Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dosvox.
Advertisements

Comando cut Corta campos da entrada (para selecionar o que se deseja) $ cut -c1 /home/usuário/ agenda_fone: pegar o primeiro caractere de cada linha.
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Support.ebsco.com Tutorial Realização de uma pesquisa avançada nos campos de estilo orientado Localizar do EBSCOhost.
Administração de sistemas operacionais
Configuração de um servidor FTP
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Shell Script Professor: João Paulo
Configuração de servidores SMTP e POP3
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Sistema de Arquivos - PROTEÇÃO DE ARQUIVOS
Gerenciamento de Usuários
Informática Aplicada.
Gerência de Processos no Linux Prof. Antônio Rogério Ramos Pelo menos esse, fui eu que fiz!!!
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
Colégio Técnico Vila Branca
Aula 10 – Revisão comandos do Linux
27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral Linux Grenciamento de Arquivos.
Revisão da Linguagem C.
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Interpretador Online.
Fundamentos da Informática
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Criando Apresentações
Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
SACADO Cobrança Caixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios.
Conheça o PDV Apresenta as principais ferramentas e
Para escolher uma AAS Em uma célula de uma coluna buscamos em fx o
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Word Professor: Leandro Crescencio
Sistemas Operacionais
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Sistemas Operacionais
Oficina Plone Criação de Formulários
Sistema Operacional DOS 6.22 PROF. PAULO LORINI NAJAR
Professor Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Treinamento Fusion Relatórios Fusion ECM Suite
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
Diferenças entre Microsoft Office e BrOffice.org
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
MatLab (Matrix Laboratory)
Iº Workshop Linux da Unijorge
Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Profº Cláudio Barbosa VBScript Introdução  Visual Basic - Linguagem de uso geral da Microsoft.  VBScript (Visual Basic.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
Microsoft Excel.
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
MatLab (Matrix Laboratory)
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
Evoluindo em comandos Unix / Linux Cid Rodrigues de Andrade No site acima encontram-se dados sobre licenciamento e forma.
Profª Dalila Borges Justino Lins
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Shell Script Prof. Rafael Paoliello Guimarães FAESA.
Voce pode ativa e desativar permissões de arquivos usando os sinais de mais(+) e menos (-), respectivamente, junto com as letras para indicar o que muda.
Transcrição da apresentação:

Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática

Comandos Os comandos apresentados nesta seção destinam-se principalmente ao processo de visualização e busca em arquivos em texto puro. Comando cat Imprime o conteúdo de um arquivo na tela. Mostra o conteúdo de uma só vez, não interrompendo a exibição para facilitar a leitura. Caso nenhum nome de arquivo ou argumentos seja fornecido, o cat permite que o usuário entre com os dados na entrada padrão(pelo teclado) e liste o conteúdo.

Tail Imprime as linhas finais de um arquivo qualquer. Por padrão, imprime as últimas dez linhas do arquivo. Dentre os parâmetros possíveis, merece destaque: -n: permite especificar quantas linhas serão impressas, alterando o valor padrão Comando head O comando head age de forma similar ao comando tail, imprimindo as dez primeiras linhas de um arquivo, enquanto o outro imprime as linhas finais. A opção que merece destaque é -n, que permite especificar o número de linhas que serão impressas

Comando find O programa find faz busca na árvore de diretórios, a partir do ponto atual, de arquivos cujos nomes contenham uma expressão passada como parâmetro. - name - Permite buscar um arquivo ou diretório que satisfaça uma dada expressão regular. -iname - Idêntica à opção -name mas desprezando o uso de maiúsculas ou minúsculas. -size - Permite buscar um arquivo pelo seu tamanho. -user - Localiza arquivos e diretórios de um dado usuário. -type – localiza arquivos e diretórios de um dado tipo. -perm – procura por um arquivo com uma permissão específica. -atime – localiza arquivos de acordo com a data de último acesso -mtime – localiza arquivos de acordo com a data de modificação -ctime – localiza arquivos de acordo com a data de criação

Comando locate O programa locate faz buscas de arquivos no sistema. Ele usa uma base de dados com informações sobre a localização dos arquivos, por isso tem performance bem superior ao find. Essa base de dados pode ser consultada por todos os usuários, mas apenas o root tem permissão para fazer atualizações. Exemplo: locate passwd – procura por todos os arquivos que possuam a string passwd em seu nome.

Comando which Aponta o caminho para determinado comando. Comando whatis Imprime a função do comando inserido como parâmetro Comando touch O comando touch é usado para alterar a data/hora de modificação e acesso dos arquivos especificados. Pode ser usado também para criar um arquivo vazio. Por padrão o touch modifica a hora e data de acesso do arquivo para a data corrente da máquina. Para especificar um horário específico deve-se usar:

touch –t anomesdiahoraminuto arquivo Comando wc O wc imprime na tela o número de linhas, palavras e bytes de um arquivo passado como parâmetro, fazendo a contagem. Se for especificado mais de um arquivo, é apresentado um total, que é o somatório dos resultados de contagem de todos eles. Se não for alocada nenhuma opção, o padrão é apresentar todas as informações. Comando diff Exibe a diferença entre dois arquivos. Muito utilizado por programadores.