ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
Advertisements

Processos de Eletrização
Processos de Eletrização
Princípios de Eletrostática e Eletrização de Corpos
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Carga Elétrica e Campo Elétrico
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
ELETROSTÁTICA COLÉGIO – MV Profª Adriana.
ELETROSTÁTICA parte 1.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
ELETRICIDADE.
Eletrostática. Professor:Antenor
Eletrostática: carga elétrica
O que você deve saber sobre
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ELETRICIDADE (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Modelo Atômico: Física – capítulo 09 Elétrons em Movimento
Processos de eletrização
Eletrostática Eletricidade.
Prof. Diones Charles Física II
ELETRIZAÇÃO POR CONTATO ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Eletrizando corpos Prof.: Joni.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
Física Eletrostática – Processos de Eletrização Ilan Rodrigues.
Eletricidade.
Eletricidade Tudo depende do eletron.
Parte A - Eletrostática
Eletrostática Eletricidade.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Carga elétrica O modelo molecular para a matéria entende que esta é constituída de pequenas partículas, os átomos, que por sua vez, são constituídos.
Eletrização – Exercícios
ELETROSTÁTICA O modelo atômico simplificado consta de o núcleo atômico contendo prótons, nêutrons e uma eletrosfera. 1 - O núcleo possui dimensões.
ELETROSTÁTICA.
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
Eletricidade.
Processos de eletrização
Eletrostática.
Carga Elétrica Processos de Eletrização Lei de Coulomb
PRINCÍPIOS EM ELETROSTÁTICA
Professor Murilo Ramos
Professor Murilo Ramos
Eletrização e força elétrica
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Prof. Marcos G Degenhardt
Carga Elétrica e Corrente Elétrica
Eletricidade 1. Eletrostática.
Eletrostática – Lei de Coulomb
POR ATRITO, POR CONTATO E POR INDUÇÃO.
Eletromagnetismo – Aula 2
Professor Fabio Teixeira
Eletrostática Eletricidade.
Eletricidade e Magnetismo
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
ELETROSTÁTICA.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Frente B: Eletricidade
Disciplina: Física III Prof a.: Drd. Mariana de F. G. Diniz.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE

1 - CONCEITO DE CARGA ELÉTRICA Carga elétrica é o nome que se dá a certas propriedades apresentadas por um corpo ou uma partícula. Quando dizemos que dois corpos apresentam cargas de sinais contrários, estamos dizendo que , nas mesmas condições, apresentam propriedades contrárias. A A A A A A A A A A A e B, nas mesmas condições, apresentaram propriedades contrárias. A e B apresentam cargas de sinais contrários. B B B B B B B B

Um átomo é constituído de prótons, elétrons e neutrons Um átomo é constituído de prótons, elétrons e neutrons. Os prótons e neutros constituem o núcleo atômico. Os elétrons giram em torno do núcleo: Colocar um avi sobre átomos que existe na minha pasta. Os prótons e elétrons apresentam cargas de sinais contrários e o neutron não possui carga. Convencionou-se que o próton apresenta carga positiva e o elétron apresenta carga negativa. Essas cargas apresentam o mesmo valor. Como num átomo, em estado normal, o número de elétrons é igual ao número de neutrons, o átomo em estado normal não manifesta propriedades elétricas. Ele é neutro. A menor quantidade de carga que existe na natureza é chamada de carga elementar(e) e tem um módulo igual à carga do próton ou do elétron: e = 1,6 x 10-19 C , onde a unidade de medida C é o Coulomb

- - - - - 2 - PRINCÍPIOS DA ELETROSTÁTICA: A) Princípio da atração-repulsão: Cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais contrários se atraem: F + F + F + F + F + - F + F - F + - F + - F + + -

QA + QB = Q’A + Q’B S Q ANTES = S Q DEPOIS Q’A Q’B Q’A Q’B Q’A Q’B Q’A B) Princípio da Conservação de Carga Elétrica: Num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas elétricas é constante. Chamemos de Q a quantidade de um corpo: QA QB QA QB QA QB QA QB QA QB TROCA DE CARGAS Q’A Q’B Q’A Q’B Q’A Q’B Q’A Q’B Q’A Q’B QA + QB = Q’A + Q’B S Q ANTES = S Q DEPOIS

- + 3 - ELETRIZAÇÀO POR ATRITO Quando dois corpos neutros, de materiais diferentes, são atritados, ocorre uma transferência de elétrons de um corpo para outro. Um corpo eletriza-se positivamente e o outro negativamente com quantidades de cargas iguais em valores absolutos: ebonite ebonite Fluxo de elétrons lã lã lã lã lã lã lã lã lã lã + ebonite - Ebonite eletrizada negativamente Lã eletrizada positivamente

- - - - - 4 - CONDUTORES E ISOLANTES A ESFERA METÁLICA É REPELIDA PORQUE ADQUIRE CARGA DO MESMO SINAL DO BASTÃO. ebonite - ebonite - ebonite - ebonite - ebonite - METAL O METAL PERMITIU QUE CARGAS CHEGASSEM ATÉ A ESFERA

- - - ebonite ebonite ebonite PLÁSTICO O PLÁSTICO NÀO PERMITIU QUE AS CARGAS CHEGASSEM ATÉ A ESFERA METÁLICA O METAL É CONDUTOR POIS PERMITE A MOVIMENTAÇÀO DE CARGAS ATRAVÉS DELE. O PLÁSTICO É ISOLANTE (OU DIELÉTRICO) POIS NÃO PERMITE A MOVIMENTAÇÀO DE CARGAS ATRAVÉS DELE.

