CONFERÊNCIA DE YALTA 1945 (EUA, INGLATERRA e URSS):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
As origens do mundo atual
A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
TRABALHO DE HISTÓRIA 3º C Noturno..
A descolonização da África
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
GUERRA-FRIA ANTONIO NETO.
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
O Mundo Socialista.
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Guerra Fria.
Infográfico - Muro de Berlim
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria Guerra Fria
Reconstrução e Politica de Blocos
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
O EXPANSIONISMO SOVIÉTICO
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Guerra Fria ( ) Características.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
- Em 6 e 9 de agosto de 1945, o presidente dos EUA, Henry Trumann, ordenou o bombardeio atômico sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
História “Guerra Fria”.
Guerra Fria Webster Pinheiro.
Conceitos Históricos: Capitalismo, socialismo, Ideologia
Professor Ulisses Mauro Lima O MUNDO APÓS A 2ª Grande Guerra
Conflitos quentes da Guerra Fria
Gustavo Giuseppe Medeiros
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
Características e Conlfitos
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
GUERRA FRIA.
Guerra Fria.
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Capitalismo versus Comunismo
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
NOVA ORDEM MUNDIAL.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
Descolonização Afro-Asiática
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
GUERRA FRIA.
Descolonização Afro-asiática
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Transcrição da apresentação:

CONFERÊNCIA DE YALTA 1945 (EUA, INGLATERRA e URSS): Evitar a volta do nazi-fascismo; EUA e INGLATERRA reconheceram a influência soviética sobre o Leste Europeu.

CONFERÊNCIA DE POSTDAM (1945) Alemanha = zonas de ocupação (EUA, URSS, Inglaterra e França). BLOQUEIO DE BERLIM.

CLEMENT ATLLE TRUMAN STALIN

1949 Lei Fundamental de Bonn = RDA (República Democrática Alemã) e RFA (República Federal Alemã). Em 1961 a URSS ergue o Muro de Berlim derrubado em 1989.

A Conferência de São Francisco (1945) criou a ONU = promover a paz e o progresso dos países-membros. Conselho de Segurança (URSS, EUA, China, Inglaterra e França). Países com poder de veto.

A GUERRA FRIA CARACTERÍSTICAS: Disputa entre socialistas (URSS) e capitalistas (EUA) por influência nos países do planeta; CARACTERÍSTICAS: Provocações; Espionagem; Corrida armamentista;

1949 OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) 1949 OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Órgão militar para enfrentar o comunismo.

1955 PACTO DE VARSÓVIA: Órgão militar soviético = enfrentar o capitalismo.

1947 PLANO MARSHALL: ajuda econômica norte-americana aos países da Europa arrasados com a guerra, como forma de conter o avanço do comunismo.

1949 COMECON: Tratado de ajuda econômica mútua entre os países comunistas do Leste Europeu.

HARRY TRUMAN 1947 DOUTRINA TRUMAN: Declaração pública dos EUA de liderar o combate ao comunismo em todos os pontos do planeta.

MACARTHISMO = Joseph Mc Carthy (senador republicano) = desenvolveu o ódio americano contra o comunismo nos EUA.

A GUERRA DA COREIA: 1953 Tratado do Panmunjon = dividiu a Coreia em socialista (norte) e capitalista (sul), após longos anos de guerra.

BLOCO SOCIALISTA

IUGOSLÁVIA: O Marechal TITO impediu que o país fosse submetido ao Pacto de Varsóvia.

GUERRA DO KOSOVO 1998

LECH WALESA POLÔNIA: LECH WALESA = líder do sindicato metalúrgico SOLIDARIEDADE, foi preso e impedido de libertar o país do domínio comunista de Moscou.

ALEXANDER DUBCEK TCHECOSLOVAQUIA: 1968 o Pacto de Varsóvia esmagou a “Primavera de Praga” (tentativa de se implantar um comunismo democrático e não submetido a Moscou);

As colônias: A) aproveitaram o enfraquecimento das metrópoles por causa da 2ª Guerra Mundial; B) perceberam sua força ao lutar ao lado das metrópoles; C) ocorreu tanto via pacífica quanto pela violência.

D) As colônias portuguesas foram favorecidas com o fim da ditadura fascista de Oliveira Salazar em 1974; CONSEQUÊNCIAS PARA O CONTINENTE AFRICANO: desemprego e miséria pela não industrialização, e disputas violentas pelo poder entre tribos rivais.

ARGÉLIA Ex-colônia da França ; conflito: argelinos (muçulmanos) x colonos franceses (pied- noirs/ pés pretos) ; os argelinos criaram a FLN (Frente de Libertação Nacional); os colonos franceses criaram a OES (Organização do Exército Secreto); 1962 = Charles de Gaulle promoveu o Acordo de Evian (independência da Argélia).

ANGOLA MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola/Agostinho Neto) = está no poder e é reconhecido pela ONU; UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola); FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola).

AGOSTINHO NETO

MOÇAMBIQUE Eduardo Mondla’ne e Samora Machell lideraram a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), os responsáveis pela independência do país.

EDUARDO MONDLANE

SAMORA MACHEL

ÁFRICA DO SUL Em 1960 o CNA (Congresso Nacional Africano), foi colocado na ilegalidade; Em 1963 Nelson Mandela foi condenado a prisão perpétua; em 1990 Mandela foi libertado e em 1994 foi eleito presidente da África do Sul;

Os negros estavam submetidos ao apartheid (separação) e ao segregacionismo (impedimento), exemplificado na Lei do Passe e na Lei de Terras. Os negros sofreram o Massacre de Shaperville em 1960 e no massacre de Soweto de 1976; Colaboradores para o fim do Apartheid: o bispo Desmond Tutu (prêmio nobel da paz) e o presidente Frederick de Klerk .

SHAPERVILLE SOWETO

REVOLUÇÃO CHINESA 1912 Proclamada a República, sob liderança do Partido do Kuomintang (KMT); 1921 fundado o PCC; 1927 KMT X PCC; 1934 A Longa Marcha; MAO TSE-TUNG A Revolução Chinesa (1949) liderada por Mao Tse- Tung = derrotou o partido do Kuomintang de Chiang Kai-Shek, implantando o comunismo no país.

1967 Revolução Cultural = pretendia manter viva a Revolução (ideais comunistas); Na década de 70 a China volta a desenvolver relações comerciais com o Ocidente; 1989 o comunismo chinês não permitia manifestações estudantis que reivindicavam democracia política, era “O Massacre da Praça da Paz Celestial”.