Escola Secundária de Aguas Santas História e Geografia de Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Implantação da República
Advertisements

Crise económica em Portugal ( )
História e Geografia de Portugal 6.º Ano
I GUERRA MUNDIAL
1914 – 1918.
História e Geografia de Portugal
O Regicídio e o Fim da Monarquia
A República faz 100 anos.
A Revolução Liberal de 1820.
DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Implantação da República
Implantação da República Portuguesa
REPÚBLICA VELHA ( ).
5 de Outubro de 1910 As movimentações militares da revolução do 5 de Outubro iniciaram-se no dia 3 de Outubro pelas 3 da madrugada. Foi nessa altura que.
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
1ª Guerra Mundial.
Índice 1- Queda da Monarquia 2- Primeira República
Centenário da República
Escola EB 2,3 Padre Vítor Melícias
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
SOBRE ELE … Manuel José de Arriaga Brum da Silveira. Nasceu em 8 de Julho de 1840, na cidade da Horta, filho de Sebastião de Arriaga e de D. Maria Antónia.
à Instauração da Ditadura Militar
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância
Aula n.º 30 A Revolução Republicana
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
A Revolução Russa.
A QUEDA DA MONARQUIA E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Implantação da República.
No tempo da Monarquia….
Área de Integração Democracia e cidadania
Implantação da República Portuguesa
O fim da monarquia E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano) - I
A Era Napoleônica.
Aula n. º ª República Educação Trabalho 1
Da queda da monarquia à formação da URSS.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
O 5 de Outubro e a Queda da Monarquia
História e geografia de Portugal
PORTUGAL: DA 1ºREPÚLICA À DITADURA MILITAR
A Queda da 1ª República Instabilidade Política Instabilidade Económica Participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial Golpe Militar a 28 de Maio de 1926.
O ESTADO NOVO.
5 de Outubro de 1910 Implantação da República.
Getúlio Vargas.
Implantação da República
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
O 5 de Outubro de 1910.
Revolução Inglesa Morte ao Rei.
A Implantação da República
Revolução Liberal (1830) Primavera dos Povos (1848)
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
III Dinastia Dinastia Castelhana ou Filipina
A Era Napoleônica ( ).
Razões da crise monárquica
Implantação da República
Revisão P3 História pontos importantes!
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
da 1.a República à ditadura militar
A acção da primeira República
Revolução Francesa.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O ESTADO NOVO História e Geografia de Portugal 6.º Ano.
Rússia e Europa Oriental
A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.
História e Geografia de Portugal 6.º Ano
IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária de Aguas Santas História e Geografia de Portugal Trabalho realizado por: Sara Teixeira 6ºL Nº 21 Professora: Ana Marcia

Índice Introdução A Queda da Monarquia Razões da queda da Monarquia: A Monarquia e a Republica Diferenças entre uma e outra O Mapa Cor-de-rosa O Últimato Inglês A Revolta de 31 de Janeiro de 1891 O Regicídio O ultimo rei de Portugal O 5 de Outubro de 1910 Proclamação da República Medidas tomadas pelo governo provisório( Teófilo Braga): A Constituição e o 1º Presidente da Republica A Constituição de 1911 O Analfabetismo em Portugal Medidas no Ensino Os Direitos dos Trabalhadores Os Trabalhadores tinham direito a : Os Sindicatos A 1º Guerra Mundial Consequências da Guerra Instabilidade Politica Curiosidades Conclusão Bibliografia

Introdução Eu, Sara Teixeira, escolhi este tema na sequência da matéria que saiu para o teste. Este tema tem muita informação para trabalhar e desenvolver. Espero que todos os que virem este trabalho gostem e aprendam um pouco sobre a matéria, a qual achei muito interessante para desenvolver…

Razões da queda da Monarquia: Apesar do desenvolvimento industrial verificado na 2ª metade do século XIX, grande parte da população portuguesa continuava a trabalhar na agricultura; As fábricas localizavam-se sobretudo nas regiões de Lisboa e Porto; A agitação da população (descontentamento); Os pequenos agricultores e operários viviam com muitas dificuldades, (enquanto que a burguesia enriquecia cada vez mais); Portugal pediu elevados empréstimos a países estrangeiros, tinha grandes dívidas; O rei D. Carlos esteve ausente em Lisboa. Inserire una cartina del paese.

A Monarquia e a Republica Em 1876, formou-se o Partido Republicano Português, que propuzeram substituir a Monarquia pela República. Monarquia República O chefe de Estado é o rei. O rei herda o trono. Governa até à morte. O chefe de Estado é o presidente. O presidente é eleito pelos cidadãos, ou, pelos seus representantes. A duração do mandato presidencial é limitada por lei. Inserire una cartina del paese.

O Mapa Cor-de-rosa e o Últimato Inglês Portugal, depois da independência do Brasil, organizou viagens de exploração em África, com o objetivos de dominar as terras compreendidas entre Angola e Moçambique. Em 1886, Portugal apresentou um mapa (mapa cor-de-rosa), onde constavam os territórios a que se julgava com direitos. Para agravar esta situação, a Inglaterra opôs-se à pretensão de Portugal e, em 1890, enviou um últimato, este exigia que os portugueses abandonassem esses territórios, sob pena de declaração de guerra. O rei D. Carlos e o governo aceitaram a exigência britânica, deixando o país numa posição humilhante. Inserire una cartina del paese.

