Variação da composição isotópica do CO2 relacionada a fatores edafo- climáticos em florestas e pastagem da Amazônia Central Françoise Yoko Ishida Plínio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar”
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)
ESTIMATIVAS DAS DIMENSÕES ESPACIAIS,
Foto: Bart Kruijt Ciclo de Nitrogênio em Florestas Secundárias da Amazônia: uma abordagem isotópica Michela Figueira Lab. Ecologia Isotópica – CENA/USP.
Ricardo José Lavitschka
Recursos.
Débora de Oliveira e Julio Cesar Somenzi
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
A UFPa e o Projeto LBA: uma Parceria Estratégica para a Amazônia
422 OBSERVAÇÕES DE CLIMA E FLUXOS TURBULENTOS SOBRE O CERRADO sensu stricto E CANA-DE-AÇÚCAR Robinson I. Negrón Juáreza, Humberto Ribeiro da Rochaa, Osvaldo.
Análise isotópica do oxigênio em folhas, ramos e vapor d’água em uma área de vegetação primária submetida à exclusão parcial de chuva na Flona Tapajós,
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Ciclos biogeoquímicos
Fatores Ambientais e a Composição Isotópica das Plantas
Capítulo 5 VEGETAÇÃO.
Biogeoquímica do Nitrogênio em Ecossistemas Tropicais
Projeto Seca Floresta.
Variações climáticas contemporâneas
IntroduçãoResultados Metodologia Efeito da fertilização nitrogenada sobre a emissão de NO e N 2 O em solos cultivados com milho na região dos Cerrados.
Gabriela Bielefeld Nardoto
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
Homeostase e Elementos perturbadores no meio ambiente.
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
O Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Pegada Ecológica para a gestão ambiental de cidades e estados
Bem manejadaskg C m -2 ) Balanço de carbono após 20 anos da conversão de floresta para pastagem bem manejadas na Amazônia (kg C m -2 ) 11 a
Palestrante: José Eustáquio Viola
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
Produção de material didático
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Neutralização do Carbono
Fotossíntese.
RADIOATIVIDADE E ESTRUTURA ATÔMICA
Adaptações ao Ambiente Físico
Adriano Ferreira Silva Mestrando
Nelson XABREGAS 1, Paulo Monteiro BRANDO 1, Daniel Curtis NEPSTAD 1,2 1 – IPAM Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia 2 – The Woods Hole Research.
Variabilidade de crescimento e idade das árvores da floresta Amazônia Simone Ap. Vieira; Diogo Selhorstb, Plínio B. De Camargoa, Niro Higuchic; Jeff Chambersd.
ANÁLISE DOS FLUXOS DE CO 2 ENTRE A VEGETAÇÃO E A ATMOSFERA EM ÁREAS DE PASTAGEM E FLORESTA NO ESTADO DE RONDÔNIA Anderson Teixeira Telles 1, Fernando L.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Δ 18 O como marcador paleoambiental Disciplina: Mudanças Paleambientais 2008.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
Scientific Expedition, new rules for research by foreigners: José Manoel Saraiva Faria Regras que envolvem expedições científicas. Requisito legal para.
Constituição do planeta Terra:
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Renata Gonçalves Aguiar
O Treinamento e Educação no Projeto LBA. Estudantes e jovens cientistas no Ano 2003 Gradua(n)do187 Mestra(n)do124 Doutora(n)do160 TOTAL471 = 30% do total.
Problemas Ambientais.
Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais
CONCENTRAÇÕES DE CARBONO E NITROGÊNIO EM FOLHAS DE ÁRVORES EM DUAS FLORESTAS DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA BRASILEIRA, SOBRE SOLOS DE FERTILIDADE CONTRASTANTE.
Resultados e Discussão
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
VARIAÇÃO SAZONAL DA BIOMASSA MICROBIANA-C E DA UMIDADE DO SOLO SOB DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS NA AMAZÔNIA CENTRAL O fluxo de CO 2 do solo é um dos.
Fluxos de energia, vapor de água e CO 2 em floresta de terra firme em São Gabriel da Cachoeira Maria Rosimar P.S. Fernandes 1, Charles L. da Costa 2, Napoleão.
Compostos orgânicos e o Ciclo do Carbono
O Efeito Estufa.
Introdução Resultados Metodologia Carbono da biomassa microbiana e fluxo de gases traço em solos sob cultivo de feijão irrigado e sob vegetação nativa.
Ciências Naturais – 8.º ano
É a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de sequestro de carbono é naturalmente realizada.
Curso de Treinamento em Gestão do Risco Climático
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Tendências evolutivas na fisiologia animal
Conjunto de elementos ou componentes que se relacionam entre si
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Prof. Lourenço
Padrões do Crescimento
Transcrição da apresentação:

