Uma Ferramenta para avaliar a Analise de Sensibilidade da RSSF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
Sistemas Distribuídos
Redes de computadores I
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
Tecnologias de Wan e Roteamento
Proposta de Projeto de Pesquisa Edmar P. Araújo Neto.
Profa. Ana Cristina Benso da Silva Disciplina: Redes de Computadores
Roteamento Parte #1 Profa. Ana Cristina Benso da Silva Disciplina: Redes de Computadores.
Associação de resistores
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Computação Distribuída
Redes de Sensores Sem Fio
Wireless Mesh Networks: A Survey
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Instalação de Drivers de Dispositivos
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
C P S E Centro de Pesquisa em Software Embarcado Investigação e Análise de Algoritmos para Consumo Eficiente de Energia a nível de Software para Utilização.
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Ambiente de simulação Os algoritmos previamente discutidos foram analisados usando um simulador de mobilidade. Ele modela uma cidade de 20 Km de raio,
Performance em aplicações web – Parte I
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Virtual Local Area Network
REDES DE COMPUTADORES II
Software de Rede Willamys Araújo.
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Modelo de referência OSI
Introdução ao roteamento e encaminhamento de pacotes
Apresentador: Felipe Muniz. Missão Tornar-se referência em inovação e eficácia na automação de processos e atividades empresariais.
Carlos Eduardo Calvente Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
Redundant Array of Independent Drives Raid
Sistemas Operacionais
1 Modelos de Sistemas Distribuídos. Introdução - Dificuldades e ameaças para SD. Grande variação na utilização de SD )carga de trabalho e requerimentos.
Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico
Equipamentos de Redes Aula 3
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Java Avançado Luiz Carlos d´Oleron SJCP Java Sockets.
Fundamentos de RC (parte 2)
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Sistemas Distribuídos Estrutura de Redes
Componentes redes de computadores
SISTEMAS OPERACIONAIS I Memória Virtual e Paginação
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico
Equipamentos de Redes Aula 4
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 Protocolos de Roteamento Vetor de Distância Protocolos e Conceitos.
REDES DE COMPUTADORES II
Resilient Packet Ring Eudes Raphael de Sá Santana.
MATA59 - Redes de Computadores I
Arquitetura de redes ISSO/OSI Liane Tarouco UFRGS.
ZigBee Tiago Souza Azevedo CPE Roteamento em Redes de Computadores
Seminário CI303 Lucas Nascimento Ferreira. Data sharing service: Propriedades Persistência Independentemente da aplicação Permitir o reutilização dos.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 Introdução ao Roteamento e ao Encaminhamento de Pacotes Protocolos.
A High Performance Java Middleware with a Real Application HUERT, Fabrice; CAROMEL, Denis; Bal, Henri E. Supercomputing 2004 Trabalho desenvolvido por:
Características, protocolos e funcionamento
Composição para Gerenciamento de Múltiplas RSSF’s Rilter Tavares.
Pontes Transparentes Luiz Peralta Prof. Ronaldo Alves Ferreira
Redes de Sensores Sem Fio David Rodriguez Fabio Antunes Guilherme Iecker Ricardo.
Sistemas de Arquivos- Cap4
Transmissão de Dados O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de Rede
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Comunicação Multimídia. Sub-sistema de Aplicação Computação colaborativa = CSCW Dimensões de colaboração –tempo trabalho cooperativo assíncrono trabalho.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede Protocolos de Roteamento IGOR ALVES.
Herança em Java Curso: Informática Disciplina: Programação Orientada a Objetos Prof. Abrahão Lopes
Transcrição da apresentação:

Uma Ferramenta para avaliar a Analise de Sensibilidade da RSSF Aluno: Antônio Vicente (avld@cin.ufpe.br) Orientador: Nelson Rosa

Resumo Introdução Visão Geral Fatores e Parâmetros Configuração Arquitetura Conclusão

Introdução A Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) é formada por milhares de pequenos equipamento chamados de nós sensores Esses nós sensores possuem recursos limitados Por exemplo, Memória RAM é de 8 Kb Principalmente, eles usam baterias não recarregáveis

X Power Consumption Reliability Introdução Por exemplo: Por exemplo: Agregação Multisaltos Dormir / Acordar Cluster Por exemplo: Multiplos Caminhos Broadcasting Redundância Retransmissão

Problema Como criar uma rede que consuma pouca energia e tenha uma boa confiabilidade? Uma ferramenta pode avaliar diversas topologias (combinações) da RSSF até encontrar uma configuração ideal.

