PowerPoint – Aula 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Considerações sobre os benefícios do Auxílio-doença e Auxílio-acidente em decorrência do Acidente de Trabalho.
Advertisements

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL 12
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 20
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕSES Interação do conceito: – o legado é uma deixa testamentária dentro do acervo transmitido pelo autor da.
ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO GENERALIDADES São cláusulas que se acrescentam ao negócio jurídico com objetivo de modificar um ou algumas de.
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 1
DIREITO EMPRESARIAL.
DIREITO PENAL I.
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 17
Procedimento da Ação de Dissídio Coletivo
Tratado de Cooperação em Matéria de Patente Patent Cooperation Treaty
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 16
RISCOS OCUPACIONAIS.
Direito Coletivo do Trabalho
01 A CRIANÇA, TODA A CRIANÇA, SEJA DE QUE RAÇA FOR,
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 9
INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL
Ciência e Política e Teoria do Estado
INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL
REFERÊNCIAS ANTUNES, Paulo Bessa. Direito Ambiental. 2ed. Amplamente Reformulado. 14ª ed., Rio de Janeiro: Atlas, Amaral, Diogo.
INDÚSTRIA CULTURAL.
O que leva os consumidores à inadimplência?
20 de Novembro – Dia Mundial dos Direitos da Criança
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA
INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 15
TRABALHO E SEGURIDADE.
NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Direito das Empresas.
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 3
JURISDIÇÃO 1 – A FUNÇÃO DO ESTADO E A FUNÇÃO JURISDICIONAL: 1.1 – TRIPARTIÇÃO DOS PODERS 1.2 – DIFERENÇAS ENTRE AS FUNÇÕES: LEGISLATIVA, ADMINISTRATIVA.
As Máscaras da Democracia:
INSTITUIÇÕES DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 23
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 5
Características Principais:
A nova Cidadania.
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL 8
DIREITO PENAL I. Direito Penal: mais gravosa forma de intervenção estatal – (retiram-se vida, liberdade e patrimônio). Norma: modelo abstrato de comportamento.
DIREITO CIVIL PARTE 6 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL.
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 14
A SOCIAL-DEMOCRACIA.
TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL 14
Ciência Política e Teoria do Estado
A vida noturna é agitadíssima, com lugares super modernos
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
5.8 – Direito Civil – Das Obrigações
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 4
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 06 – PATENTES (USUÁRIO ANTERIOR, NULIDADES E EXTINÇÃO)
Para que são? Para brincar? Comer? Jogar?
ANISTIA FISCAL.
INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL
SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DA QUALIDADE DE VIDA ESTUDO COMPARADO ENTRE CIDADES DO BRASIL, CHILE E.
DIREITO PENAL I.
BICAMERALISMO.
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO. É O DIREITO CONSTITUCIONAL QUE TORNA POSSÍVEL OS CIDADÃOS BRASILEIROS APRESENTAREM PROJETOS DE LEI. INCICIATIVA POPULAR.
Teoria Geral do Direito
Brasil Colonial: Processo de Independência
CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS
2. As democracias antigas e seu espírito
TRATADO DE KYOTO.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
Das 500 maiores corporações do mundo em valor, 48% são americanas, 30% são européias e 10% são japonesas. Não há sequer uma latino-americana ou africana.
Brasil Império.
DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 25
DIREITO CIVIL PARTE 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL
CONSTITUCIONALISMO ASPECTOS HISTÓRICOS.
PODER EXECUTIVO.
Transcrição da apresentação:

PowerPoint – Aula 1

Visão geral Saiba o que é necessário para fazer uma apresentação do Microsoft PowerPoint® de forma rápida e fácil.

Visão geral Objetivos Após concluir este curso você poderá: Colocar texto e imagens nos slides. Navegar pela janela do PowerPoint. Aplicar um modelo de design. Organizar o conteúdo do slide usando layouts. Imprimir folhetos e anotações. Preparar-se para apresentar.

Visão geral Pediram para que fizesse uma apresentação usando o PowerPoint, mas você não tem a menor idéia de como começar. Obtenha todas as habilidades necessárias para realizar o trabalho. Temos como meta ensinar as noções básicas — como colocar o conteúdo nos slides e preparar-se para a apresentação. Os recursos mais avançados serão abordados posteriormente. Para ver todo o conteúdo do curso, leia as metas e o resto desta página. Em seguida, arregace as mangas e continue a leitura.

