APRENDER BRINCANDO Jogos Matemáticos 4ª série do Ensino Fundamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Advertisements

1 MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DIÁRIA
$I$TEMA MONETÁRIO.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
O dia em que quase perdemos o
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Vetores Representação e características Operações I Decomposição
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
) {x  N*, x é impar e x  12} 02) B - {3, 12}
S. Valentim Andreia Daniel Nº4 6ºC.
Tente ler sem chorar!!!.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Imagem que transforma.
A Boneca e a Rosa.
Uma flor especial.
HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido. HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido.
COMO SE ESCREVE ?....
Aula de Recuperação: Matemática
JOÃO GABRIEL NUNES BERNARDO CAVALCANTE
A BONECA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Divisão (semana 6).
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
A flor... Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família.
Feito por: Ana Catarina Monteiro Oliveira Nº1 5ºA
Instruções Primeiro veja a figura e a legenda taquigrafada. Se não tiver dúvida clique no botão para continuar. Caso tenha alguma dúvida da legenda taquigrafada,
Matemática Básica – Aula 1
Minha mãe sempre contava uma história assim:
Como se escreve… Click para avançar.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O MUNDO SEM AS MULHERES som.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Clica para continuar.
Como se escreve… Click para avançar.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
COMO SE ESCREVE ....
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Conto O enigma de Gaspar
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
INICIAR CLIQUE NO BOTÃO INICIAR e cruze os braços.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
O casamento de Isaque e Rebeca
1 Representa no geoplano figuras a teu
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
Profª Daiane Elise Wolfart
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Aprendi Clique.
Era uma vez ………….
Descubra 10 motivos para curtir a festa natalina
Conhecendo figuras geométricas planas
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos. O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade. "Seu" Flávio estava.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Matemática Operações com números naturais:
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Transcrição da apresentação:

APRENDER BRINCANDO Jogos Matemáticos 4ª série do Ensino Fundamental Produção: Ana Paula Rohrbek Chiarello

4ª Série - CONTEÚDOS : Testando o que você já sabe sobre os números Números de 0 a 9 Adição e Subtração Formas geométricas espaciais, planas e seus contornos Sistema de numeração decimal Medidas Multiplicação e divisão Aplicações das quatro operações JOGAR

Curiosidades Problemas Desafios

1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ? ?

1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ?  ?

1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ?  ?

1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA:  ?

1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA:  ? 

1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA:  ? 

1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA:  ? 

1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA:  

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

VOCÊ QUASE ACERTOU! TENTE OUTRA VEZ! ABANDONAR O DESAFIO!

VOCÊ DEVE SEGUIR A ORDEM CORRETA!!! TENTE OUTRA VEZ! ABANDONAR O DESAFIO!

2. EXISTEM MAIS BOLAS VERMELHAS OU AZUIS? IGUAL VERMELHAS

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

VERDES IGUAL VERMELHAS VERDES IGUAL AZUIS 3. EXISTEM MENOS CÍRCULOS VERDES OU VERMELHOS? VERDES IGUAL VERMELHAS 4. EXISTEM MAIS CÍRCULOS AZUIS OU VERDES? VERDES IGUAL AZUIS

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

VERDES IGUAL VERMELHAS VERDES IGUAL AZUIS 3. EXISTEM MENOS CÍRCULOS VERDES OU VERMELHOS? VERDES IGUAL VERMELHAS 4. EXISTEM MAIS CÍRCULOS AZUIS OU VERDES? VERDES IGUAL AZUIS

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

O NÚMERO DO GIZ É MENOR QUE 7. O NÚMERO DO GIZ É MAIOR QUE 3. 5. NINA ESQUECEU SEU GIZ NA ESCOLA. AJUDE NINA A ENCONTRAR SEU GIZ NO ARMÁRIO. PARA ISSO, SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: O GIZ DE NINA NÃO É PRETO. O NÚMERO DO GIZ É MENOR QUE 7. A COR DO GIZ NÃO É VERDE. O NÚMERO DO GIZ É MAIOR QUE 3. 1 2 3 4 5 6 7 8 9

