A FUNÇÃO DO CULTO A DEUS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em coro aqui as crianças
Advertisements

Oração Eucarística II Na verdade, ó Pai, Vós sois Santo.
Oração Eucarística VI-C
Oração Eucarística VI - B
Elementos Gerais da Liturgia
Objectos Litúrgicos.
A EUCARISTIA O MISTÉRIO DA FÉ O MAIOR DOS MILAGRES.
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
MISSA.
1 - O ESPAÇO SAGRADO 2 - O TEMPO SAGRADO PARA ISRAEL ( AT ): Sábado
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Blog “Material de Catequese”
O ANO LITÚRGICO..
Cores Litúrgicas; Ano Litúrgico;
EUCARISTIA (1ª PARTE).
Vestes Litúrgicas.
Eucaristia, mistério de fé e amor
Domingo, o Coração fala ao coração
Culto à Virgem Maria.
Tema: A Quaresma.
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
C O R E S L I T Ú R G I C A S.
Primeiro Tempo do Ano Litúrgico
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia
Liturgia – 2011.
 Existem 3 ajudas: Ajuda do Catecismo Ajuda do Telemóvel Ajuda do Catequista  Cada equipa pode utilizar as três ajudas % CRISTÃO.
Agrupamento Escuteiros Bobadela
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Ao longo do Ano a Igreja celebra a Vida de Jesus.
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
DOMINGO DE PENTECOSTES
Paróquia de São Cosme Gondomar ACESSÓRIOS DE CULTO PARTE 2 27/12/2006.
UM NOVO TEMPO.
Olhando para o Céu Ascensão.
DESCUBRA A NOVA VIDA EM CRISTO
O Ano Litúrgico Jamil Cury Sawaya.
CATEQUESE COM ADULTO.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Quinta-feira / cor verde
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Branco: simboliza a divindade, luz, glória, alegria e vitória. É usada para celebrar a obra redentora de Cristo (Natal, Epifania, Batismo do Senhor, Transfiguração,
Rev. Stephen Bryant Junta Geral de Discipulado da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos.
Tempo Pascal. Os 50 dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes, É o tempo da alegria e da exultação, um só dia de festa, "um grande.
Transcrição da apresentação:

A FUNÇÃO DO CULTO A DEUS: Liturgia e Cores Litúrgicas A FUNÇÃO DO CULTO A DEUS: Todos nós precisamos entender que render culto a Deus é a função mais importante exercida pela igreja. Assim como o ser humano foi criado para glorificar a Deus, da mesma forma Deus criou a igreja com o fim principal de adorá-lo com grato amor e servi-lo em alegria. O CULTO CONSCIENTE

Liturgia e Cores Litúrgicas IDENTIDADE CONSCIENTE NA EXPRESSÃO LITÚRGICA Quando a igreja se reúne para oferecer culto a Deus, ela toma consciência de si mesma, de quem ela é e a quem ela pertence. Segundo as Escrituras Sagradas, a consciência da Igreja de Jesus Cristo deve ser assim: 1. A igreja é uma COMUNIDADE BATIZADA (Mateus 28:19); 2. A igreja se apresenta como NOIVA DE CRISTO – Expectativa do encontro com Cristo (Apocalipse 21); 3. A igreja é uma COMUNIDADE UNIDA PELO ESPÍRITO SANTO (I Coríntios 12:12-31); 4. A igreja é uma COMUNIDADE DIACONAL (Atos 6:3); 5. A igreja é uma COMUNIDADE MISSIONÁRIA (Mateus 28:19).

Liturgia e Cores Litúrgicas Ordem do Culto Cristão 1. REUNIMO-NOS EM NOME DE DEUS Preparo e Adoração 2. ACOLHEMOS A PALAVRA DE DEUS Ouvimos a voz de Deus 3. RENDEMOS GRAÇAS A DEUS Agradecemos pelo sacrifício e ressurreição de Jesus 4. SOMOS ENVIADOS EM NOME DE DEUS Saímos para fazer discípulos

Liturgia e Cores Litúrgicas As cores litúrgicas são: preto, branco, roxo, vermelho e verde. O uso das cores não tem efeito meramente decorativo, muito pelo contrário, elas devem ensinar a igreja a adorar a Deus de maneira consciente, tendo como pano de fundo o calendário cristão. As cores podem ser usadas nas estolas pastorais, na mesa do Senhor, no púlpito, no coral e nos arranjos florais.

Liturgia e Cores Litúrgicas O Branco: O branco simboliza pureza, luz, glória, vitória e divindade. É próprio para dias e períodos que celebram Jesus Cristo, Rei do Universo, e a Trindade – Domingo da Páscoa e Ressurreição do Senhor, A ascensão do Senhor 21 de maio, Domingo da Trindade 7 de julho. O Preto: O preto denota a morte apropriado para a Sexta-feira da Paixão e ofícios fúnebres.

Predestinação Cores Litúrgicas O Roxo: O roxo representa realeza, arrependimento e sofrimento. É usado no período da quaresma – momentos que antecedem a Páscoa e no Advento – período que antecede o Natal. O Verde: O verde, cor da natureza significa vida, crescimento e esperança. Por isso é usado no tempo comum.

Predestinação Cores Litúrgicas O Vermelho: O vermelho evoca o fogo do Espírito Santo e o sangue dos mártires. É a cor das celebrações do Espírito e da Igreja, Pentecostes e “31 de Julho”. Incluem-se aniversários de igrejas locais, ordenações de pastores, presbíteros e diáconos, formaturas de Seminários e cultos por ocasião de reuniões de Presbitério, Sínodo e Assembléia Geral.