Proposta de pré-roteiro fotográfico

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Transcrição da apresentação:

Proposta de pré-roteiro fotográfico Oficina de roteiro Navisual Maio - 2009

Biblioteca incentiva a leitura de moradores do Morro da Cruz Grife Morro da Cruz Fotos: Ricardo Alexandre G. Foto: Equipe Luiza Pilau Biblioteca incentiva a leitura de moradores do Morro da Cruz Rafael Dias Borges   

A noite fendida nas entranhas coabita pirilampos A noite fendida nas entranhas coabita pirilampos. Agês e atabaques despertam ofegantes Orixás. Mamãe Oxum joga búzios: brincos de angústia iluminados. Habitam a favela despencados Mitos. Oxalá, braços abertos, abraça os homens em comunhão. No cruzeiro, velas acesas iluminam oferendas: estrelas caídas sobre a encosta. Por entre vielas estreitas, nos olhos das imagens transita a imensidão. SEXTA-FEIRA NO MORRO DA CRUZ Do livro FORÇA CENTRÍFUGA. Porto Alegre: Livr. e Ed. Porto Alegre, 2ª ed., 1979, p. 47:8. http://recantodasletras.uol.com.br/poesias/40825 Joaquim Moncks Publicado no Recanto das Letras em 06/08/2005

Morro da Cruz – Lugar bom de se Morar – Também dentro do Projeto Memória Popular, esta publicação resulta de uma pesquisa realizada no Morro da Cruz, em Porto Alegre. (resgate da história de seus moradores e da preservação de sua memória coletiva, sua organização e conquistas) Código: PUBL/03 imprensa@camp.org.br imprensa@camp.org.br FONSECA, Cláudia. Um morro porto-alegrense. In: BISSON, Carlos Augusto (org). Sobre Porto Alegre. Porto Alegre: editora da Universidade - UFRGS - Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, 1993. KESSLER, Lucenira Luciane. Território vivido: a trajetória de vida de mulheres do Morro da Cruz. Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

Imagem em perspectiva da principal rua que conduz ao topo do Morro. (evidenciar o relevo, propiciar uma idéia de entrada)

2. Uma pessoa a pé subindo, mostrando a inclinação do terreno, com um ônibus subindo.

3. Um cartaz em detalhe, indicando o número da casa (normalmente tem dois números, um para o DMAE, outro para a luz).

Um mercadinho, com seus cartazes, ofertas, produtos oferecidos, um cliente interagindo com o atendente.

Crianças brincando, com uma casa ao fundo.

Uma foto de dona Maria, com o chuchuzeiro ao fundo, mostrando a frente da casa, um pouco de entulhos.

Casa de dona Sirlei, com jardim bem cuidado, as hortaliças.

Barranco com espécies espontâneas e ornamentais/ alimentícias.

Detalhe de casa, mostrando as ornamentação com plantas, algumas plantas para proteção (as sete ervas).

Criação de galinhas, evidenciando o hábito de criar animais.

Morador colhendo aipim, chuchu ou outra hortaliça.

Chegada a casa de seu Mário (seu Mário a porta).

Distribuição das casas (proximidade entre as casas), o jardim/ horta da casa.

Início da caminhada para o topo do Morro.

Aspectos da ambiência (vegetação e casas).

A coleta de chá; a procura do material.

Detalhe da coleta. A forma de colher a planta.

Detalhe da coleta. A quantidade coletada.

O acondicionamento, a variedade e a quantidade coletada.

O retorno, com a vista geral de Porto Alegre, a partir do Morro.

1 Apresentação Imagem em perspectiva da principal rua que conduz ao topo do Morro. 2 Uma pessoa a pé subindo, mostrando a inclinação do terreno, com um ônibus subindo. 3 Um cartaz em detalhe, indicando o número da casa (normalmente tem dois números, um para o DMAE, outro para a luz) 4 Um mercadinho, com seus cartazes, ofertas, produtos oferecidos. 5 Uma foto das crianças brincando, com uma casa ao fundo. 6 PV 1 Uma foto de dona Maria, com o chuchuzeiro ao fundo. 7 Confrontação Casa de dona Sirlei, com jardim e hortaliças. 8 Barranco com espécies espontâneas e ornamentais/ alimentícias. 9 Detalhe de casa, mostrando as ornamentação com plantas, algumas plantas para proteção (as sete ervas). 10 Criação de galinhas. 11 Morador colhendo aipim, chuchu ou outra hortaliça. 12 PV 2 Chegada a casa de seu Mário (seu Mário a porta). 13 Resolução Distribuição das casas (proximidade entre as casas), o jardim/ horta da casa. 14 Início da caminhada para o topo do Morro. 15 Aspectos da ambiência (vegetação e casas). 16 A coleta de chá; a procura do material. 17 Detalhe da coleta. A quantidade coletada. 18 19 O acondicionamento, a variedade e a quantidade coletada. 20 O retorno, com a vista geral de Porto Alegre, a partir do Morro.