HTML – Hyper Text Markup Language

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação Este módulo permitirá aos alunos desenvolveram aplicações web com acesso a bases de dados, disponibilizando a informação de uma forma dinâmica.
Advertisements

Tutorial Joomla! Gerenciando Artigos Inclusão ou Edição de Artigos
Faculdades Integradas Santa Cruz
Hipermídia Aula 3.
HTML - HiperText Markup Language Tecnologia para Web
O TECLADO 1 -Principais teclas de edição de texto Tecla Função
Programação II Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Formulários Um formulário é um modelo para a entrada de um conjunto de dados. O elemento delimita um formulário e contém uma seqüência de elementos de.
Acrescentando som e vídeo
Programas Utilitários Básicos
Encontro Linguagem HTML; 13. Hospedagem na WWW.
Geórgia Maria e Maria das Graças
Utilizando a linguagem HTML para criar FORMULÁRIOS
Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Html (2 º parte) Fernanda Barroso UM.
Internet Principais conceitos.
HTML O que é? HiperText Markup Language
A Linguagem HTML.
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 10 – 15/05/2013.
Protocolo HTTP e HTML Prof. Danton Cavalcanti Franco Junior
HTML Básico João Araujo.
Linguagem de Programação para WEB
HTML.
Aulas ministradas por:
Aula02 TAGS Estrutura de uma página html Como salvar página web
Formulários Objectivo: obter do utilizador respostas personalizadas
Arquitecturas de extensão do servidor HTTP CGI | ISAPI : ASP, ASP.NET Programação na Internet Secção de Programação ISEL-DEETC-LEIC Luis Falcão -
Material elaborado por
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Curso de JavaWeb Módulo 1 e 2 Instrutores: Rodrigo Cardoso
Formulários HTML Jobson Ronan
PHP - Formulário Instituto Vianna Júnior Desenvolvimento para Web Prof. Lúcia Helena de Magalhães 2008.
Profº Cláudio Barbosa HTML – Formulários  Utilizados para enviar dados que serão processados por scripts nos servidores.
Oficina Plone Criação de Formulários
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Prof.: Jean Carlo Mendes
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS Antes de começar com J2EE.
Formulários HTML Professor Rafael Silva. Criação do formulário Elementos do formulário Action: Script, página ou para onde será enviado o formulário.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Unidade 2 – Revisão de HTML, CSS e Formulários Prof.: Henrique Santos
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
PHP e Formulários Web.
Profª. Elizangela M. F. da Silva Responsável: Carlos Alberto da Silva.
7 - Criação de Páginas Web
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
HTML HyperText Markup Language. 2 Origem O HTML foi criado, juntamente com o HTTP nos laboratórios do CERN, na europa para permitir a consulta de documentos.
José Francisco PHP & MySQL. Os slides originais são parte do material de cursos anteriores do curso de PHP, ministrados por Sérgio Clemente.
Desenvolvimento Web com Banco de Dados
Curso de Gestão da Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Módulo 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação.
1 Sistemas Multimídia Fundamentos Básicos - HTML Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago.
HTML Estrutura e Sintaxe.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Aplicativos para Internet Aula 07 Formulários. Aplicações web dinânicas normalmente precisam receber entradas de dados de seus usuários. Para atender.
Prof. Wolley Profa. Érika
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Prof.: Jean Carlo Mendes
WWW e HTML HTML - Básico Curso de Formação de Usuários WWW e Projetistas de Paginas HTML Organização: LSI - EPUSP.
1 HTML Prof. Esp. Andrew Rodrigues Aula 03. II - Linguagem de Marcação HTML 2 Tabelas Cria uma tabela. Linha de uma tabela Célula individual numa linha.
1 HTML Prof. Esp. Andrew Rodrigues Aula 02. II - Linguagem de Marcação HTML 2 Sintaxe Básica do HTML Olá mundo!!
1 Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :38 Prof. João Ricardo Anrêo O TAG - que será usado dentro dos tags, e servirá apenas.
Design para Web 8 Formulários Formularios.
WebSites Dinâmicos Professor: Márcio Ferreira da Silva.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 2/6/ :02 1 Vamos verificar o efeito da formação de blocos de texto, através da digitação.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 2/6/ :48 1 Digite os comandos abaixo no Bloco de Notas. Grave com o nome exerc5.htm Exemplos.
Formulários Um formulário é um modelo para a entrada de um conjunto de dados. O elemento delimita um formulário e contém uma seqüência de elementos.
Transcrição da apresentação:

HTML – Hyper Text Markup Language

O que instalar e como Para instalar o Apache, PHP e MySQL fazer o download a partir da distribuição: http://www.apachefriends.org/en/xampp.html Instalar em C:\

Como correr os scripts no Internet Explorer Criar uma pasta Testes em: C:\Xampp\htdocs\ Correr no Internet Explorer com o seguinte endereço: http://127.0.0.1/testes/nome do script ou http://localhost/testes/nome do script

Documento básico e os seus componentes A estrutura de um documento HTML apresenta os seguintes componentes: <HTML> <HEAD><TITLE>Titulo do Documento</TITLE></HEAD> <BODY> texto, imagem, links, ... </BODY> </HTML> As etiquetas HTML não são sensíveis a maiusculas e minusculas. Traduzindo: tanto faz escrever <HTML>, <Html>, <html>, <HtMl>, ...

Cabeçalhos Este é um cabeçalho de nível 1 Há seis níveis de cabeçalhos em HTML, de <H1> a <H6>: <H1>Este é um cabeçalho de nível 1</H1><H2>Este é um cabeçalho de nível 2</H2> <H3>Este é um cabeçalho de nível 3</H3><H4>Este é um cabeçalho de nível 4</H4> <H5>Este é um cabeçalho de nível 5</H5><H6>Este é um cabeçalho de nível 6</H6> Esses cabeçalhos são mostrados da seguinte forma: Este é um cabeçalho de nível 1 Este é um cabeçalho de nível 2 Este é um cabeçalho de nível 3 Este é um cabeçalho de nível 4 Este é um cabeçalho de nível 5 Este é um cabeçalho de nível 6

Quebras de Linha e Parágrafos Quando queremos mudar de linha, usamos o elemento <BR>. Isso só é necessário quando queremos uma quebra de linha em determinado ponto, pois os browsers já quebram as linhas automaticamente para apresentar os textos. Com sucessivos <BR>, podemos inserir diversas linhas em branco nos documentos.   Parágrafos Para separar blocos de texto, usamos o elemento <P> Parágrafo 1<P>Parágrafo 2.

Listas não numeradas <UL> <LI>item de uma lista <LI>item de uma lista, que pode ser tão grande quanto se queira, sem que seja necessário preocupar-se com a formatação das margens de texto <LI>item </UL> item de uma lista item de uma lista, que pode ser tão grande quanto se queira, sem que seja necessário preocupar-se com a formatação das margens de texto item

Listas numeradas <OL> <LI>item de uma lista numerada <LI>item de uma lista numerada, que pode ser tão grande quanto se queira, sem que seja necessário se preocupar com a formatação das margens de texto <LI>item de lista numerada </OL> item de uma lista numerada item de uma lista numerada, que pode ser tão grande quanto se queira, sem que seja necessário preocupar-se com a formatação das margens de texto item de lista numerada

Estilos <B> Quando disponível no browser, é mostrado em negrito (nalguns browsers, pode aparecer sublinhado) <I> Itálico (em alguns casos, caracteres inclinados) <TT> Tipo teletype - fonte de espaçamento fixo. <U> Sublinhado. Deve ser usado com cuidado, pois confunde-se com a apresentação de links.