Slides, texto e anotações Ele aparece bem no meio da janela do PowerPoint: um slide grande e em branco. "Clique para adicionar um título", eis o texto na tela. Parece fácil, mas, para quem nunca fez isso antes, uma tela em branco poderá ser incrivelmente assustadora. No entanto, você tem que começar em algum lugar. Nesta lição, familiarize-se com os seguintes recursos: digitar em slides, organizar texto, adicionar novos slides e navegar na janela do PowerPoint. Em seguida, veja como preparar anotações que serão consultadas durante a apresentação. Para iniciar a carreira de especialista em PowerPoint, continue a leitura. Não deixe que o slide em branco o assuste. Logo você se sentirá à vontade para preenchê-lo.

Trabalhar na área do slide A primeira janela aberta no PowerPoint tem um grande espaço de trabalho no meio, com áreas menores ao redor. Esse espaço no meio é a área do slide, oficialmente chamada de painel de slides. Ao trabalhar nesse espaço, você digita texto diretamente no slide. A área na qual digita é uma caixa com uma borda tracejada, chamada de espaço reservado. Todo o texto digitado em um slide fica em uma caixa como essa. A maioria dos slides inclui um ou mais espaços reservados para títulos, corpo de texto, como listas ou parágrafos normais, e outros conteúdos, como imagens ou gráficos. No painel de slides, digite o texto diretamente no slide, no espaço reservado. À esquerda, há uma versão em miniatura do slide no qual está trabalhando. Essa área é a guia Slides e você pode clicar nas miniaturas lá exibidas para navegar entre os slides. O painel de anotações. Digite as anotações que usará durante a apresentação. Você pode arrastar as bordas do painel para aumentar a área de anotações.

Adicionar novos slides Quando o PowerPoint abre, há apenas um slide na apresentação. Cabe a você adicionar os outros. Adicione-os um por vez ou todos de uma vez, como preferir. Há várias maneiras de inserir um novo slide. Você verá todas elas na sessão prática. Por enquanto, veja aqui dois métodos rápidos de adição de um slide. Na guia Slides no lado esquerdo da janela: Clique na miniatura do slide após o qual o novo slide deve ser inserido e pressione ENTER. Ou: Clique com o botão direito do mouse na miniatura do slide após o qual o novo slide deve ser inserido e clique em Novo Slide no menu de atalho. Use a guia Slides, a área à esquerda da miniatura do slide, para adicionar novos slides. Clique com o botão direito do mouse na miniatura do slide após o qual o novo slide será inserido e... …clique em Novo Slide no menu de atalho.

Digitar texto A imagem mostra texto digitado em um espaço reservado para corpo de texto (em comparação com um título). Geralmente, esse espaço reservado tem cinco níveis de recuo de texto disponíveis, cada um com seu próprio estilo de marcador e tamanho com redução gradual. Dificilmente você precisará de tantos recuos, mas o PowerPoint os oferece. Se não desejar uma lista com marcadores, selecione o espaço reservado clicando em sua borda. Em seguida, clique no botão Marcadores . Outros botões da barra de ferramentas Formatação, como o botão Centralizar , são úteis no posicionamento do texto. Os botões de recuo, como Diminuir Recuo , ajudam a posicionar o texto no nível correto de recuo. Você também pode usar os métodos do teclado. Ajuste automático do texto    Se você digitar mais texto do que comporta o espaço reservado, o PowerPoint reduzirá o seu tamanho para que caiba. Se preferir, você poderá desativar esse comportamento. Digite texto, como listas, em um espaço reservado para corpo de texto. Normalmente, o espaço reservado para corpo de texto fica abaixo de um título. A sua formatação padrão é uma lista com marcadores. No final de um parágrafo, pressione ENTER e, em seguida, TAB para obter um próximo nível de recuo abaixo.

Navegar entre slides Quando tiver vários slides na apresentação, você precisará mover-se entre eles para adicionar conteúdo. Veja aqui três maneiras práticas de movimentação pelos slides: Clique na miniatura do slide na guia Slides para exibi-lo. Ou: Ao lado do slide, na parte inferior da barra de rolagem à direita, clique no botão Slide Anterior ou Próximo Slide. Ou: Pressione a tecla PAGE UP ou PAGE DOWN. Maneiras de navegar: Clique na miniatura do slide… …para exibi-lo ou… clique no botão Slide Anterior ou Próximo Slide.

Criar anotações na apresentação Ao inserir texto nos slides, digite as anotações do orador (se desejar) no painel de anotações, abaixo do slide. Quando a imagem for mostrada, amplie o painel de anotações para facilitar o trabalho nele. As anotações são salvas no modo de anotações e podem ser impressas antes da apresentação. Você verá como exibir e editar as anotações na sessão prática. Sugestão    Use anotações para esmiuçar ou elaborar os pontos do slide. Com elas, você evita sobrecarregar o slide, e o público, com texto. Aviso e dica    Se as anotações excederem o espaço do modo de anotações, elas serão cortadas quando impressas. Para evitar isso, você pode: Alterar o layout do modo de anotações. Ou: Enviar a apresentação ao Microsoft Word antes de imprimir. O processo de criar anotações. Painel de anotações no modo normal. Arraste a barra de divisão para cima para ampliar o painel de anotações e digite o texto da anotação. O layout das anotações no modo de anotações ou quando são impressas.