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

6. SAINDO DA CASA DE NÚMERO 0, UM JORNALEIRO DEVE DEIXAR UM JORNAL EM CADA CASA. ELE SÓ PODE ANDAR SEGUINDO A DIREÇÃO DAS SETAS E NÃO PODE PASSAR MAIS DE UMA VEZ EM CADA CASA. CLIQUE NA SETA QUE INDICA A DIREÇÃO CORRETA QUE O JORNALEIRO DEVE TOMAR ATÉ ELE CHEGAR NA ÚLTIMA CASA:

1

1 2

1 2 3

1 2 3 4

1 2 3 4 5

1 2 3 4 5 6

1 2 3 4 5 6 7

1 2 3 4 5 6 7 8

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

7. Dona Clara vai dar uma festa, mas possui apenas 06 cadeiras, o que é pouco. Suas amigas vão ajudar: Uma vai emprestar 05 cadeiras e a outra 07. Quantas cadeiras vão poder ser usadas na hora da festa? a) 18 b) 12 c) 13 d) 06

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

8. Manoel atravessou uma piscina de 13 metros e logo em seguida, nadou de volta para onde havia começado. Quantos metros ao todo ele nadou? a) 18 b) 26 c) 13 d) 23

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

9. Jandira comprou um casal de coelhos 9. Jandira comprou um casal de coelhos. Depois de 05 meses nasceram 06 filhotes do casal, mas 02 casais morreram. Com quantos coelhos Jandira ficou? a) 04 b) 08 c) 02 d) 06

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

10. O Saci pulou o terreiro de um sítio para fazer molecagem com os bichos. Lá encontrou 02 pombos, 02 cavalos e 06 cachorrinhos. “Quanto pé em minha volta”, falou o Saci. “Vou amarrar os pés da bicharada”. Quantos pés o Saci amarrou? a) 10 b) 30 c) 36 d) 20

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

11. Em um estacionamento, haviam 11 carros 11. Em um estacionamento, haviam 11 carros. 03 eram azuis, 05 verdes e os outros brancos. Quantos carros brancos havia naquele estacionamento? a) 11 b) 05 c) 03 d) 01

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

12. Júlio comprou folhas amarelas e azuis para fazer barcos de enfeite 12. Júlio comprou folhas amarelas e azuis para fazer barcos de enfeite. Ele fez, no total, 25 barcos, sendo 10 azuis, 08 amarelos e os outros usando as duas cores. Quantos barcos de duas cores Júlio fez? a) 10 b) 07 c) 05 d) 15

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

13. Maria foi passear na casa da avó e ganhou 05 chicletes 13. Maria foi passear na casa da avó e ganhou 05 chicletes. Quando chegou em casa, mostrou para Pedro, seu irmão. Pedro falou: “Boba, tenho 09 chicletes guardados na minha pasta”. Quantos chicletes Pedro tinha a mais que Maria? a) 03 b) 07 c) 05 d) 04

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

14. Marcos faz papagaios para vender 14. Marcos faz papagaios para vender. Ele consegue fazer 06 papagaios em 01 dia. Trabalhando 04 dias e meio, quantos papagaios ele vai fazer? a) 24 b) 27 c) 20 d) 06

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

15. Marta comprou 06 frangos de meio quilo 15. Marta comprou 06 frangos de meio quilo. Quantos quilos de frango ela comprou ao todo? a) 06 b) 02 c) 04 d) 03

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

16. Quantos quadrados podem ser encontrados no desenho deste tapete? b) 06 c) 10 d) 12

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM:

01. Em 04 caixas de fósforos, cada uma com 07 palitos, quantos palitos você vai encontrar ao todo? b) 27 c) 40 d) 04

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

02. Marcelo guarda 05 figurinhas em cada pacotinho 02. Marcelo guarda 05 figurinhas em cada pacotinho. Para guardar 15 figurinhas, de quantos pacotinhos ele precisa? a) 05 b) 10 c) 03 d) 04

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

03. De quantas meias 07 bebês precisam para calçarem os pés?

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

04. Paulo tinha 08 figurinhas 04. Paulo tinha 08 figurinhas. Trocou 03, que eram repetidas, com seu amigo João e ganhou mais 02 figurinhas de seu irmão. Depois disso, com quantas figurinhas Paulo ficou? a) 10 b) 07 c) 11 d) 09

