotado novamente pelos ingleses na Batalha de Waterloo é enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, local onde morreu em 5 de maio de 1821. Napoleão Bonaparte