Sistema de Gerenciamento de Boates

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Sistema de Gerenciamento de Boates GerB Sistema de Gerenciamento de Boates

Gerenciamento de Boates GerB Gerenciamento de Boates

EQUIPE André Pimentel - afarp Arthur Cirino - alc6 Diogo Torres - dtmm Marcelo Machado - mmp Rubem Salzano - rsn3

Motivação Colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de Engenharia de Software e Sistemas Reuso de parte do projeto de GDI, que possui mesmo tema, facilitando a integração entre as duas disciplinas

Objetivo Facilitar a coordenação e gerenciamento de uma boate Prover um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis Gerar relatórios com bases estatísticas para os administradores da casa

O Projeto Objetivos e Escopo Fases: Riscos Recursos Custo Concepção Requisitos Análise Projeto Codificação Testes Riscos Recursos Custo

Recursos Humanos André Pimentel (Gerente e desenvolvedor) Arthur Lima (Desenvolvedor) Diogo Torres (Desenvolvedor) Marcelo Machado (Desenvolvedor) Rubem Salzano (Desenvolvedor)

Custo Cargo Carga horária semanal Custo por hora de trabalho Gasto semanal c/ Alimentação Gasto semanal c/ Transporte Salário mensal Gerente 6 12,00 10,00 30,00 448,00 Desenvolvedor 1 8 8,00 17,50 366,00 Desenvolvedor 2 8,75 331,00 Desenvolvedor 3 Desenvolvedor 4 Cargo Salário 4 meses 1 gerente 448,00 1792,00 4 desenvolvedores 1359,00 5436,00 Custo mensal (R$): 1807,00 7228,00

Recursos de Software Eclipse 3.2 BrModelo Oracle 10g Microsoft Word 2003 Microsoft Project 2007 Concurrent Version System (CVS) JUnit JUDE Obs: A equipe usará os computadores do Centro de Informática da UFPE (CIn/UFPE), evitando gastos com hardware e licenças de software.

Treinamento de Pessoal Será necessário um treinamento básico em algumas tecnologias para a correta implementação do sistema:   Eclipse 3.2 – implementação da aplicação em Java Oracle – SGBD utilizado na aplicação Microsoft Word 2003 – Concepção de relatórios Microsoft Project – Elaboração do Cronograma e planejamento do projeto Concurrent Version System (CVS) – controle de versão e desenvolvimente colaborativo

Riscos Classificação do Risco Impacto e Descrição do Risco Estratégia de Diminuição e/ou Plano de Contingência Alto Sobrecarga de trabalho por conta de conflito com outras disciplinas. Trabalho nos fins-de-semana para cumprir o cronograma. Atraso no projeto devido à falta de experiência do profissional com determinada tecnologia. Estudo da tecnologia, porém tendo preferência por tecnologias que o grupo já utilizou. Atraso no projeto devido à ausência de algum integrante. Atribuição das tarefas extras aos outros integrantes. Falta de integração entre os desenvolvedores, pela não observância dos padrões estabelecidos. Comunicação entre os integrantes e gerenciamento efetivo.

Riscos Classificação do Risco Impacto e Descrição do Risco Estratégia de Diminuição e/ou Plano de Contingência Médio Não realização de tarefa pelo desenvolvedor responsável. Cobrança de prazos de entrega, com advertência a quem não cumprir prazos e reatribuição da tarefa. Alto Mudança nos requisitos do sistema Analisar bem todo o projeto antes da implementação e trabalho extra para cumprir o cronograma

Cronograma

Referências Página do Projeto: http://www.cin.ufpe.br/~afarp/ess Página da disciplina de Engenharia de Software: http://www.cin.ufpe.br/~if682 Site do RUP: http://www.wthreex.com/rup/spscreen.htm Página da disciplina de Gerenciamento de Dados e Informação: http://www.cin.ufpe.br/~if685 SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 7ª ed. São Paulo. Editora Pearson Addison-Wesley, 2007

Requisitos Funcionais (implementados): Cadastrar cliente Alterar dados do cliente Consultar dados do cliente Remover cliente Cadastrar produto Alterar dados do produto Consultar dados do produto Remover produto Realizar venda Remover venda Consultar vendas por cliente Consultar clientes mais lucrativos Consultar produtos mais procurados Consultar faturamento da noite

Requisitos Funcionais (não implementados): Logar no sistema Cadastrar funcionário Alterar dados do funcionário Consultar dados do funcionário Remover funcionário Cadastrar atração Alterar dados da atração Consultar dados da atração Remover atração Abrir noite Fechar noite Inserir cliente na noite Remover cliente da noite Consultar as atrações mais lucrativas Consultar os funcionários que vendem mais Consultar número de clientes por noite

Requisitos Não-Funcionais: Identificação Descrição RNF 000 A interface deve ser objetiva e seu uso intuitivo permitindo a utilização de todo potencial do sistema. Para isso, não deve conter exageros e deve ser de fácil compreensão. RNF 001 O tempo para inserções e consultas não deve exceder 5 segundos. E para emissão dos relatórios não deve ser maior do que 2 minutos. RNF 002 Os usuários do sistema não podem ter acesso às informações as quais não sejam autorizadas e não podem inserir informações se não houver permissão. RNF 003 O programa deverá primar pela simplicidade e seus comandos devem ser auto-explicativos, isso evitará a necessidade de treinamento intensivo e dificuldade de uso. RNF 004 O nível de cada usuário será verificado ao efetuar login, o que fará com que o acesso a determinadas partes do sistema dependa do tipo do usuário.

Casos de Uso

Caso de Uso *Detalhamento de um caso de uso

Análise e Diagramas Identificar as classes Identificar as responsabilidades das classes Identificar os relacionamentos Identificar atributos

Análise e Diagramas Diagrama de sequência de um caso de uso (cadastrar produto):

Análise e Diagramas Diagrama de classe de um caso de uso (remover cliente):

Arquitetura Geral

Modelagem – Banco de dados

Testes Teste do Banco de Dados Teste Funcional Teste do Ciclo de Negócios Teste da Interface do Usuário Perfil da Performance Teste de Carga Teste de Stress Teste de Volume Teste de Segurança e de Controle de Acesso Teste de Falha/Recuperação Teste de Instalação

Caso de Teste

Show Time

Perguntas ?

Obrigado !