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

05. Joana ganhou 05 lápis de cor 05. Joana ganhou 05 lápis de cor. Para encher uma caixa onde cabem 12, quantos lápis ela ainda vai ter que ganhar? a) 10 b) 07 c) 11 d) 09

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

06. Marcelo e Cláudio foram jogar bolinha de gude 06. Marcelo e Cláudio foram jogar bolinha de gude. No início do jogo, Marcelo tinha 07 bolinhas e Cláudio tinha 06. Marcelo perdeu 03 bolinhas para Cláudio. Com quantas bolinhas cada jogador ficou no final da partida? b) Marcelo - 04 Cláudio - 10 Marcelo - 05 Cláudio - 10 c) Marcelo - 04 Cláudio - 09 d) Marcelo - 05 Cláudio - 09

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

07. Uma caixa com 12 bombons, guardada no fundo de um armário foi “atacada” durante a noite por um menino, depois que ele acordou no meio de um pesadelo. Pela manhã, só havia 07 bombons na caixa. Quantos bombons comeu o guloso? a) 06 b) 04 c) 07 d) 05

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

08. Cléber é vendedor de sorvetes e pela manhã, ele saiu da fábrica com 18 sorvetes em sua caixa. Voltou depois de uma hora para lanchar e contou 09 sorvetes que não foram vendidos. Quantos sorvetes Cléber vendeu antes da hora do lanche? a) 10 b) 09 c) 07 d) 08

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

09. Na sala de Daniela estudam 15 crianças 09. Na sala de Daniela estudam 15 crianças. Em um dia de muita chuva, faltaram 08. Quantas crianças daquela turma compareceram na aula nesse dia? a) 10 b) 09 c) 07 d) 08

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

10. Cláudio é um ótimo fabricante de brinquedos 10. Cláudio é um ótimo fabricante de brinquedos. Ele fabrica para brincar e também para vender. Em 03 dias, ele fez 02 pipas, 03 petecas e 05 aviões. Ao todo quantos brinquedos ele fabricou? a) 10 b) 09 c) 07 d) 08

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

11. Mário é construtor de casas 11. Mário é construtor de casas. Ele comprou 27 janelas porque vai gastar 03 delas em cada casa que está fazendo. Quantas casas Mário está construindo? a) 10 b) 09 c) 07 d) 08

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

12. Se Renato tem 10 reais e Marcelo tem o dobro 12. Se Renato tem 10 reais e Marcelo tem o dobro. Então quantos reais tem Marcelo? a) 10 b) 20 c) 30 d) 05

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

13. André tem 06 bolas, mas João tem o triplo. Quantas bolas tem João? c) 03 d) 18

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

14. Distribuiremos igualmente 10 bolas entre Pedro e Márcia 14. Distribuiremos igualmente 10 bolas entre Pedro e Márcia. Com quantas bolas cada um vai ficar? a) 05 b) 10 c) 06 d) 09

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

15. Havia 45 passageiros em um ônibus. Numa parada, desceram 19 15. Havia 45 passageiros em um ônibus. Numa parada, desceram 19. Quantos passageiros permaneceram no ônibus? a) 19 b) 40 c) 26 d) 25

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

16. Marcelo está lendo um livro que tem 97 páginas 16. Marcelo está lendo um livro que tem 97 páginas. Ele já leu 78 páginas. Quantas faltam para acabar o livro? a) 19 b) 20 c) 18 d) 25

PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM:

01. Desde o tempo em que os seres humanos moravam nas cavernas, eles inventavam símbolos para escrever números. Os seres humanos pré-históricos deixavam marcas nas paredes das cavernas ao lado de desenhos de bichos. Estavam contando quantos bichos haviam caçado ou quantos bichos queriam caçar? Não sabemos ao certo, mas desde aquela época os números já eram usados. Hoje os números fazem parte do dia-a-dia de todos nós. A todo momento estamos falando, lendo ou escrevendo números.

02. Usando apenas esses 10 símbolos, podemos escrever qualquer número 02. Usando apenas esses 10 símbolos, podemos escrever qualquer número. Podemos escrever números que representam grandes quantidades ou quantidades bem pequenas. Esses símbolos são chamados de algarismos.