Variação da composição isotópica do CO2 relacionada a fatores edafo- climáticos em florestas e pastagem da Amazônia Central Françoise Yoko Ishida Plínio Camargo Jean Ometto Luiz Antonio Martinelli Jim Ehleringer Haroldo J. Silva LBA – CD 02

INTRODUÇÃO Ishida-2005

Balanço de Carbono ??? Fotossíntese Respiração Sistema Natural Ishida-2005

Objetivo geral: Isótopos Estáveis. Explicar questões relacionadas a fisiologia das plantas e a ecologia de ecossistemas em escala local, através do uso dos Isótopos Estáveis. Composição Isotópica do C: R= 13C/12C R= raro/abundante 13C (maior massa= 6 prótons e 7 nêutrons) 12C (menor massa= 6 prótons e 6 nêutrons) Ishida-2005

Hipóteses: Eventos de seca pronunciada determinarão alterações fisiológicas importantes na assimilação de carbono (fotossíntese), sendo detectadas na assinatura isotópica do CO2 respirado e na diminuição da razão ci/ca O CO2 liberado (via respiração) terá valor isotópico relacionado às condições microclimáticas e fisiológicas da vegetação c) Pastagens com gramíneas (ciclo fotossintético C4) determinarão mudanças perceptíveis na assinatura isotópica do CO2 liberado para a atmosfera, permitindo escalonar a origem desse CO2 respirado Ishida-2005

METODOLOGIA Ishida-2005

Floresta Primária (controle) = km 67 Rio Amazonas Local: FLONA Tapajós 3 sítios de estudo: Floresta Primária (controle) = km 67 b) Floresta Primária sob exclusão de chuvas = Seca Floresta c) Pastagem Santarém Rio Tapajós Km 67 Seca Floresta Ishida-2005

Floresta Primária Seca Floresta Pastagem Ishida-2005

Técnica de Keeling Plot Respiração do Ecossistema = -30,47‰ Ishida-2005

Amostras de ar δ13CCO2 Ishida-2005

Amostras de folhas δ13Cfolha Ishida-2005

LEI-CENA/USP Ishida-2005

d13Cfolha = d13Ca - a - (b - a)• ci/ca 4.4 ‰ 27 ‰ (0.4 - 0.9) -8 ‰ * Valores calculados EQUAÇÃO de Fahrquar Ishida-2005

RESULTADOS E DISCUSSÃO Ishida-2005

Ishida-2005

Ishida-2005

Ishida-2005

Cenário no Dossel Ishida-2005

Cenário no Sub-Bosque Ishida-2005

Ishida-2005

Considerações Finais: As florestas da Amazônia sem perturbação podem ser consideradas como um sistema sem restrição de carbono, fato corroborado pelos valores mais negativos de δ13C e também pela razão ci/ca 1 Ishida-2005

Considerações Finais: O cenário de pastagens na Amazônia (principal atividade de mudança no uso da terra) é importante no balanço regional de C. Como a assinatura isotópica de plantas C4 é distinta das plantas C3, alterações nas medidas de trocas gasosas podem ser detectadas pela variação na composição isotópica Ishida-2005

OBRIGADA!!!