PowerPoint – Aula 1 Treinamento Microsoft Editado por Vanessa Barros

REFERÊNCIAS ANTUNES, Paulo Bessa. Direito Ambiental. 2ed. Amplamente Reformulado. 14ª ed., Rio de Janeiro: Atlas, 2012. Amaral, Diogo Freitas, Ciência Política, vol I ,Coimbra,1990  AQUINO, Rubim Santos Leão de . et al. História das Sociedades Americanas. 7 ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução á Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993. ARRUDA, José Jobson de A. e PILETTI, Nelson. Toda a História. 4 ed. São Paulo: Ática, 1996. ASCENSÃO, José de Oliveira. Breves Observações ao Projeto de Substitutivo da Lei de Direitos Autorais. Direito da Internet e da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2002. BRANCO JR., Sérgio Vieira. Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias. Ed. Lúmen Júris, 2007. BUZZI, Arcângelo. Introdução ao Pensar. Petrópolis; ed. Vozes, 1997. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. V. 2, Parte Especial. 10. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. CERQUEIRA, João da Gama. “Tratado da Propriedade Industrial”, vol. II, parte II. Revista Forense: Rio de Janeiro, 1952. CHAUÍ, Marilena. Convite á Filosofia. São Paulo,10ª. Ed.,Ática,1998. COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2002. CRETELLA JÚNIOR, José. Curso de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 2003. DEON SETTE, MARLI T. Direito ambiental. Coordenadores: Marcelo Magalhães Peixoto e Sérgio Augusto Zampol DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1998, v. 3. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2005. COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2002, v. 1, 2 e 3.

REFERÊNCIAS FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito: técnica, decisão, dominação. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 13ª ed., rev., atual. E compl. – São Paulo :Saraiva, 2012. FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de direito penal: especial. 11. ed. atual. por Fernando Fragoso. Rio de Janeiro : Forense, 2005. GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, vol I: Parte Geral. São Paulo: Saraiva, 2007 GAGLIANO, Plablo Stolze & PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil, v. 1 - 5 ed. São Paulo: Saraiva. 2004. GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. 8. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: FU, 2004. JESUS, Damásio E. de. Direito Penal – V. 2 – Parte Especial dos Crimes Contra a Pessoa a dos Crimes Contra o Patrimônio. 30 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. LAKATOS,  Eva Maria. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 1997 LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas, 1999 MARQUES, Claudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais.4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: RT, 2004. MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. Manual de direito e processo do trabalho. 18.ed. São Paulo: Saraiva, 2009. MARTINS, Sérgio Pinto.Direito do Trabalho. 25.ed. São Paulo: Atlas, 2009. MARTINS, Carlos Benedito.  O que é Sociologia.  Rio de Janeiro: Zahar, 1988 MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. São Paulo: RT, 2001. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 1996. MIRABETE, Julio Fabbrini. Processo penal. 18. ed. – São Paulo: Editora Atlas, 2006.

REFERÊNCIAS MORAES, de Alexandre. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2004. PEIXINHO, Manoel Messias. Os princípios da Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2001. Piçarra, Nuno, A separação dos poderes como doutrina e princípio constitucional: um contributo para o estudo das suas origens e evolução, Coimbra, Coimbra Editora, 1989  NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de processo penal e execução penal. 3. ed. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de direito civil, v.1. Rio de Janeiro: Forense. 2004. POLETTI, Ronaldo. Introdução ao Direito. 4. ed., São Paulo: Saraiva, 2010.. PRADO, Luiz Regis. Curso de direito penal brasileiro. 11. ed. São Paulo : RT, 2007, v. 2. REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27.ed São Paulo: Saraiva, 2006. REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 1977, v. 1 e 2. RUSSOMANO, Mozart Victor. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica . Itajai: EdUnivali, 2002 VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil (Parte Geral), v.1 – 3 ed. São Paulo: Atlas. 2003. ATENÇÃO Parte deste material foi coletado na internet e não foi possível identificar a autoria. Este material se destina para fins de estudo e não se encontra completamente atualizado.

FIM _________________Obrigado pela atenção!! Acimarney C. S. Freitas – Advogado – OAB-BA Nº 30.553 Professor de Direito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – campus de Vitória da Conquista Diretor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – campus de Brumado. Bacharel em Teologia Especialista em Direito Educacional - FTC Especialista em Educação Profissional e de Jovens e Adultos - IFBA Mestrando em Filosofia - UFSC Email: acimarney@gmail.com Facebook: Ney Maximus