Fontes de Campo Magnético

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÍMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO)
Advertisements

Indução Eletromagnética
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
(semelhante ao fluxo de água vA)
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei de Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820,
ATÉ HOJE NÃO SE CONSEGUIU SEPARAR OS PÓLOS MAGNÉTICOS
Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
Relatividade Restrita
Algumas Evidências Experimentais
Germano Maioli Penello
CAMPO ELÉTRICO Considerando uma carga elétrica Q fixa em uma posição do espaço:    Q   A carga Q modifica de alguma forma a região que a envolve Para medir/sentir.
Indução Eletromagnética
Eletromagnetismo Força Magnética 1.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
Campo Magnético Estacionário
Equação de onda Agora que as equações de Maxwell estão completas, vamos ver se o campo eletromagnético pode ter comportamento ondulatório. Se conseguirmos.
Ensaio Magnético Histórico
MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO IVAN SANTOS. SN A PROPRIEDADE DE ATRAÇÃO É MAIOR NAS EXTREMIDADES. MAGNETISMO.
Revisão – UEPA 2013 PRISE III
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820, Hans.
Tópicos em Física Clássica
Magnetismo.
ELETROMAGNETISMO.
Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica “Eletromagnetismo”
Magnetismo Ímãs.
MAGNETISMO: É a propriedade de certos materiais atraírem pedaços de ferro.  ÍMÃS  :  São pedaços  de metais  ferrosos que  têm a propriedade de se atraírem ou 
ÍMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO)
Equações de Maxwell Aula 13 Prof Paulo Rosa INFI/UFMS.
Eletromagnetismo I Prof. Paulo Rosa – INFI/UFMS
Eletromagnetismo.
Campos elétricos na matéria
Força Magnética sobre cargas elétricas
Força Magnética sobre Cargas em um CAMPO MAGNÉTICO UNIFORME
CAMPO MAGNÉTICO (B) O magnetismo origina-se na organização atômica dos materiais. Cada molécula de um material é um pequeno íman natural, denominado de.
Eletromagnetismo 2 meio ambiente Noções Básicas Sobre Campo Magnético
CAP-22: CAMPO ELÉTRICO Lista de exercicios: 1E, 2E, 3E, 4E, 5E, 6E, 14E, 17E, 25P, 39P,
Equações de Maxwell Prof. Luis S. B. Marques
CAMPO ELÉTRICO PRODUZIDO POR UMA LINHA DE CARGA
Magnetismo Já na Grécia antiga se conheciam as propriedades de um minério de ferro encontrado na região da magnésia (Ásia), a magnetita (Fe3O4) : a magnetica.
Campo Magnético Universidade Estadual do Piauí Campus Parnaíba
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE FIOS
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE UM CONDUTOR COM CORRENTE ELÉCTRICA
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Campo Magnético criado por correntes
Magnetostática – Lei de Biot Savart
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820, Hans.
 LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO NUMA ESPIRA CIRCULAR
ELETROMAGNETISMO A corrente alternada.
IMÃS: PROPRIEDADES FÍSICAS
Campos Magnéticos Produzidos por Correntes
Magnetismo Professor John Disciplina Física E.
Indução Eletromagnética
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
ELETROMAGNETISMO Imãs -corpos que tem o poder de atrair ferro e que interagem entre sí.
MAGNETISMO.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
Força Magnética Professor John Disciplina Física E.
Disciplina: Física Professor: Fábio Raimundo Turma: Semi - Extensivo
CAMPO ELECTROMAGNÉTICO
CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
Aula 2 - Campos. Física F III - Unidade I 2 Força gravitacional massa Força eletromagnética Carga elétrica Força nuclear forte Carga nuclear Força nuclear.
LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias
Física IV CAMPOS MAGNÉTICOS E CORRENTE ELÉTRICA
Transcrição da apresentação:

Fontes de Campo Magnético Uma carga parada cria um campo elétrico e este exerce força sobre uma carga parada. Uma carga em movimento cria um campo magnético e ele exerce força sobre uma carga em movimento. Movimento é relativo, mas cuidado.

Campo Magnético de uma Carga em Movimento O vetor unitário liga a carga com o ponto em que queremos calcular o campo.

A carga em movimento também produz campo elétrico.

Linhas de força do campo magnético circulam a direção da velocidade.

