PRINCÍPIOS EM ELETROSTÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
Advertisements

Processos de Eletrização
Processos de Eletrização
Princípios de Eletrostática e Eletrização de Corpos
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Carga Elétrica e Campo Elétrico
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
ELETROSTÁTICA COLÉGIO – MV Profª Adriana.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Eletrostática. Professor:Antenor
Eletrostática: carga elétrica
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
História da Eletricidade (1ª parte)
ELETRICIDADE (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Modelo Atômico: Física – capítulo 09 Elétrons em Movimento
Processos de eletrização
Eletrostática Eletricidade.
Prof. Diones Charles Física II
ELETRIZAÇÃO POR CONTATO ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Eletrizando corpos Prof.: Joni.
Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
ELETRICIDADE ITAIPU (1).
Física Eletrostática – Processos de Eletrização Ilan Rodrigues.
Eletricidade.
Eletricidade Tudo depende do eletron.
Você consegue explicar a imagem abaixo?
Eletrostática Eletricidade.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Revisão de Eletrostática – Aulas 1 e 2
Eletrização de Corpos Daniel Senna, M. Sc.
Âmbar = elektron em grego.
Eletrização – Exercícios
CARGA ELÉTRICA E LEI DE COULOMB
Aula-1 A carga elétrica e a lei de Coulomb
ELETROSTÁTICA.
Professor: ∆lan Frente 322
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
Eletricidade.
ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE.
Processos de eletrização
Eletrostática.
Física Aula 01 – Eletricidade Prof.: Célio Normando.
Professor Murilo Ramos
Professor Murilo Ramos
Composição da matéria.
Eletrização e força elétrica
CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS
Eletricidade 1. Eletrostática.
POR ATRITO, POR CONTATO E POR INDUÇÃO.
Eletromagnetismo – Aula 2
A Natureza da Eletricidade
Noções básicas e processos de eletrização
Professor Fabio Teixeira
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
Física ELETRICIDADE O gênio e a lâmpada: Thomas Alva Edson ( )
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
ELETROMAGNETISMO ELETROSTÁTICA PROFESSOR :ADENAIR BEZERRA.
Revisão Rápida de Eletricidade Professor: Célio Normando.
Disciplina: Física III Prof a.: Drd. Mariana de F. G. Diniz.
2011/2012FISICA12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS EM ELETROSTÁTICA CARGA ELÉTRICA E PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB César Augusto

Por que estudar... ... permite compreender as bases principais dos fenômenos elétricos; ... leva à compreensão de diversos fenômenos naturais, como raios, e do funcionamento de aparelhos tecnológicos, como para-raios, pilhas e baterias. ... permite consolidar o modelo da estrutura da matéria e seu comportamento elétrico. ... possibilita entender a ocorrência de choques elétricos e como evitá-los.

Primeiras ideias sobre eletricidade: Charles du Fay (1698 – 1739): existência de dois “fluidos elétricos”  eletricidade vítrea (fricção do vidro) e eletricidade resinosa (fricção do âmbar); Benjamin Franklin (1706 – 1790): existência de um único fluido elétrico presente em todos os corpos  excesso de fluído faria com que o material estivesse eletrizado positivamente enquanto sua falta faria o material se eletrizar negativamente.

Noção de Carga Elétrica Modelo Atômico “Simplificado” prof. César Augusto Massa de repouso Carga Elétrica Símbolo Prótons 1,67x10-27kg positiva p+ Nêutrons 1,68x10-27kg nula n0 Elétrons 9,11x10-31kg negativa e- Carga Elétrica “capacidade de acumular eletricidade”.

Carga elétrica elementar (e) É quantidade mínima de eletricidade que um corpo pode adquirir. Ocorre quando este ganha ou perde 1 elétron. Corpo eletricamente neutro np = ne - Corpo eletrizado positivamente np > ne cedeu elétrons Corpo eletrizado negativamente np < ne recebeu elétrons No S.I.: e = 1,6⋅10-19C onde C: coulomb

1C corresponde a 6,25⋅1018 elétrons em excesso (se a carga do corpo for negativa) ou em falta (se a carga do corpo for positiva). Submúltiplos do Coulomb: 1mC = 10-3C (mili) 1μC = 10-6C (micro) 1nC = 10-9C (nano) Eletroscópios São instrumentos que servem para indicar se um corpo está ou não eletrizado. Existem vários tipos de eletroscópio.

Princípios Fundamentais (A) Princípio de Du Fay “Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem; cargas elétricas de sinais opostos se atraem”. (B) Princípio da Quantização da Carga Elétrica “A carga elétrica adquirida é uma quantidade inteira da carga elementar”. Q = n ⋅ e n: número de elétrons ganhos ou perdidos.

ΣQDEPOIS = ΣQANTES (C) Princípio da Conservação da Carga Elétrica “Em um sistema isolado, a quantidade de carga elétrica permanece constante”. Por exemplo, uma reação química, a quantidade de carga elétrica é a mesma antes e após o fenômeno. ΣQDEPOIS = ΣQANTES EXEMPLO UNIFOR/CE – Duas pequenas esferas condutoras e idênticas estão eletrizadas com cargas de 6,0μC e –10μC, respectivamente. Colocando-se as esferas em contato, o número de elétrons que passa de uma esfera para outra vale: (Dado: carga elementar e = 1,6⋅10-19C).

Condutores e Isolantes De forma geral, um material é dito condutor de eletricidade quando o mesmo facilita o movimento dos elétrons no seu interior. Por outro lado, o material se comporta como isolante elétrico (dielétrico) quando ele dificulta o movimento dos elétrons livres no seu interior. Os principais condutores elétricos são os metais (elétrons), as soluções eletrolíticas (íons) e os gases ionizados (íons e os elétrons). Por outro lado, são exemplos de isolantes: borracha, porcelana, madeira seca, plástico, etc.

Fig. 1 (a) - A madeira é um material isolante não há transferência de carga pelo contato da madeira. Fig. 1 (b) - O Metal é um material condutor. Neste caso há transferência de cargas devido metal esferas.