Cabeamento Estruturado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Par Trançado e Cabo Coaxial
Advertisements

O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Meios Físicos Prof. Vital P. Santos Jr..
enlaces de vários tipos aplicações protocolos hardware, software
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Agenda Aula 4: Modelos de Referência OSI TCP/IP OSI x TCP/IP.
Redes de Computadores Arquitetura de Protocolos
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
Topologias de Rede.
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Open Systems Interconnection
Tecnologias de Transmissão
USB – Universal Serial Bus
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Modelos de Referência.
Modelos de Referência.
Meios físicos de Transmissão de Dados
Camada Física Capitulo 03 Prof. Ricardo de Macedo.
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Trabalho realizado por: Christophe do Real Nº8
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
REDES DE COMPUTADORES Comparativo dos modelos ISSO/OSI x TCP/IP
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Protocolos e o Modelo OSI
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
REDE DE COMPUTADORES.
Redes de Computadores.
Redes Aula 6 Professor: Marcelo Maia.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
MODELOS OSI. Introdução Permite a interconexão de sistemas abertos. Desenvolvido pela ISSO (International Organization for Standardization) Fornece um.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
TCP/IP.
UNIFEI REDES DE COMUNICAÇÃO DE COMPUTADORES Luiz Lenarth Gabriel Vermaas Capítulo 04 Arquiteturas de Redes.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Conectividade Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 05 – Modelo OSI.
Arquitetura de redes ISSO/OSI Liane Tarouco UFRGS.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
Redes de computadores.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Modelo de Referência OSI/ISO Modelo OSI
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Modelo OSI.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI Aula 2 IGOR ALVES.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Transcrição da apresentação:

Cabeamento Estruturado Rede de Computadores Cabeamento Estruturado

Cabo Coaxial Composição: Fio central chamado de condutor interno Camada isolante, chamada dieletrico, que envolve o condutor interno; Camada de chapa ou trança metálica, chamada de blindagem, que cobre o dielétrico; Camada final de isolação, chamada jaqueta.

Tipos: Cabo Coaxial Fino (Thinnet) Cabo Coaxial Grosso (Thicknet)

Cabo Coaxial A: revestimento de plástico B: tela de cobre C: isolador dialétrico interno D: núcleo de cobre

Cabo Coaxial Thinnet: 185 metros Padrão RG-58 A/U e /U 10 Base 2 Thicknet: 500 metros 10 base 5

Cabo Coaxial Conector BNC Conector BNC em “T” Terminador (50 ohms) Transmissões até 10 Mbps

Fibra Optica Fibra óptica é um filamento, de vidro ou de materiais poliméricos, com capacidade de transmitir luz

Fibra Optica Vantagens: Maior taxa de transmissão; Grande velocidade; Grandes distâncias; Impermeável a interferências externas ou interceptação.

Fibra Optica Desvantagens: Instalação complexa; Exige mão-de-obra qualificada; Alto custo.

Fibra Optica Tipos: Modo simples: as transmissões enviam o sinal de luz ao longo de um caminho único; Multimodo: o cabo de fibra óptica contém vários sinais de luz que se movem ao longo do cabo.

Par Trançado Existem dois tipos: UTP e STP UTP (sem blindagem); STP (com blindagem); 10baseT 100 metros

Par Trançado EIA/TIA – Padrão 568 Categorias: Cat 1 – para transporte de voz, mas não dados; Cat 2 – transmissões de dados até 4Mbps; Cat 3 – Transmissões de dados até 10Mbps; Cat 4 – Transmissões de dados até 16Mbps; Cat 5/5e – Transmissões de dados até 100 e 250 Mbps, respectivamente

Par Trançado EIA/TIA – Padrão 568 Conector RJ45; Rack e bandejas; Patch panels; Tomadas e conectores fêmeas; Ferramentas para confecção dos cabos.

Par Trançado T568A T568B 1. Branco/verde 1. Branco/laranja 2. Verde 2. Laranja 3. Branco/laranja 3. Branco/verde 4. Azul 4. Azul 5. Branco/azul 5. Branco/azul 6. Laranja 6. Verde 7.Branco/marron 7. Branco/marron 8. Marron 8. Marron

Par Trançado Seleção do Cabeamento a ser utilizado Qual será a intensidade do tráfego da rede? Quais são os requisitos de segurança da rede? Que distãncia o cabo deve abranger? Quais são as opções de cabos? Instalação? Qual é o orçamento previsto para o cabeamento?

Modelo OSI ISO (Organização Internacional de Padronização); Criado para facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes; Esse modelo serve de base para qualquer tipo de rede, seja de curta, média ou longa distância.

Modelo OSI Características: Dividido em sete níveis (camadas); As três camadas mais baixas cuidam dos aspectos relacionados à transmissão propriamente dita; A camada de transporte lida com a comunicação fim a fim; As três camadas superiores se preocupam com os aspectos relacionados à aplicação, já a nível de usuários; A comunicação entre sistemas ocorre a nível de camadas.

Modelo OSI Camada Física É a única camada que possui acesso físico ao meio de transmissão da rede; Se preocupa com fatores como as especificações elétricas, mecânicas, funcionais e procedurais da interface física entre o equipamento eo meio de transmissão.

Modelo OSI Camada Física Funções: Estabelecimento/encerramento de conexões; Transferências de dados; Gerenciamento das conexões; Os Protocolos deste nível são os que realizam a codificação/decodificação de símbolos e caracteres em sinais elétricos lançados no meio físico.

Modelo OSI Camada Física Prover uma conexão confiável sobre um meio físico; Detectar e, opcionalmente, corrigir erros que por ventura ocorram no nível físico.

