RADIOATIVIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RADIOATIVIDADE É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas) , transformando-se em outro.
Advertisements

RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
HISTÓRICO DA RADIOTERAPIA e NOÇÕES DE FÍSICA NUCLEAR
REAÇÕES NUCLEARES.
RADIOATIVIDADE Atividade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE FENÔMENO EM QUE NÚCLEOS INSTÁVEIS EMITEM RADIAÇÕES : PARTÍCULAS (MATÉRIA) E ONDAS (ENERGIA MATÉRIA - PARTÍCULAS ALFA E BETA ENERGIA.
Uímica PROFESSOR B S O O C.
Comparação entre os tipos de reações:
FENÔMENOS NUCLEARES ARTIFICIAIS
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
Radioatividade parte I
Reações Nucleares Artificiais
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
O que você deve saber sobre
RADIOATIVIDADE NATURAL
RADIAÇÕES UTILIZADAS em outubro de 2010.
Eletroquímica Prof: Lourdes.
RADIOATIVIDADE.
Radiação Fukushima.
Conceitos Básicos da Física Nuclear
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade e Energia Nuclear.
O que significa o símbolo abaixo?
RADIOATIVIDADES: EXERCÍCIOS.
RADIOATIVIDADE E ESTRUTURA ATÔMICA
ANDRÉ E suas faces.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade Classificação das radiações: Dois grandes grupos:
Radioatividade e Matemática
Química A Apostila 8 Prof Marcus
RADIOATIVIDADE.
PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS ENERGÉTICOS
Topicos Especiais em Física – Física Nuclear Prof. Dr. Arturo R. Samana Semestre:
ENERGIA NUCLEAR.
Radiação e Seus Riscos à Saúde no Ambiente de Trabalho
Rafaela Ferreira dos Santos
Noções de Física Nuclear
Marcelo Polonio Muler Rodrigo Tosetto
ENERGIA NUCLEAR.
Radioquímica.
Química Nuclear Grupo: Ramon Alexandre Villarreal, 15882
Radioquímica.
Átomos, Moléculas e Íons Jacqueline de Souza Botan Daniela Maria dos Santos.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
QÚIMICA NUCLEAR.
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
A descoberta dos Raios X
Professor: Robinho AULA 3 – QMC E Radioatividade I.
Professor: Robinho AULA 4 – QMC E Radioatividade II.
ENERGIA E MEIO AMBIENTE Professor Elder Latosinski
ESTUDO DAS RADIAÇÕES Prof. Agamenon Roberto.
O Decaimento Radioativo (6 aula)
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
Resumão c = 3x108m/s h=6,63 x J.s = A=Z+N f = 1/T Meio
O NÚCLEO ATÔMICO O Núcleo e Sua Estrutura Isótopos
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
Universidade Federal de Itajubá
MODELOS ATÔMICOS CONCEITOS RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
Transcrição da apresentação:

RADIOATIVIDADE

DEFINIÇÃO É um fenômeno decorrente no núcleo atômico, o qual implica na emissão espontânea de radiações por núcleos instáveis, transformando-os em outros núcleos, ao buscar tal equilíbrio.

PRINCIPAIS RADIAÇÕES ALFA: Partícula formada por 2 prótons e 2 nêutrons (núcleo de He). Com carga de +2, tem baixo poder de penetração, atravessando a pele até 0,05cm, sendo retida por uma folha de papel. P N N P

PRINCIPAIS RADIAÇÕES BETA: É provida da desintegração de um nêutron emitido pelo núcleo. Seu poder de penetração é reduzido, ultrapassando a pele até 1,5cm, porém, é detida por uma chapa de Al de 0,6cm. e

PRINCIPAIS RADIAÇÕES GAMA: São ondas eletromagnéticas providas do núcleo com alto poder de penetração, percorrendo até mesmo 4cm em uma placa de chumbo.

LEIS DA RADIOATIVIDADE Lei de Soddy (emissão α): Quando um núcleo radioativo emite ma partícula α, o seu número atômico se reduz de 2 unidades e sua massa diminui 4 unidades.

LEIS DA RADIOATIVIDADE Lei de Soddy, Fajans, Russel (emissão β): Na emissão de uma partícula β, o número atômico do átomo em questão sofre um aumento em seu número atômico de uma unidade e sua massa não se altera.

MEIA-VIDA OU PERÍODO DE SEMIDESINTEGRAÇÃO Representado por P ou t , é definido como o tempo necessário para que metade dos átomos radioativos presentes numa amostra de um isótopo radioativo se desintegrem.

MEIA-VIDA OU PERÍODO DE SEMIDESINTEGRAÇÃO Pode-se calcular o tempo envolvido, a quantidade de massa ou o número de períodos através da fórmula abaixo: Em que: m = massa final após x períodos m0 = massa inicial x = número de períodos t = tempo total P = tempo de um período

FISSÃO NUCLEAR É o processo pelo qual um núcleo pesado quebra-se ao ser bombardeado por partículas radioativas, formando núcleos menores e liberando grande energia.

FUSÃO NUCLEAR É o processo pelo qual núcleos pequenos se juntam formando núcleos mais pesados e liberando uma quantidade muito grande de energia.

BIBLIOGRAFIA Livro R (Revisão)- Pré-Vestibular- COC

FONTES ELETRÔNICAS http://4.bp.blogspot.com/_yZy4SJGQDIk/S-RwQywGWtI/AAAAAAAAAKc/IprWW8CUYrs/s1600/produ%C3%A7ao+de+p.+alfa.bmp http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo/emissao%20beta.jpg http://www.iped.com.br/sie/uploads/21465.jpg http://1.bp.blogspot.com/_XKkuioTFw2k/TETFMsdcFNI/AAAAAAAAADE/EBUywjKPGuw/s400/EraUmaVez_clip_image002.jpg http://www.plasma.inpe.br/LAP_Portal/LAP_Sitio/Figuras/Reacao_de_Fusao.gif

Uma realização de: 3ºJ Daniel (05) Jefferson (17) Márcio (25) Natalia (29) Pedro Simione (32) 3ºJ