Comentários <!–- Isto é um Comentário -->

Forms (Formulários) Um formulário é um modelo para a entrada de um conjunto de dados. O primeiro passo para fazer formulários é aprender as etiquetas que desenham as janelas de entrada de dados, para depois trabalharmos com os scripts, que são os programas que tratam esses dados, oferecendo os serviços desejados (acesso a base de dados, envio de e-mail, etc.). O elemento <FORM> delimita um formulário e contém uma sequência de elementos de entrada e de formatação do documento. <FORM ACTION="URL_de_script" METHOD=método>...</FORM>

Forms (Formulários) <FORM ACTION="URL_de_script" METHOD=método>...</FORM> Os atributos de FORM que nos interessam agora são: ACTION Especifica o URL do script ao qual serão enviados os dados do formulário. METHOD Seleciona um método para aceder ao URL de acção. Os métodos usados actualmente são GET e POST. Ambos os métodos transferem dados do browser para o servidor, com a seguinte diferença básica: POST os dados entrados fazem parte do corpo da mensagem enviada para o servidor; transfere grande quantidade de dados. GET os dados entrados fazem parte do URL (endereço) associado à consulta enviada para o servidor; suporta até 128 caracteres.

Forms (Formulários) INPUT O campo <INPUT> tem um atributo TYPE, ao qual atribuímos seis valores diferentes (text, password, submit, checkbox, radio e reset) para gerar seis tipos diferentes de entrada de dados.   Campo de dados texto: Nome: <INPUT TYPE=TEXT NAME="Nome"> produz o resultado: Nome:

Forms (Formulários) INPUT Campo de dados password: Entrada de texto na qual os caracteres são escondidos por asteriscos. Login: <INPUT TYPE=TEXT NAME=“login”><br> Password: <INPUT TYPE=PASSWORD NAME="senha"> Login: Password:

Forms (Formulários) VALUE Seu nome VALUE pode ser usado para dar um valor inicial a um campo de tipo texto ou senha. Desse modo, se o utilizador não preencher este campo, será adoptado este valor padrão. Se o utilizador quiser entrar dados, simplesmente apaga o que já estiver escrito e escreve as suas informações. Nome: <INPUT TYPE=TEXT NAME="nome" VALUE="Seu nome"> Nome: Seu nome

Forms (Formulários) INPUT SUBMIT apresenta o botão que causa o envio dos dados de entrada para o servidor: <INPUT TYPE=SUBMIT VALUE="Envia mensagem"> Envia mensagem

Forms (Formulários) Exemplo: <form action=“author.php" method= "post"> Enter the new author:<br> Name: <input type=text name="name" ><br> Email: <input type=text name="email" ><br> <input type=submit value=“GO!" > </form>

Forms (Formulários) Exemplo: author.php <?php $name=$_POST['name']; $email=$_POST['email']; echo $name . "<BR>". $email; ?>

Forms (Formulários) Exemplo: código html e php no mesmo ficheiro <form action=“<?php echo $_SERVER [‘PHP_SELF’]; ?>" method= "post"> Enter the new author:<br> Name: <input type=text name="name" ><br> Email: <input type=text name="email" ><br> <input type=submit value=“GO!" > </form>

Forms (Formulários) SELECT: <SELECT> apresenta uma lista de valores, através de campos OPTION. Apresenta uma combo box ao utilizador. Exemplo: <SELECT NAME="sabor"> <OPTION>Abacaxi <OPTION>Creme <OPTION>Morango <OPTION>Chocolate </SELECT>

Links (Ligações) Com HTML é possível fazermos ligações de uma região de texto (ou imagem) a um outro documento ou endereço.São as ligações de hipertexto - também chamadas hypertext links ou hiperlinks ou simplesmente links. Para inserir um link num documento, utilizamos a etiqueta <A>, da seguinte forma: <A HREF = "arq_destino">âncora</A> onde: arq_destino É o URL do documento de destino; âncora É o texto ou imagem que servirá de ligação hipertexto do documento sendo apresentado para o documento de destino. Exemplo: <a href="http://www.iseg.utl.pt"> ISEG </a>