03. NO TEMPO EM QUE SE MEDIA COM O PÉ DA SUA MAJESTADE Um rei vivia feliz em seu castelo. Mas um dia, muita gente se reuniu na praça para protestar contra a falta de moradia. O rei ordenou. Então, que tosse distribuído um terreno para cada família. Os terrenos seriam medidos pelo tamanho do pé de sua majestade. Enquanto os trabalhos de medição se realizavam, o rei morreu. Como era o costume, foi substituído por seu filho, que ainda era uma criança. O povo ficou muito triste por causa da morte do rei. Mais ainda por causa da diminuição do tamanho dos terrenos. “Pé de rei é diferente de pé de reizinho”.

04. A GUERRA DAS MEDIDAS Havia, antigamente, dois reis muito ricos e amigos, que eram vizinhos. Um deles era conhecido como “o rei do gado”, e o outro como “o rei das frutas”. Era uma festa, decidiram que os dois reinos seriam unidos pelo casamento de seus filhos. Durante o noivado, o rei das frutas enviou, por um mensageiro, cinqüenta pés de um lindo tecido e uma carta ao outro soberano falando do seu presente. Quando o costureiro do rei do gado mediu o tecido, constatou que havia apenas quarenta pés. O rei do gado, furioso, mandou prender o mensageiro, achando que ele tinha cometido um roubo, e devolveu o presente com outra carta, explicando tudo. Quando o tecido e a carta chegaram, o rei das frutas mandou conferir a medida e verificou que ela estava correta. Enviou, então, o presente de volta, mas o presente foi novamente recusado pelo rei do gado. O rei das frutas pediu que o tecido fosse medido na sua frente e, depois, foi levar pessoalmente o tecido ao seu vizinho. Ao se encontrarem, os reis verificaram que o problema estava na diferença de tamanho dos seus pés. Concluíram, então, que era preciso haver uma medida única ´para todos os reinos. Entretanto, cada um queria que o tamanho do seu pé fosse essa medida. E a conversa acabou em briga, que acabou em guerra... A guerra não resolveu nada. Um dia, os sábios dos dois reinos se reuniram para pensar em uma solução. Pensaram, pensaram, e acabaram criando uma medida maior que o´pé de qualquer rei: o METRO.

05. O SIGNIFICADO DOS SINAIS: O sinal + indica uma situação de soma, de adição. Somar é a mesma coisa que juntar quantidades. O sinal – indica uma situação de subtração. Em matemática, subtrair é a mesma coisa que tirar significa também diminuir. O sinal = indica igualdade.

06. Para fazer a adição no papel, é preciso armar a operação na forma vertical: 26 +13 Somar uma coluna de cada vez, começando pela coluna da direita, que é chamada de “coluna das unidades”. Depois, é feita a soma da coluna seguinte, que tem o nome de “coluna das dezenas”. 2 6 + 1 3 9 2 6 + 1 3 3 9

07. CONJUNTO UNITÁRIO E CONJUNTO VAZIO O conjunto que te um só elemento chama-se conjunto unitário. O conjunto que não tem elementos chama-se conjunto vazio.

08. PARES E ÍMPARES: Todos os números terminados em 0, 2, 4, 6 e 8 são pares. O cachorrinho de Renata sumiu com um pé de uma das botas da mamãe. Observe: Ficaram 5 botas. 2 botas formam 1 par. Assim, ficaram 2 pares e sobrou 1 bota. 5 não é um número par. 5 é ímpar. Todos os números terminados em 1, 3, 5, 7 e 9 são ímpares.

09. A LENDA DO TANGRAN Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar ao Imperador um placa de jade, mas no meio do caminho o sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em 07 pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura, depois de muito tentar ele, finalmente conseguiu formar novamente o quadrado e levou ao seu Imperador. Os sete pedaços representariam as sete virtudes chinesas onde uma delas com certeza seria a paciência. O sábio mostrou a seus amigos as figuras que havia conseguido montar e cada um construiu o seu tangran.

Você já vai sair? SIM NÃO

PESQUISA PRODUÇÃO: Ana Paula Rohrbek Chiarello “Análise dos softwares educacionais matemáticos utilizados nas séries iniciais do ensino fundamental nas redes de ensino do município de Chapecó – SC” PRODUÇÃO: Ana Paula Rohrbek Chiarello Sair