O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encerrando Ciclos (Fernando Pessoa).
Advertisements

O valor de uma história.
ERA UMA VEZ….
História e Geografia de Portugal
A República faz 100 anos.
A Revolução Liberal de 1820.
25 de Abril de 1974.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
JESUS REZA A DEUS SEU PAI
O dia em que quase perdemos o
Atos dos Apóstolos 5,17-26 Naqueles dias, levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva e.
Atos dos Apóstolos 12,1-11 Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
O 25 de Abril.
Prof. Everton da silva correa
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
Restaurados por Cristo – Mulher hemorrágica
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
Área de Integração Democracia e cidadania
Discriminação social tu escolhes! tu decides! Trabalho realizado por:
Implantação da República Portuguesa
Aula n.º 33 A Oposição ao Estado Novo A Guerra Colonial 25 de Abril Independência das Colónias A Constituição de 1976.
Realizado por: Hilário, Vasco e Ricardo. Durante o Estado Novo ouvir rádio podia ser crime. Principalmente se fosse alguma emissora da Europa de Leste,
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Sabe como capturar porcos
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
A conquista da liberdade
História e Geografia de Portugal
História e geografia de Portugal
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
“A pessoa que sou faz toda a diferença
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
Revolução dos cravos 25 abril (1974)
O ESTADO NOVO.
O ESTADO NOVO António de Oliveira Salazar AUTORA / ESCOLA C O L É G I
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
A revolução do 25 de Abril de 1974 A revolução do 25 de Abril de 1974: Os motivos  A conjugação de diversos fatores como a debilidade da oposição política,
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
1 Curso Técnico Administrativo. Antes do 25 de Abril O país vivia mergulhado na tristeza e no medo; Não havia democracia, não se realizavam eleições livres.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
CICLOS EM NOSSAS VIDAS..
Encerrando Ciclos By Búzios a a.
Por: Bárbara Rêgo e Sara Dias
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Carta do Apóstolo Paulo
De Julho de 1847 a Abril de 1851 De Gramido à Regeneração / 03 / 14.
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
ABRIL 1974.
O ESTADO NOVO História e Geografia de Portugal 6.º Ano.
LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas
Você sabe como capturar porcos selvagens? AUMENTE O SOM ! Reformatado por Abril 2008 Formatado por Cris Sousa.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE AS DERROTAS
Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário.
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Você sabe como capturar porcos selvagens?. Havia um professor de Química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto.
25 de Abril Revolução dos Cravos O Antes, o Momento e o Depois.
A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.
O 25 DE ABRIL. Quando o Marcello Caetano substituiu Salazar, o povo de Portugal pensou que a situação em que se encontrava o pais iria melhorar, mas esse.
25 de Abril de 1974 Diogo Martins Nº7 6ºJ.
25 de abril História.
Transcrição da apresentação:

O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.

Poema sobre o 25 de Abril de Manuel Alegre Foram dias foram anos a esperar por um só dia. Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia na esperança de um só dia.

Causas que levaram ao 25 de Abril A falta de liberdade; Isolamento internacional do país; População desgastada pela guerra; Agravamento das condições de vida; Descontentamento dos militares; Ânsia de liberdade.

Como tudo aconteceu O dia 25 de Abril é feriado nacional e é o "Dia da Liberdade". Quando aconteceu o 25 de Abril em 1974, tu ainda não tinhas nascido mas, se falares com os teus familiares mais velhos, provavelmente eles terão imensas memórias sobre o que aconteceu e o que esta data significou para o nosso país.

Desvenda já aqui um pouco a razão de se chamar a este dia o "Dia da Liberdade". Desde 1933 que se instalou em Portugal o Regime do Estado Novo, orientado por um senhor chamado Oliveira Salazar. Este regime (governo) era um regime de ditadura. Sabes o que é uma ditadura? Uma ditadura é um sistema político onde todos os poderes estão concentrados numa só pessoa (ou num grupo reduzido de pessoas) e onde as outras pessoas deixam de ter liberdade para dizer o que pensam, o que querem, e são obrigadas a fazer tudo aquilo que lhes dizem, sem reclamar, senão... podem ser presas.

E foi o que aconteceu durante cerca de 40 anos em Portugal E foi o que aconteceu durante cerca de 40 anos em Portugal. O país mergulhou na tristeza, no medo, no pânico e no atraso a nível de evolução em vários campos!... Não havia democracia, ou seja não se realizavam eleições livres, como nos nossos dias e, como tal, as pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Eram sempre os mesmos a governar o nosso país e os portugueses tinham de aceitar isso e calarem-se! Mas havia muitas outras coisas que faziam com que o nosso país vivesse retraído e tivesse "parado no tempo", não evoluindo como a maioria dos países da Europa naquela altura. Ora vê só alguns exemplos

» A escola era obrigatória só até à 4ª classe (4º ano) » A escola era obrigatória só até à 4ª classe (4º ano). A partir daí era difícil continuar a estudar. » As pessoas não podiam escrever o que queriam nem ler, ver e ouvir o que desejavam, tanto nos jornais, rádio ou televisão! Era tudo escolhido pela censura, conhecida como "lápis-azul", que limitava a liberdade de expressão. » Qualquer pessoa que falasse mal do regime ou fosse contra o colonialismo dos países africanos era, imediatamente, presa pela PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.

Como vês era terrível! A solução para acabar com este modo de vida partiu dos militares, daqueles que já tinham estado na guerra. Já fartos de tantos conflitos e da falta de liberdade que se fazia sentir, criaram o MFA, Movimento das Forças Armadas, que tinha como missão, acabar com este governo. Combinaram que, na madrugada do dia 25 de Abril 1974,  derrubariam o regime orientado por Marcelo Caetano (que seguiu as pisadas de Salazar, após a morte deste),  logo depois de ouvirem na rádio duas "senhas" (sinais) que indicavam o momento certo para avançarem. Sabes quais foram as senhas? Foram canções! Pois é, a primeira chamava-se "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho e a segunda foi "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso

» Todos os homens eram obrigados a ir à tropa e o serviço militar durava 4 anos! Era rara a família que não tivesse alguém a combater em África (na altura estava a decorrer a "Guerra Colonial") E tudo funcionou na perfeição. No dia 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas derrubou o regime sem tiros e pôs fim ao Estado Novo. Não houve qualquer resistência por parte dos governantes. A ditadura terminou e a liberdade regressou ao nosso país! Nesse dia, o povo português saiu à rua para comemorar o regresso da democracia juntamente com os militares que colocavam cravos vermelhos nos canos das suas espingardas. Daí o nome de Revolução dos Cravos.

Curiosidade: Sabias que, antes da revolução, a Ponte 25 de Abril chamava-se "Ponte Salazar" porque foi inaugurada durante o governo de Salazar? Logo após a Revolução de 25 de Abril, a ponte mudou de nome e passou a ser conhecida como "Ponte 25 de Abril". Agora já percebes porque é que este dia é chamado de o "Dia da Liberdade"? Porque o 25 de Abril de 1974 devolveu a liberdade ao povo português. Mas o 25 de Abril também terminou com a guerra em África, dando início à descolonização dos países ocupados por Portugal neste continente, devolvendo, desta forma também, a liberdade a estes povos. E assim começou uma nova etapa na história do nosso país onde o lema "Democratizar, Descolonizar e Desenvolver" fez Portugal regressar ao núcleo dos países "livres" e amantes da paz.

Trabalho realizado por: Diogo Gonçalo nº6, José Pedro nº11, Steve nº19 e Tiago nº 20 Estes alunos fazem parte da turma do 6ºA