Campo magnético de um Elemento de Corrente Existe um principio de superposição dos campos magnéticos. Então, iremos começar pelo campo magnético produzido por um pequeno pedaço de condutor. Neste pequeno pedaço há uma carga (n é o número de cargas em movimento por unidade de volume):

Campo Magnético de um Elemento de Corrente

Biot-Savart Law The Biot-Savart Law relates magnetic fields to the currents which are their sources. In a similar manner, Coulomb's law relates electric fields to the point charges which are their sources. Finding the magnetic field resulting from a current distribution involves the vector product, and is inherently a calculus problem when the distance from the current to the field point is continuously changing.                                                                     http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/magnetic/biosav.html

  Em nosso estudo da eletrostática, observamos que a lei de Coulomb, descrevendo o campo elétrico de cargas puntiformes foi simplesmente o modo pelo qual as observações experimentais relativas a forças eletrostáticas em corpos carregados poderiam ser melhor resumidas. A situação é a mesma em relação a campos magnéticos produzidos por correntes estacionárias. Não há meio de se deduzir uma expressão para estes campos; tudo o que podemos fazer é observar as forças magnéticas criadas por correntes reais experimentalmente e então tentar achar uma expressão matemática para o campo magnético que esteja de acordo com os resultados de todas as observações. Foi justamente desta maneira que a lei de Biot-Savart, a qual dá o campo magnético criado pelo fluxo de corrente em um condutor, foi descoberta. A lei de Biot-Savart diz-nos que o elemento de indução magnética dB associado a uma corrente i em um segmento de um fio condutor descrito por dl é:     a- dirigido em uma direção perpendicular ao dl e ao vetor posição r do segmento do      condutor ao ponto P, no qual o campo está sendo medido, como está ilustrado na Fig. 2 ;     b- diretamente proporcional ao comprimento dl do segmento e à corrente i que ele carrega;     c- inversamente proporcional em módulo ao quadrado da distância r entre o elemento de corrente e o ponto P.     d- proporcional ao seno do ângulo q entre os vetores di e r .

É evidente que a equação (6) concretiza todos os resultados estabelecidos acima, pois ela nos diz que o vetor dB é perpendicular a dl e a r e tem um módulo proporcional a idlsenq /r2, que é exatamente o observado. Nós nos referimos anteriormente ao fato de que as forças magnéticas exibem uma dependência do inverso do quadrado da distância, como as forças de Coulomb entre cargas elétricas. Isto é claramente considerado na equação (6). http://www.unb.br/iq/kleber/EaD/Eletromagnetismo/LeiBiotSavart/LeiBiotSavart.html

Infelizmente a lei de Biot-Savart acima, dá-nos apenas o elemento diferencial da indução magnética B , então para determinar B é necessários somar a contribuição de todos os elementos infinitesimais dl. Esta soma infinita é denonimada de integral, conceito este que será discutido em outra oportunidade. Assim a equação (7), neste limite, assume a forma, http://www.unb.br/iq/kleber/EaD/Eletromagnetismo/LeiBiotSavart/LeiBiotSavart.html

Campo Magnético de um Condutor Retilíneo Transportando uma Corrente

Campo Magnético de um Condutor Retilíneo Transportando uma Corrente Cada vetor infinitesimal tem direção e sentido para dentro da folha. Podemos, então, somar sem problemas.

Falar sobre linhas de E e de B e sobre integral de área =0

Força entre Condutores Paralelos Ic é corrente no fio superior e I no inferior. F é a força no superior. Vai ser orientada de cima para baixo.

Força entre Condutores Paralelos

Um ampére é a corrente invariável que, quando percorre dos fios retilíneos infinitos paralelos separados no vácuo por uma distância de um metro, produz sobre cada metro do condutor uma força exatamente igual a 2 10-7 Newtons.

Campo Magnético de uma Espira Circular

Em 11 de setembro de 1820 Ampere ouviu a respeito da descoberta de Hans Christian Oersted de que uma agulha imantada sofre a ação de uma corrente elétrica. Em 18 de setembro de 1820 ele apresentou um artigo à academia contendo uma exposição bem mais completa deste e de outros fenômenos relacionados.

Lei de Ampère Para um fio condutor:

Lei de Ampère Percurso qualquer: Em b, q parte do fio, a variação total deste ângulo para um caminho sem fio é zero e a integral é nula. Melhor escrever:

Lei de Ampère Generalizada Basicamente, quando um capacitor esta sendo carregado a corrente na superfície de uma de suas placas é nula, o que, pela Lei de Ampere, levaria a um campo magnético nulo, mas a corrente no fio que leva ao capacitor não é nula, isto cria a situação em que o campo é e não é nulo ao mesmo tempo, ou no mínimo é absurdamente descontínuo.

Supõe-se uma pseudocorrente iD na região entre as placas:

Bate com o valor medido.

29.1, 29.3, 29.13, 29.14, 29.15, 29.24, 29.37, 29.38, 29.44, 29.45, 29.49, 29.50,29.56, 29.60, 29.69, 29.70