Modelo OSI Camada Física Funções: Estabelecimento e liberação da conexão de enlace sobre conexões físicas ativas; Splinting da conexão de enlace; Montagem e delimitação de quadros (framing); Controle de fluxo; Controle de acesso; Controle de erros; Controle de sequência; Gerenciamento.

Modelo OSI Camada Rede Funções: Controlar a operação da rede de um modo geral; Executar o roteamento dos pacotes entre fonte e destino, mesmo que tenha que passar por diversos nós intermediários durante o percurso; Controle de congestionamento; Contabilização do número de pacotes ou bytes utilizados pelo usuário, para fins de tarifação.

Modelo OSI Camada Transporte A camada de transporte provê mecanismos que possibilitam a troca de dados fim-a-fim, ou seja, não se comunica com máquinas intermediárias na rede, como pode ocorrer com as camadas inferiores.

Modelo OSI Camada Transporte Funções: Estabelecimento e liberação da conexão de transporte; Controle de sequência e de erros; Controle de fluxo; Segmentação; Monitoração da qualidade de serviço; Transferência de dados expressos; Gerenciamento.

Modelo OSI Camada Sessão Responsável pelo estabelecimento de sessões entre dois usuários permitindo o transporte ordinário de dados. Administra e sincroniza diálogos entre dois processois de aplicação.

Modelo OSI Camada Sessão Funções: Gerência do controle de diálogo; Sincronização; Gerenciamento da camada de sessão;

Modelo OSI Camada Apresentação A Camada de Apresentação não se preocupa com os dados a nível de bits, mas sim com a sintaxe, ou seja, sua apresentação.

Modelo OSI Camada Apresentação Funções: Define a forma como os tipos e os valores dos dados são definidos, independentemente do sistema computacional utilizado; Criptografia e compressão de dados.

Modelo OSI Camada Aplicação Fornece ao usuário uma interface que permite acesso a diversos serviços de aplicação, convertendo as diferenças entre diferentes fabricantes para um denominador comum.

Modelo OSI Camada Aplicação Funções: Seleção do modo de diálogo (full duplex ou half duplex) Determinação da qualidade de serviço aceitável na conexão; Identificação dos futuros parceiros na comunicação; Especificação de aspectos relativos à segurança.

Conceitos de Internet e TCP/IP A internet é uma rede pública de comunicação de dados, com controle descentralizado e que utiliza o conjunto de protocolos TCP/IP com base para a estrutura de comunicação e seus serviços de rede. O conjunto de protocolos TCP/IP, foi projetado especialmente para ser o protocolo utilizado na internet, sua característica principal é o suporte direto a comunicação entre redes de diversos tipos.

Internet Como surgiu?

Protocolos TCP/IP É um conjunto de protocolos, onde dois dos mais importantes deram seus nomes à arquitetura; A arquitetura TCP/IP, assim como OSI realiza a divisão de funções do sistema de comunicação em estruturas de camadas; Camadas de física, rede, transporte e aplicação.

TCP/IP Camada Física Responsável pelo envio de datagramas construídos pela camada de rede; Realiza o mapeamento entre um endereço de identificação de nível de rede para um endereço físico.

TCP/IP Camada Física Protocolos: Com estrutura de rede própria: X.25, Frame-Relay, ATM... De nível físico: V.24, X.21... De Enlace OSI: PPP, Ethernet, Token-Ring, FDDI, HDLC, SLIP... De barramento de alta-velocidade: SCSI, HIPPI... De mapeamento de endereços: ARP...

TCP/IP Camada de Rede Realiza a comunicação entre máquinas vizinhas através do protocolo IP; Defini um identificador, chamado IP, que é independente de outras formas de endereçamento que possam existir nos níveis inferiores.

TCP/IP Camada de Rede Protocolos: De transporte de dados: IP – Internet Protocol; De controle de erros: ICMP – Internet Control Message Protocol; De controle de grupo de endereços: IGMP – Internet Group Management Protocol.

TCP/IP Camada de Transporte Realiza o transporte de dados fim-a-fim, sem se preocupar com os elementos intermediários.

TCP/IP Camada de Transporte Protocolos: UDP – User Datagram Protocol – Realiza apenas a multiplexação para que várias aplicações possam acessar o sistema de comunicação de forma coerente (não orientado à conexão); TCP – Transmission Control Protocol – Realiza além da multiplexação, o controle de fluxo, o controle de erro, a sequenciação de mensagens entre a origem e o destino. (orientado à conexão).

OSI x TCP/IP OSI trata todos os níveis, enquanto TCP/IP só trata a partir do nível de rede; OSI tem opções de modelos compatíveis, TCP/IP é sempre compatível com várias implementações; OSI oferece serviços orientados à conexão no nível de redes, em TCP/IP só necessário a partir do nível de transporte; As aplicações no TCP/IP têm que implementar de forma completa suas necessidades, no OSI é mais eficiente reaproveitando as funções comuns as diversas aplicações.

Protocolo IP Responsável pela comunicação entre os hosts em uma estrutura TCP/IP; Provê a capacidade de comunicação entre cada elemento componente da rede; Serviço sem conexão e não-confiável; Atribui um esquema de endereçamento; Endereço formado por 32 bits (4 bytes); 200.239.16.100

Endereçamento IP Endereços IP são baseados nos conceitos de Rede e Host Host é qualquer equipamento com capacidade de transmitir e receber pacotes IP em uma rede Hosts são interconectados por uma ou mais redes

Endereçamento IP O endereço IP é composto por: Identificação da rede Identificação do host na rede Tamanho de 32 bits (4 octetos) Representados por 4 números decimais separados por um ponto: 200.1.2.3 Valores válidos no intervalo entre 0.0.0.0 e 255.255.255.255 Os primeiro octeto definem a classe do endereçamento.