Relatório elaborado por Alexandre Nixon Soratto, André Fofano, José Lobo Filho, Maurício Evangelista da Silva, Wilibaldo de Souza Junior.  1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I

Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
Normalização
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Conceitos Básicos de Medição
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Apresentação Técnica e Comercial
Qualificação de Organismos Notificados: Requisitos aplicáveis
Sistema português de metrologia e fiscalização
SEGMENTO DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE METALURGIA E DE MATERIAIS
VISITA A CONCESSIONÁRIA BS ENERGY CIDADE DE BRAUNSCHWEIG ALEMANHA Missão Internacional Inmetro/RBMLQ-I Período 28/09/09 a 03/10/09.
WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de 2009.
Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.
CGCRE/INMETRO “Acreditação de Laboratórios”
ESPAÇO DIMEL Conceitos Metrológicos Reestruturação da Dimel
5 Calibração de Sistema de Medição
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Seminário CBR Agência Nacional de Telecomunicações Regulação x Regulamentação Marcos Oliveira Rio, 27/07/2006.
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Marca do evento André Vinicius Fofano Chefe Substituto da Divisão de Serviços Metrológicos SUPERVISÃO METROLÓGICA DISEM/RBMLQ-I.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
AULA 07 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PROF: Elias Junior.
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
Marcelo Castilho de Freitas
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Encontro RBMLQ-I depois de Amanhã 24 e 25 de maio de 2010 DIRETORIA.
MISSÃO INTERNACIONAL PORTUGAL Anilson Conteratto, Marcelo Monteiro
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
Necessidades Relativas a Metrologia
Visita ao PTB Physikalisch Technische Bundesanstalt Caráter: Nacional Natureza: Pública Fundado em 1887 (PTR)
44ª Assembleia Nacional XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 07 de maio de 2014 – Uberlândia/MG Diretrizes para a avaliação da prestação.
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I Levantamento da Distribuição da Força de Trabalho da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (FT_RBMLQ-I/2013)
O SISTEMA DE METROLOGIA LEGAL
Rastreabilidade de Medição
ESCOPO FLEXIVEL ABNT NBR ISO/IEC 17025
Relato de missão ao exterior Grupo B – Portugal - IPQ, ISQ, CATIM RELATO DE VISITA Centro de Apoio Tecnológico a Indústria Metalomecânica Grupo B Alexandre.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Seminário de Disseminação e Multiplicação Nova Abordagem Global para as atividades de Normalização, Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade e Acompanhamento.
VISITA AO MEN - Medição e Verificação da Baixa Saxônia CIDADE DE HANNOVER ALEMANHA Missão Internacional Inmetro/RBMLQ-I Período 28/09/09 a 03/10/09.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Indústria Automobilística Brasileira Autoveículos e Máquinas Agrícolas Marcus Vinicius Aguiar São Paulo, 9 de junho de 2009.
MEN - BRAUNSCHWEIG Braunschweig, 01 de outubro de Participantes: Adriane Lacerda Barbato – IPEM/MG Adriano Araujo Cardoso – IPEM/AM Maurício Evangelista.
Marca do evento Grupo C J a ir José Dorigon, João Batista Jordan,Luiz Carlos Gomes dos Santos,Marco Antônio Lima Berberi e Miguel Ângelo Seixas Missão.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
METROLOGIA IPP - ESTG 2005 Francisco Manteigas (DRE-Alentejo)
CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS.
Calibração de Sistema de Medição
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

Relatório elaborado por Alexandre Nixon Soratto, André Fofano, José Lobo Filho, Maurício Evangelista da Silva, Wilibaldo de Souza Junior.  1

Visão Geral do Instituto de Soldadura e Qualidade Data da visita: 22.09.2009 Local: Porto Salvo, Portugal http://www.isq.pt A apresentação da organização foi realizada pelo Sr. Joaquim Guedelha, Diretor de Laboratórios e o Sr. José Medina, Chefe de Departamentos.

ISQ Entidade privada sem fins lucrativos Inaugurada em 1965 Faturamento anual de 76 milhões de euros Atua em 20 países e em 4 continentes Possui 750 colaboradores em Portugal e 212 nos demais países Suas principais áreas de atuação são a inspeção técnica, a calibração e ensaio, a pesquisa e o desenvolvimento, e a formação de pessoal

ISQ Brasil As áreas de atuação do ISQ BRASIL são: Endoscopia Industrial e Inspeção Correntes Parasitas Ensaios Convencionais (Ultra-Som, Partícula Magnética, Líquido Penetrante, Medição de espessura, Inspeção Visual) Avaliação de Vida Residual Inspeção de Equipamentos para Atendimento aos Requisitos da NR-13.

Instituto de Soldadura e Qualidade O termo soldadura no nome do ISQ é derivado do fato da Instituição iniciar suas atividades na área da soldagem, o que atualmente lhe confere a autorização da Federação Européia de Soldadura e Instituto Internacional de Soldadura (EWF/IIW) para a qualificação de pessoal competente na área da Soldadura, com reconhecimento internacional.

Instituto de Soldadura e Qualidade Possui 21 laboratórios acreditados (NP EN ISO/IEC 17025 que atuam nas áreas química e ambiente, metrologia, elétrica e materiais, e que realizaram 53.200 calibrações em 2008. De acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17024, o ISQ é Organismo de Certificação de Pessoas (Soldadores e Operadores de Soldadura). Organismo Notificado n.º 0028 – Diretivas Europeias, para Elevadores, Máquinas e Equipamento de Pressão/Equipamento para Transporte de Mercadorias Perigosas.

ISQ na Metrologia Legal Inciou as atividades em Metrologia Legal em 1994 como OVM de Analisadores de Gases e Opacímetros. ISQ atua com base na acreditação e na delegação de competência, que é renovada pelo IPQ a cada 3 anos. Possui 98 funcionários atuando nos serviços referentes à metrologia legal, distribuídos em nove Organismos de Verificação Metrológica (OVM) e que realizaram 7800 verificações em instrumentos de medição em 2008.

ISQ na Metrologia Legal (OVM) medidores de intensidade sonora** (P. 977/2009) medidores de gás** (P. 34/2007) analisadores de gases (P. 20/2007) opacímetros (P. 797/97) termógrafos para produtos perecíveis (P.1150/97) sistemas de medição e abastecimento de GLP (P.19/2009) sistemas de força de máquinas de ensaios mecânicos ( P.1540/2007) medidores de comprimento (P.22/2007) medidores de massa continua (P.57/2007)

ISQ na Metrologia Legal (SCM) Atua como SCM em 26 municípios (12 no Algarve e 14 no Norte): Instrumentos de pesagem não automática (P. 225/1985 e 1322/1995) Contadores de tempo de bilhar e tênis de mesa (P. 978/2009) Pesos padrão** (P.100/1986) Dos serviços de verificação metrológica, o ISQ recolhe 20% da taxa cobrada para o IPQ.

Pontos para reflexão O ISQ conta com elevada especialização, know-how e notoriedade nas áreas em que atua, e seus técnicos e peritos atuam como instrutores de pessoal. Aposta na permanente inovação através da coordenação e implementação de projetos nacionais e internacionais de P&D no âmbito da valorização de pessoas.

Pontos para reflexão O palestrante comentou sobre os possíveis benefícios para o Estado em conceder, à entidades privadas, a prestação dos serviços de verificação metrológica: - maior eficiência dos entes privados na prestação dos serviços; - o Estado pode ser mais exigente com o OVM do que com ele próprio; - o estado acaba por arrecadar uma receita maior, uma vez que em muitos casos as despesas para a prestação de serviço são superiores a taxa paga.