Visão Geral Topologia da RSSF Modelos da RSSF Melhor Resultado Configuração Resultados T1 M1 R1 Editor Gerenciador Tradutor Avaliador Editor T2 M2 R2 1 2 3 4 5 R Conf. T3 M3 R3 T ... ... ... Tn Mn Rn Manual Automático

Fatores e Parâmetros Fatores: é uma coleção de características da RSSF agrupadas por semelhaça Por exemplo, Nó sensor é uma coleção de nível de bateria, alcance do rádio, tamanho do pacote, entre outras coisas Parâmetros: representam as características dos fatores Obrigatório: todas as RSSF possuem essa características Por exemplo, toda rede precisa usar um protocolo de roteamento! Auxiliares: complementa um parâmetro obrigatório Por exemplo, multiplos caminhos e agregação de dados são estratégias não obrigatórias na RSSF e, por isso, elas são parâmetros auxiliares Elas só irão aparecer quando um determinado protocolo de roteamento for selecionado

Fatores e Parâmetros Seis grandes fatores Foram definidos seis fatores: Sensor Node Representa: nó sensor Parâmetros: nível da bateria, alcance do radio, tamanho do pacote, taxa de falha do hardware e do sistema operacional Application Layer Representa: aplicação do nó sensor Parâmetros: caminho do código fonte da aplicação Transport Layer Representa: a camada de transporte Parâmetros: nome do protocolo usado

Fatores e Parâmetros Seis grandes fatores Network Layer Representa: camada de rede (roteamento) Parâmetros: nome do protocolo usado Link Layer Representa: camada de enlace (MAC) Sensor Deployment Representa: implantação do nós sensores Parâmetros: nome da estrategia usada, tamanho da rede e quantidade de nós sensores

Configuração Para executar a analise de sensibilidade, é necessário seguir duas regras: A primeira regra é configurar todos os fatores A segunda regra determina que pelo menos um dos fatores tenha mais de uma configuração com pelo menos um parâmetro com um valor diferente um do outro Se uma dessa regras não for seguida, a analise de sensibilidade não será efetuada Devido o calculo para criar as topologias da RSSF

Configuração Calculo para encontrar o número de topologia (T): T = SN * AL * TL * NL * LL * SD Onde SN, AL, TL, NL, LL e SD são o número de configurações dos fatores Sensor Node, Application Layer, Transport Layer, Network Layer, Sensor Deployment (respectivamente)

Configuração Assim, se a quantidade de: um fator for igual à zero, o número de topologias será igual à zero (nenhum topologia será criada) todos os fatores for igual á um, o número de topologias será igual à um, impossibilitando avaliar o impacto de um fator no consumo de energia e na confiabilidade da RSSF Adicionalmente, esse calculo é usado pelo Gerenciador!

Arquitetura Antigamente Ambiente de Desenvolvimento e Avaliação Editor Editor Tradutor Avaliador Antigamente, a arquitetura era assim. Funcionava, mas era inflexível e lenta!

Arquitetura Atualmente Ambiente de Desenvolvimento e Avaliação Editor Editor Tradutor Avaliador Manager

Arquitetura Atualmente Ambiente de Desenvolvimento e Avaliação Editor Tradutor Avaliador Avaliador Avaliador Editor Tradutor Avaliador Avaliador Editor Avaliador Avaliador Gerenciador Gerenaciador

Arquitetura Atualmente Características: - Escalável - Permite várias instâncias da mesma ferramenta - Balanceamento de Carga - Comunicação assíncrona entre as ferramentas - Avaliação em Paralelo - Boa Performance na avaliação!

Arquitetura Atualmente Ambiente de Desenvolvimento e Avaliação Editor Editor Tradutor Avaliador Cria Configuração Traduz Avalia Mostra Resultado Manager Gera Topologia Repassa Tradutor Repassa Avalidor Repassa Editor Usa o calculo!

Arquitetura Antigamente x Atualmente Por exemplo, vamos avaliar 30 modelos e que cada um demore 5 minutos Antigamente: nós precisariamos de 150 minutos (equivale à 2,5 h) para avaliar todos os modelos (porque tinhamos apenas 1 instancia do avaliador) Atualmente: o tempo cairia para 30 minutos se usarmos 6 instâncias do avaliador O tempo pode cair mais se colocar mais!

Conclusão Foi apresentado uma ferramenta baseada na analise de sensibilidade O principal intuito dela é encontrar um RSSF que consuma pouca energia e que tenha uma boa confiabilidade Trabalho Futuro: descobrir o impacto das combinações das estratégias existentes para a RSSF Porque o impacto individual já tem!