Universidade Federal de São Carlos Introdução à Linguagem C Comandos.

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Universidade Federal de São Carlos Introdução à Linguagem C Comandos

Comandos do Pré-Processador ou Diretivas de Compilação Definições de tipos (já abordadas) Protótipos de funções(declarações dos tipos de retorno e tipos de parâmetros das funções) Variáveis globais (já abordadas) Funções Corpo do programa (main) Estruturas de um programa em C

Comandos do Pré-Processador ou Diretivas de Compilação Comandos que informam ao compilador do C quais são as constantes simbólicas usadas no programa e quais bibliotecas devem ser anexadas ao programa executável. Ex: #include // inclusão da biblioteca stdio.h #define Max 100 // definição de uma constante

Funções As funções tem sempre a seguinte estrutura: Tipo nome_função (parâmetros); { variáveis locais instruções em C } Um programa sempre começa com a função main: Ex: em C: intmain() { comando_1; comando_2; return (0); } No fim de cada linha de comando há sempre um terminador ;

Condicionais - Commando IF If (expressão) Instrução; Else Instrução2; - Operador ?: (condição ternária) Expressão1 ? expressão2 : expressão3 Retorna a expressão2 se a expressão1 for verdadeira, caso contrário, retorna a expressão3 ex: para retornar o maior número: z = (a > b) ? a : b; Comandos

- Instrução switch: switch (expressão) { case item_1: instrução_1; break; case item_2: instrução_2; break;... case item_n: instrução_n; break; default: instrução; } Os itens que aparecem em seguida à palavra case são valores constantes (não podem ser expressões nem variáveis). Se a expressão inicial coincidir com algum desses itens executa-se a instrução que vem logo a seguir. Caso contrário, e se a palavra default estiver presente (não é obrigatório), passa-se a essa instrução; se não estiver presente passa-se à instrução que se segue à instrução switch. A palavra break (é uma instrução do C) faz com que o comando switch seja finalizado.

Atribuição e operadores O operador de atribuição do C é o =. O que ele faz é pegar o valor à direita e atribuir à variável da esquerda. Em Pascal é equivalente a := OperadorAção +Soma (inteira e ponto flutuante) -Subtração ou Troca de sinal (inteira e ponto flutuante) *Multiplicação (inteira e ponto flutuante) /Divisão (inteira e ponto flutuante) %Resto de divisão (de inteiros) ++Incremento (inteiro e ponto flutuante) --Decremento (inteiro e ponto flutuante) Os operadores de incremento e decremento são unários, ou seja, incrementam ou decrementam, a variável sobre a qual estão aplicados, de 1. Então x++; é o mesmo que x=x+1; x--; é o mesmo que x=x-1; Estes operadores podem ser pré-fixados ou pós- fixados. Ex: x=23; y=x++; teremos, no final, y=23 e x=24. x=23; y=++x;teremos, no final, y=24 e x=24.

Operadores Relacionais e Lógicos Os operadores relacionais do C realizam comparações entre variáveis. São eles: Os operadores relacionais retornam verdadeiro (1) ou falso (0). Para fazer operações com valores lógicos (verdadeiro e falso) temos os operadores lógicos: OperadorAção &&AND (E) ||OR (OU) !NOT (NÃO) OperadorAção >Maior do que >=Maior ou igual a <Menor do que <=Menor ou igual a ==Igual a !=Diferente de

EXEMPLO EM C Cálculo da área de um círculo #include int main() { float raio, area; printf("Informe o raio:\n); scanf(%f, &raio); area = * raio * raio; printf( a área do círculo cujo raio é %f = %f \n,raio,area); return (0); }