Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
Advertisements

Processos de Eletrização
Processos de Eletrização
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito elétrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
ELETROSTÁTICA COLÉGIO – MV Profª Adriana.
ELETROSTÁTICA parte 1.
ELETROSTÁTICA parte 2.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
Eletrostática. Professor:Antenor
Eletrostática: carga elétrica
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
Capacitores, associação de capacitores e dielétricos
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ELETRICIDADE 10 CAPACITORES Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Modelo Atômico: Física – capítulo 09 Elétrons em Movimento
Processos de eletrização
Eletrostática Eletricidade.
Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA.
Prof. Diones Charles Física II
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
ELETRIZAÇÃO POR CONTATO ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Eletrizando corpos Prof.: Joni.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
Física Eletrostática – Processos de Eletrização Ilan Rodrigues.
Eletricidade.
Capacitor É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o.
Eletrostática Eletricidade.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Carga elétrica O modelo molecular para a matéria entende que esta é constituída de pequenas partículas, os átomos, que por sua vez, são constituídos.
ELETROSTÁTICA O modelo atômico simplificado consta de o núcleo atômico contendo prótons, nêutrons e uma eletrosfera. 1 - O núcleo possui dimensões.
ELETROSTÁTICA.
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
Capacitores ou Condensadores
Eletricidade.
ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE.
Processos de eletrização
Eletrostática.
Professor Murilo Ramos
Professor Murilo Ramos
Eletrização e força elétrica
CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS
ELETRICIDADE ESTÁTICA
PROFESSOR RODRIGO PENNA
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Eletricidade 1. Eletrostática.
POR ATRITO, POR CONTATO E POR INDUÇÃO.
ELETRICIDADE Carga elétrica Partículas elementares Corpo Eletrizado Neutro Positivo Negativo Princípios da Eletrostática Atração e repulsão Conservação.
A Natureza da Eletricidade
Professor Fabio Teixeira
ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Luís Carlos C. Monteiro.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Eletricidade e Magnetismo
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
ELETROSTÁTICA.
Centro Educacional Barreiros
Eletromagnetismo – Aula 5
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente de carga elétrica; Os corpos nesse estado se encontram carregados de eletricidade, isto é, eletrizados; Existem dois tipos de cargas elétricas: Positiva; Negativa. Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinais contrários se atraem.

Estrutura da Matéria Matéria constituída de átomos; Átomo: Núcleo – parte central – prótons(+) e nêutrons; Eletrosfera – periférica – elétrons(-); Carga elétrica: propriedade da matéria presente tanto nos prótons quanto nos elétrons com a mesma intensidade; Exemplo: Hélio – 2 prótons e 2 elétrons.

Eletrização Uma substância estará eletrizada quando a quantidade de prótons e elétrons forem diferentes; Durante um processo de atrito somente os elétrons podem trocar de corpos e quando isso ocorre os corpos ficam eletrizados: Positivamente; Negativamente.

Valor da Carga Elementar e = 1,6 * 10-19 C (Coulomb, SI) A quantidade de carga elétrica de um corpo é sempre um múltiplo inteiro de e. Q = n*e onde n = número de elétrons.(falta ou excesso) Página 21.

Eletrização Eletrizar um corpo significa colocar ou retirar elétrons de um corpo. As principais maneiras de se eletrizar um corpo são: Por atrito Por indução Por contato

Eletrização por atrito Quando dois corpos são atritados ocorre a passagem de elétrons de um corpo para outro. Nesse caso dizemos que houve eletrização por atrito.

Eletrização por contato Ocorre depois que dois corpos entram em contato e suas cargas elétricas se equilibram.

Eletrização por indução Ocorre por simples aproximação de um corpo neutro com um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles deixando o corpo neutro eletrizado.

Potencial elétrico Um corpo eletrizado tem uma grandeza chamada de potencial elétrico. É uma grandeza escalar determinada por um valor numérico podendo ser positivo ou negativo. O potencial elétrico (normalmente medido em volts) depende da quantidade carga que o corpo tem, das suas dimensões e de onde está o corpo.

Potencial elétrico No caso do corpo ser esférico e de raio R, o seu potencial elétrico e dado pela equação: V = K0 . Q R Onde: (V) é o potencial da esfera em volts; (Q) é a carga que a esfera tem em Coulomb; (K) é uma constante; K0 = 9 x 109; (R) é o raio em metros;

Diferença de Potencial É uma grandeza utilizada para explicar o movimento das cargas elétricas, pode ser chamada de voltagem ou tensão. A diferença de potencial (U) é dada pela fórmula: U = Va -Vb Onde: (U) é a tensão a ser medida; (Va) e (Vb) é a voltagem dos respectivos corpos;

Diferença de Potencial PA = Pressão em A PB = Pressão em B PB > PA A água se desloca naturalmente do nível superior para inferior, para elevar a água é necessário fornecer energia na parte inferior para que possa vencer o desnível. B A

Definição de condensadores e capacitores Denomina-se condensador ou capacitor o conjunto de condutores e dielétricos arrumados de tal maneira que se consiga armazenar a máxima quantidade de cargas elétricas. Nos condensadores os corpos indutor e induzido recebem o nome de armaduras o meio que separa as armaduras recebe o nome de dielétrico.

Definição de condensadores e capacitores A capacidade de um condensador vale: C = Q U Onde: (C) é a medida da capacitância em Farads (F); (Q) é a carga de uma das armaduras; (U) é a diferença de potencial entre as armaduras.

Associação de condensadores Os condensadores podem ser associados entre si a fim de atender ás necessidades de certos tipos de circuitos. Por exemplo: Os circuitos eletrônicos. Há três tipos de associação de condensadores: em série, em paralelo e mista.

Associação em série Numa associação em série, armadura negativa de um capacitor esta ligada á armadura positiva do seguinte.

Associação em série Essa associação pode ser substituída por um único condensador, o qual submetido á mesma ddp da associação,armazena a mesma quantidade de carga. Esse condensador, denominado condensador equivalente, possui as seguintes características:

Associação em série A carga Q é igual á dos demais condensadores: Q = Q1 = Q2 = Q3 A diferença de potencial é igual á soma das ddp de cada condensador: U = U1 + U2 + U3 A partir dessa expressão, pode-se calcular a capacidade do condensador equivalente: C = Q U = Q U C

Associação em paralelo Numa associação em paralelo, todas as armaduras positivas estão ligadas a um ponto de mesmo potencial, assim como todas as negativas estão ligadas a um outro ponto de potencial comum.

Associação em paralelo A ddp é igual a dos demais condensadores. U = U1 = U2 = U3 A carga armazenada é igual á soma das cargas de cada condensador. Q = Q1 + Q2 + Q3

Associação em paralelo A partir dessa expressão, pode-se calcular a capacidade do condensador equivalente: Como: C = Q Q = C . U U Substituindo-se, vem: C . U = C1 . U + C2 . U + C3 . U  C = C1 + C2 +C3