DROGAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Drogas Um caminho perigoso ! Breve Histórico Tipos de Drogas Overdose
Advertisements

PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
DROGADICÇÃO, ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA
DROGAS PSICOTRÓPICAS ATENÇÃO, PARE!!!.
Organização: Associação de Estudantes
TOXICOFILIAS
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
As Raves e as drogas recreativas
A Droga Realizado por: Ana Patrícia nº3 Andreia Lopes nº10 9ºE.
Drogas.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
O ecstasy é a droga do momento: centenas de jovens, embalados por músicas e luzes, consomem esta substância, em raves e boates.
DROGAS PSICOATIVAS Norma Bonaccorso, M.Sc..
Instrutores: Ten. Jakson Aquiles Busnello Ten. Márcia Bobko Bilibio
Repressão às drogas Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
Drogas na adolescência
Com as DROGAS também é assim. Quem usa não enxerga o perigo.
Drogas.
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Toxicodependência Toxicodependência LIVRA-TE DESSA!!!
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Curso de Educação Mediúnica
ABUSO DE DROGAS Componentes: - Gustavo Pires Gonçalves
Drogas Lícitas e Ilícitas.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
Substâncias Psicoativas
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
DEPENDÊNCIA QUÍMICA CAPS AD Centro de Atenção Psicossocial
OS JOVENS E AS DROGAS.
Drogas.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Uso, abuso e Dependência de Drogas Maria de Lourdes Batista
ÉTERES.
Trabalho de Informatica
O QUE PODEM TRAZER DE MAU PARA NOSSAS VIDAS NOS DIAS ATUAIS  um dos problemas que mais atormentam as empresas são os problemas relacionados aos trabalhadores.
Projeto saúde (Drogas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Grupo: Tipicos da póvoa.
Drogas Não queres, pois não??.
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA DROGAS.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Drogas Alucinógenas (LSD)
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
Toxicofilias Conceito objetivos.
Controvérsia Pública Drogas
Drogas na sociedade e na família
Violência e Uso de Drogas:
Profa: Roberta S. C. Costa
A VERDADE SOBRE O MUNDO DAS DROGAS
Transtornos por uso de Substâncias
Substâncias psicoativas
Trabalho apresentado por: João Varandas Esperança Wang Francisco Bruto Da Costa.
Heroína ALUNOS EDUARDO FALCHETTI SOVRANI FERNANDO HENRIQUE MIOTTO
Transcrição da apresentação:

DROGAS

Conceito Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. Do ponto de vista jurídico, segundo prescreve o parágrafo único do art. 1.º da Lei n.º 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas): "Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União". Isto significa dizer que as normas penais que tratam do usuário, do dependente e do traficante são consideradas normas penais em branco. Atualmente, no Brasil, são consideradas drogas todos os produtos e substâncias listados na Portaria n.º SVS/MS 344/98.

As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa.

Uso de drogas É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Outra classificação, se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, éter, lóló, dentre outras substâncias químicas. Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.

Motivos associados ao uso Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem: Recreação; Problemas pessoais e sociais; Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas; Sensação imediata de prazer que produzem; A facilidade de acesso e obtenção; Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; Fuga; Estimular; Acalmar; Ficar acordado ou dormir profundamente; Tentar parecer fixe; Emagrecer ou engordar; Esquecer ou memorizar algo; Fugir ou enfrentar; Inebriar; Inspirar; Fortalecer; Aliviar dores, tensões, angústias, depressões; Aguentar situações difíceis, privações e carências; Encontrar novas sensações, novas satisfações; Força do hábito; Muitas das vezes revolta dos filhos contra os pais. Sentimento de Poder

Tipos Depressivas - diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, catamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro e etc). Psicodistropticas ou alucinógenarias (drogas pertubadoras) – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, MDMA ou ecstasy e DMT. Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite), PRACEMPA etc.

Quanto à forma de produção do indivíduo no comportamento cerebral podendo atrapalhar o processamento ou não, classificam-se como: Naturais: Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe. Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc. Psilocibina: é feita utilizando fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. DMT – Dimetiltriptamina : principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate. Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.

Semi-sintéticas Heroína – A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba. Cocaína e Crack – A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc. Morfina – É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários. Merla – droga produzida a partir da pasta de coca.

Sintéticas Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos. Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários. Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc. LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica. Metanfetamina – Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga.

CONCLUSÃO Desde a Antigüidade, muitos povos estabeleciam relações com as drogas alucinógenas obtidas de plantas, tanto na medicina quanto na religião e na economia. Pode-se concluir, enfim, que as relações estabelecidas pelos seres humanos com as drogas ao longo da história têm cada vez menos fundamentos e propósitos, ou ainda, que as causas pelas quais são utilizadas são cada vez menos nobres e dignas de respeito.

Alunos: Matheus Henrique Gabriel e Matheus Martins Cardoso Marien Prof.: Solange