EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Produtos da Indústria Portuguesa
Advertisements

Materiais utilizados na Indústria Eléctrica e Electrónica
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
ATIVIDADE INDUSTRIAL.
O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. Pr 17:17
A idade dos Metais.
Classificação dos materiais
MATERIAIS.
Rochas sedimentares.
Materiais e Ferramentas
Elementos Básicos de Operações
ROCHAS E MINERAIS.
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
O Vidro.
PRÉ HISTÓRIA.
Recursos Minerais.
Atividades do campo.
Engenharia de Materiais Rodrigo Magnabosco © –Slide 1.
Composição da matéria Prof. Jair alberto
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
O Barro.
Recursos Minerais.
Novos materiais e Esporte Universidade Federal do Rio de Janeiro
Uso do subsolo- recursos minerais orgânicos e inorgânicos
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Abordagem Situação atual Benefícios: Solução Contexto
Estrutura Interna da Terra
A Pasta de papel.
Aula 6 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
UTILIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Professor: José Maria Inácio
Química e qualidade de vida
História – Pré-história
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
Minerais no Paraná. Ouro Prata Chumbo Ligas metálicas e âncoras.
Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
Plástico..
Têxteis. Anna Karolyna Souza nº 3.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
CORPO TÊXTIL TÊXTIL.
CLASSIFICAÇÃO DAS FIBRAS TÊXTEIS
Aula 5 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
Tudo sobre a reciclagem de papel Luis b,Rafael e Eduardo
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Resumo perspectiva histórica da CEM
O significado da indústria Há muitas coisas que, para o homem se servir delas, terão que ser transformadas ou fabricadas.
Paulo Sérgio M. Mascarenhas Química
Recursos Minerais.
Gestão Sustentável dos Recursos
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Reciclagem Separação dos resíduos
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Estruturas e Propriedades dos Metais
A indústria.
Para ter acesso a esse material acesse:
POLÍMEROS O que são polímeros?
Para ter acesso a esse material acesse:
IMM - introdução1 Nota prévia inscrição como leitores da Biblioteca início das aulas - 10 minutos após horário oficial avaliação – 4TP + 1P com mínimo.
Para ter acesso a esse material acesse:
A seda é uma fibra têxtil. Qual a sua origem ?
Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais

MATERIAIS No fabrico de objetos, utilizamos os mais variados materiais MATERIAIS No fabrico de objetos, utilizamos os mais variados materiais. Dividem-se em dois grupos: Naturais e artificiais

Materiais artificiais Materiais Naturais Materiais artificiais Origem Exemplos Obtidos por processos de transformação de matérias-primas. Animal Lã, seda, couro, etc. Plásticos Fibras têxteis Papel Vidro Ligas metálicas … Vegetal Algodão, sisal, linho, juta, borracha, madeira, etc. Mineral Ferro, alumínio, ouro, prata, cobre, calcário, etc.

Materiais Naturais Foi à Natureza que o Homem recorreu para encontra as matérias-primas necessárias à produção dos seus objetos.

Materiais Naturais Os materiais cerâmicos são conhecidos desde a antiguidade. Os primeiros objetos cerâmicos terão surgido quando o homem primitivo descobriu que determinadas matérias-primas, a argila ou barro, poderiam ser moldadas quando adicionadas a água. As peças obtidas, depois de secas ao sol, endureciam a mantinham a sua forma Barro ou argila Mais tarde, descoberto o fogo, o homem terá verificado que as peças cerâmicas que fazia podiam ver a sua resistência acrescida por ação do calor. Peças cerâmicas

Materiais Naturais Depois o Homem descobriu os materiais metálicos, como o ouro, o cobre, o bronze, o ferro, a prata, que foram e são a base de muitos dos nossos objetos que utilizamos no dia a dia.

Materiais Naturais Os metais mais abundantes na Terra são o cobre, o alumínio, o ferro, o chumbo, o zinco e o estanho. Ligas Metálicas As ligas metálicas podem ser de dois tipos: Ligas metálicas ferrosas, (aços e ferros fundidos) Ligas metálicas não ferrosas, ( bronze, latão, …)

É um material orgânico de origem vegetal. Materiais Naturais Madeira É um material orgânico de origem vegetal. Toros de madeira Barrotes de madeira aparelhados

Materiais Naturais Os derivados da madeira são produtos que se obtêm da madeira, e pretendem colmatar as limitações desse material, bem como adaptar a madeira a usos mais específicos. Contraplacados Aglomerados Platex Folheados

Pasta de papel É atualmente a matéria-prima utilizada no fabrico de papel, proveniente da madeira do pinheiro e do eucalipto, constituída em grande parte por celulose. Papel Reciclado: Os papeis usados, juntamente com aparas de papéis que sobram das indústrias, após um processo de branqueamento, são a matéria-prima para a produção de novo papel no processo de reciclagem.

Pasta de papel A pasta de papel dá origem a diversos tipos de papel cartões e cartolinas que utilizamos no dia a dia.

Cartões e Cartolinas

Materiais Naturais Cortiça A cortiça é a casca de uma árvore que se chama sobreiro. A indústria corticeira utiliza diretamente a cortiça no fabrico de peças ou transforma-a em placas de aglomerado.

Fibras de origem vegetal Materiais Naturais Fibras de origem vegetal Uma das fibras naturais mais usadas do mundo, o algodão é uma fibra branca de origem vegetal, gerada ao redor das sementes do algodoeiro. É um dos materiais naturais mais usados na indústria têxtil, em forma de fio compacto ou de tecidos, como a malha e os jeans. Algodão Sisal

Meada, novelo de Linho. Tecido de Linho Juta

Materiais Naturais Fibras de origem animal Seda Fibra de origem animal, retirada do casulo que a larva de um inseto (bombix mori - chamada bicho-da-seda) constrói em volta de si mesma. Lã Fibra animal, retirada de diversos animais, como as ovelhas, cabras lhamas, camelos e até coelhos.

Materiais Naturais Fibras de origem mineral O Amianto pertence a uma família de minerais fibrosos que são encontrados em depósitos subterrâneos, essa fibra mineral é usada no isolamento das casas, na proteção ao fogo (em roupas de segurança), etc.

Materiais Artificiais Origem sintética – Materiais sintéticos são formados por componentes que não são encontrados na natureza. Ex: Plásticos Cuidado!!!

Vidro O vidro é um material inorgânico fabricado a partir de areia pura à qual se junta aditivos. Alguns tipos de vidro: Vidros planos Cristal Pirex

Materiais compósitos Compósito é a designação dada a um material que é constituído por dois ou mais tipos de substâncias. Contraplacado e Poliestereno; Fibra de vidro impregnada de resina fenólica; Polímero/resinas e cimento; Fragmentos de quartzo e mármore; Fibras celulósicas e produtos agrícolas renováveis; Nylon, poliuretano, poliéster e rayon; Chifon de poliéster e mistura de algodão e seda

Como podemos constatar, os materiais sempre estiveram e continuam a estar ligados à história da humanidade. Estão intimamente relacionados com a emergência de civilizações e ascensão do homem, que acabaram por marcar a história da sua evolução em períodos marcantes, como a Idade da Pedra, a Idade do Bronze e a Idade do Ferro. A utilização das matérias-primas e a transformação em materiais tem sido fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A ciência a tecnologia e a engenharia dos materiais continuarão a dar as respostas às nossas necessidades. Existem novos materiais como o Grafeno, por exemplo, que vão operar autênticas revoluções no mundo tecnológico.