O METAL É UM CONDUTOR POQUE POSSUI ELÉTRONS LIVRES EM SUA ESTRUTURA: Num sólido, quando há movimentação de cargas, a movimentação será de cargas negativas.

{ { { + + + + 5 - ELETRIZAÇÃO POR CONTATO QUANDO UM CONDUTOR ELETRIZADO É COLOCADO EM CONTATO COM UMOUTRO CONDUTOR NEUTRO, NO EQUILÍBRIO OS CONDUTORES APRESENTAM CARGAS DE MESMO SINAL: { ANTES + { CONTATO { DEPOIS + + e e e e e e e + Fluxo de elétrons

{ { { - - - DEPOIS ANTES CONTATO e e e e e e e Fluxo de elétrons No caso particular em que os dois condutores apresentarem o mesmo tamanho e o mesmo formato, após o contato, eles apresentarão também cargas de mesmo valor.

+ + + 6 - ELETRIZAÇÀO POR INDUÇÃO Ao aproximarmos um corpo carregado (indutor) de um condutor neutro (induzido), haverá uma separação de cargas no condutor neutro: + + + + + + + + - + - + - + - + + - + - + - + - Condutor neutro e e + e + + + e Observe que apenas elétrons se movimentam. A extremidade mais próxima do corpo carregado apresentará excesso de elétrons. A extremidade mais afasta do corpo carregado apresentará excesso de prótons. Essa separação de carga é chamada de indução.

Mantendo-se o corpo carrega próximo do condutor neutro, iremos ligar a extremidade mais afastado do condutor neutro à Terra. Ela irá ceder elétrons ao condutor neutro até que essa extremidade se neutralize: e + e + + + e e e e e e e Fio - Terra e e e e e Se afastarmos o corpo carregado, o excesso de cargas negativas irá se espalhar por todo condutor, que agora apresentará um excesso de carga negativa. e e

Na eletrização por indução, sempre o induzido irá se carregar com carga de sinal contrária à do indutor. Se aproximarmos um corpo negativamente carregado de um condutor neutro, no final do processo de indução o condutor neutro estará positivamente carregada. Suponha que um isolante seja constituído de moléculas polares( centro de cargas positivas não coincide com o centro de cargas negativas: + - As moléculas estão distribuídas ao acaso.

Vamos aproximar do isolante um corpo positivamente carregado: + - + - + + + A extremidade mais próxima do corpo ficará negativamente carregada e a mais afastada do corpo carregado, ficará positivamente carregada. Esse fenômeno é chamado de polarização. Devemos notar que a carga total do dielétrico é nula, a polarização faz aparecer cargas de sinais contrários nas extremidades do isolante, semelhante ao que ocorre na indução de um condutor.

+ + + Frepulsão Fatraçào Vamos aproximar um corpo carregado de um condutor neutro: Frepulsão Condutor neutro + + + + + + + + Fatraçào - + - + - + - + + - + - + - + - + + + e e + e e Quanto menor a distância entre cargas, maior o valor da força de interação elétrica. Assim, a força de atração será maior que a de repulsão. UM CONDUTOR NEUTRO É ATRAÍDO POR UMCORPO CARREGADO.

- - + + Fatraçào Frepulsão Vamos aproximar um corpo carregado de um isolante: isolante + - + - Fatraçào + + Frepulsão UM ISOLANTE É ATRAÍDO POR UM CORPO CARREGADO.

7 - ELETROSCÓPIOS. É um dispositivo que nos permite determinar se um corpo está carregado ou não. A) Pêndulo Elétrico: é constituído por uma bolinha de isopor recoberta por papel metálico, suspensa por um fio isolante: Corpo neutro Quando um corpo neutro é aproximado de um pêndulo elétrico, o pêndulo não é atraído.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - e + e + e + e + e + e e e e Quando um corpo carregado for aproximado de um pêndulo elétrico, o pêndulo será atraído

B) Eletroscópio de Folhas: É constituído por uma bola metálica presa a uma haste condutora. Na extremidade desta haste existe duas folhas metálicas que pode se abrir e fechar livremente: Quando um corpo neutro é aproximado de um eletroscópio de folhas, as folhas não se abrem.

e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e Se fosse aproximado um corpo positivamente carregado elétrons das folhas seriam atraídos para a esfera. As folhas iriam se carregar positivamente. Com isso as folhas iriam se repelir e se abririam. e e e e e e e e e e e e e e e e Quando um corpo carregado é aproximado de um eletroscópio de folhas, as folhas se abrem. e e e e

8 - Lei de Coulomb: é a lei que nos permite determinar a força de interação elétrica entre cargas puntuais (corpos carregados de tamanho desprezível) : +Q1 +Q2 d F { Q1 e Q2 = valor das cargas d = distância entre as carga K = constante que depende do meio onde as cargas estão. F = K . Q1 . Q2 d2

No sistema Internacional de unidades , a unidade de carga elétrica é 1 Coulomb (1C) . Uma carga de 1 C corresponde a 6,25 x 1018 elétrons em excesso ( se a carga do corpo for negativa) ou em falta ( se a carga do corpo for positiva). Como a carga de 1C é muito grande, usamos muito submúltiplos do Coulomb: 1 milicoulomb = 1 mC = 10 -3 C 1 microcoulomb = 1mC = 10 -6 C No Sistema Internacional de unidades a força será dada em Newtons e a distância em metros. A constante K terá um valor de 9,0 x 109 N.m2/ C2 para cargas colocadas no ar ou no vácuo.