Revisão Av.2 LP 3º trimestre

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Transcrição da apresentação:

Revisão Av.2 LP 3º trimestre Exercícios

C 1- Os elementos mórficos sublinhados estão corretamente classificados nos parênteses, exceto em: a)  aluna (desinência de gênero); b)  estudássemos (desinência modo-temporal); c)  reanimava (desinência número-pessoal); d)  deslealdade (sufixo); e)  agitar (vogal temática).

E 2- Tendo em vista o processo de formação de palavras, não é exemplo de hibridismo: a)  automóvel; b)  sociologia; c)  alcoômetro; d)  burocracia; e)  biblioteca.

C 3-Tendo em vista a estrutura das palavras, o elemento sublinhado está incorretamente classificado nos parênteses em: a) velha (desinência de gênero); b)  legalidade (vogal de ligação); c)  perdeu (tema); d)  organizara (desinência modo-temporal); e) testemunhei (desinência número-pessoal).

E 4- Tendo em vista o processo de formação de palavra, todos os vocábulos abaixo são parassintéticos, exceto: a)  entardecer; b)  despedaçar; c)  emudecer; d)  esfarelar; e)  negociar.

E 5-  É exemplo de palavra formada por derivação parassintética: a)  pernalta; b)  passatempo; c)  pontiagudo; d) vidraceiro; e)  anoitecer.

B 6- Todas as palavras abaixo são formadas por derivação, exceto: a)  esburacar; b)  pontiagudo; c)  rouparia; d)  ilegível; e)  dissílabo.

D 7-  “Achava natural que as gentilezas da esposa chegassem a cativar um homem”. Os elementos constitutivos da forma verbal grifada estão analisados corretamente, exceto: a)  CHEG – radical; b) A – vogal temática; c)  CHEGA – tema; d)  SSE – sufixo formador de verbo; e)  M – desinência número-pessoal.

C 8-O processo de formação de palavras é o mesmo em: a)  desfazer, remexer, a desocupação; b)  dureza, carpinteiro, o trabalho; c)  enterrado, desalmado, entortada; d)  machado, arredondado, estragado; e)  estragar, o olho, o sustento.

B 9- O processo de formação de palavras está indicado corretamente em: a) Barbeado: derivação prefixal e sufixal; b)  Desconexo: derivação prefixal; c)  Enrijecer: derivação sufixal; d)  Passatempo: composição por aglutinação; e)  Pernilongo: composição por justaposição.

A 10- Farejando apresenta em sua estrutura: a) radical farej – vogal temática a – tema fareja – desinência ndo; b) radical far – tema farej – vogal temática e – desinência ndo; c) radical fareja – vogal temática a – sufixo ndo; d) tema farej – radical fareja – sufixo ndo.

E 11- Assinale a alternativa cujos verbos que completam adequadamente as lacunas abaixo. “Logo que forem ________ os relatórios e __________ os problemas, será ______________ a razão das grandes despesas em nossa repartição”. A) lido, resolvido, discutido. B) lidos, resolvidos, discutido. C) lidos, resolvido, discutida. D) lido, resolvidos, discutida. E) lidos, resolvidos, discutida.

D 12- Assinale a alternativa que está de acordo com as regras de concordância da língua padrão. A) Para tornar mais claro as regras do programa de participação nos resultados, os diretores convidaram economistas que pudesse deixar os conteúdos mais compreensíveis para a maioria dos funcionários. B) Muitos jovens não consegue concluírem o ensino médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime. C) Os objetivos desse plano pode ser resumido na seguinte frase: clareza na comunicação e envolvimento dos empregados na definição de metas. D) Um dos problemas é a incerteza em relação ao eixo determinante dos conflitos internacionais, que, na guerra-fria era, sem dúvida, a questão ideológica. E) As ações governamentais, em sua maioria, não visa o bem público, mas valorizar a imagem do governo.

C 13- (FUVEST) Indique a alternativa correta: A) Preferia brincar do que trabalhar. B) Preferia mais brincar a trabalhar. C) Preferia brincar a trabalhar. D) Preferia brincar à trabalhar. E) Preferia mais brincar que trabalhar.

B 14- Assinale a oração correta quanto à regência verbal. A) Os tolos admiram e obedecem os velhacos. B) Agradeci o convite ao anfitrião. C) Quero assistir esse filme. D) Marcela namorou com todos os meninos de sua sala. E) Meu pai custou a chegar ontem à noite.

D 15- Indique a alternativa incorreta quanto à regência do verbo “esquecer”: A) Esqueci a fisionomia dela. B) Esqueci-me da fisionomia dela. C) Esqueceu-se da fisionomia dela. D) Esqueci-me a fisionomia dela.