A Revolta de 31 de Janeiro de 1891 Em 31 de Janeiro de 1891 dá-se no Porto, a primeira revolta armada contra a monarquia . Inserire una cartina del paese.

O Regicídio No dia 1 de Fevereiro de 1908, em Lisboa, ocorre o regicídio: são mortos num atentado o rei D. Carlos I e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe. Inserire una cartina del paese.

O último rei de Portugal Depois do regicídio, sobe ao trono D. Manuel II que viria a ser o último rei em Portugal. Inserire una cartina del paese.

O 5 de Outubro de 1910 A 4 de Outubro de 1910, em Lisboa, deu-se a revolução republicana. Partiu de pequenos grupos de conspiradores a que a população aderiu.   O exército monárquico não se conseguiu organizar e os revoltosos venceram. Inserire una cartina del paese. Na manhã de 5 de Outubro de 1910, dirigentes do Partido Republicano, na varanda do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, proclamaram a implantação da República em Portugal.

Proclamação da República Após a proclamação da República, foi criado um governo provisório, este chamava-se Teófilo Braga. Inserire una cartina del paese.

Medidas tomadas pelo governo provisório( Teófilo Braga): Criou uma nova bandeira; O hino nacional passou a ser A Portuguesa; A moeda passou a ser o escudo em vez do real; Estabeleceu-se a igualdade entre filhos legítimos e ilegítimos.   Inserire una cartina del paese.

A Constituição e o 1º Presidente da República    O governo provisório organizou eleições para formar a Assembleia Constituinte, a qual organizou a nova constituição. A Constituição Republicana ficou conhecida como a Constituição de 1911 pois foi aprovada a 19 de Agosto desse ano. Manuel de Arriaga foi o 1º Presidente da República eleito pelo povo. Inserire una cartina del paese.

A Constituição de 1911 A Constituição republicana: Todos são iguais perante a lei; A expressão do pensamento é livre; Separação dos poderes: legislativo, executivo e judicial. Inserire una cartina del paese.

O Analfabetismo em Portugal Em 1911, 70% população portuguesa era analfabeta. Portugal precisava de trabalhadores, capazes de acompanhar a evolução das técnicas.   Inserire una cartina del paese.

Medidas no Ensino Criaram o ensino infantil para crianças dos 4 aos 7 anos; Tornaram o ensino primário obrigatório e gratuito para as crianças entre os 7 e os 10 anos; Criaram novas escolas do ensino primário e técnico (escolas agrícolas, comerciais e industriais); Fundaram "escolas normais" destinadas a formar professores primários; Criaram Institutos Superiores de ensino técnico; Criaram as Universidades de Lisboa e Porto e reformaram a de Coimbra.   Inserire una cartina del paese.

Os Direitos dos Trabalhadores Os Trabalhadores tinham direito a :   Direito à greve; Direito a 8 horas de trabalho diário; A um dia de descanso semanal; Criação de um seguro obrigatório para a doença, velhice e acidentes de trabalho.   Inserire una cartina del paese.

Os Sindicatos Em 1914, os sindicatos, era uma associação de Defesa dos interesses dos trabalhadores, fundamentalmente perante patrões. Estes uniram-se e surgiu a União Operária Nacional, mais tarde (1919) Confederação Geral do Trabalho. A mobilização dos trabalhadores para as greves era grande; algumas estendiam-se a todo o país - greves gerais.     Inserire una cartina del paese.

A 1º Guerra Mundial Entre 1914 e 1918 deu-se uma Grande Guerra na Europa. De um lado estava a Inglaterra e do outro a Alemanha. Lutavam entre si pelo domínio de territórios fora da Europa (nomeadamente em África). Em 1916 Portugal tornou-se aliado da Inglaterra, prendendo os barcos alemães que na altura se refugiavam no nosso país. A Alemanha declarou guerra a Portugal e as nossas tropas partiram para a França e para Angola e Moçambique, onde os alemães nos atacavam.     Inserire una cartina del paese.

Consequências da Guerra Em 1918, a guerra terminou com a derrota da Alemanha e a morte de milhares de portugueses. Os preços dos produtos subiram enquanto que os salários não acompanhavam essa subida; A guerra aumentou as despesas do Estado e a divida externa, pedindo cada vez mais empréstimos ao estrangeiro. Portugal viu-se obrigado a aumentar os impostos; Eram frequentes as greves, as revoltas, os assaltos aos armazéns de alimentos e os atentados à bomba.     Inserire una cartina del paese.

Instabilidade Politica     Os governos iam caindo uns atrás dos outros, porque não apresentavam soluções para a crise e os deputados dos diferentes partidos políticos não se entendiam. Entre 1910 e 1926 Portugal teve 9 Presidentes da Republica e 45 Governos. Em 28 de Maio de 1926, uma ação militar chefiada pelo General Gomes da Costa pôs fim à 1ª República. Inserire una cartina del paese.

Curiosidades Sabiam que nos os portugueses tivemos, oito presidentes da republica e quarenta e cinco governos, por isso é que Portugal viveu um período de crise social e económica e a população estava descontente.

Conclusão Eu ao desenvolver este trabalho aprendi mais coisas sobre este tema. Adorei trabalha-lo espero que tenham ficado a saber mais alguma coisa.

Bibliografia Manuais de Historia e Geografia de Portugal 6º ano; Blog: www.estudamais.webnode.com; Outros sites da internet.