POTÊNCIA E FATOR DE POTÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parte 1: Filtros Ativos de Potência
Advertisements

POTÊNCIA EM CORRENTE ALTERNADA.
SCR EM CA.
Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
VALORES DE UM SINAL ALTERNADO
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Eletricidade A - ENG04474 AULA VIII.
Eletricidade A - ENG04474 AULA XI.
Eletricidade A - ENG04474 AULA IX.
Eletricidade A - ENG04474 AULA X.
Transformada de Fourier (TF)
Eletrônica de Potência
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
Circuitos AC - Oscilações
Fontes de Tensão e Corrente
Exercício 1: Uma instalação apresenta um consumo mensal de KWH, sendo de 200h o período (mensal) de funcionamento e o FP original é de 0,65. Determinar.
EXERCÍCIO.
Potência em Circuitos Trifásicos
Faculdade de Engenharia Revisão de Eletricidade
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
Capacitores para Sistemas de Potência
Transformadores de tensão
Eletricidade e Mecânica
Analise de Circuitos em Corrente Alternada - Ed. Erica
Análise de Circuitos em Corrente Alternada
SISTEMAS DE CARGA E PARTIDA
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
CORRENTE E TENSÃO ALTERNADA
Fundamentos de Circuitos Elétricos
Física Aula 7 – Eletricidade
Linhas de transmissão Tensão e corrente ao longo da linha
Unidade 6 – Corrente Elétrica Alternada
Eletricidade e Mecânica
POTÊNCIA / FATOR DE POTÊNCIA
Potência em CORRENTE ALTERNADA
POTÊNCIA EM CORRENTE ALTERNADA.
É um movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas
CEL AULA 9 SISTEMAS TRIFÁSICOS.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica Prof. Dr. Roberto Cayetano Lotero
Analise de Circuitos em Corrente Alternada - Ed. Erica
Circuitos com excitação Senoidal
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Retificador trifásico não controlado (com ponto médio)
Sistemas trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES ELETRÔNICA BÁSICA
Eletricidade A - ENG04474 AULA I.
Potência C.A..
Retificadores Trifásicos
Polaridade dos transformadores
Fatec SBC Automação Industrial Prof Rômulo
Eletrônica de Potência
Geradores ELÉTRICOS.
TENSÃO / CORENTE ALTERNADA
Linhas de transmissão Tensão e corrente ao longo da linha
Linhas de transmissão.
RESISTORES EM PARALELO
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
A Natureza da Eletricidade
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica Prof. Dr. Roberto Cayetano Lotero
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Elementos básicos e Fasores
5.3 Tensão ou diferença de potencial. 5.3 Tensão ou diferença de potencial.
Professor: Cleidson da Silva Oliveira
Divisão Tecnologia em Automação
Consideremos uma carga q, positiva, fixa, e uma carga q 0, negativa, colocada inicialmente num ponto A. A carga q 0 terá tendência a aproximar-se de q.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Robert L. Boylestad Introductory Circuit Analysis, 8ed. Copyright ©1997 by Pearson Education, Inc. Upper Saddle River, New Jersey All rights reserved.
Aula 09 – REVISÃO E EXERCÍCIOS DE POTÊNCIA E CORREÇÃO DE FP
Transcrição da apresentação:

POTÊNCIA E FATOR DE POTÊNCIA CEL AULA 8 POTÊNCIA E FATOR DE POTÊNCIA

POTÊNCIA SABE-SE QUE A POTÊNCIA TOTAL INSTANTÂNEA “P” É: P = V.I b) SE V FOR NEGATIVA ENQUANTO I FOR POSITIVA EM QUALQUER PARTE DO CIRCUITO, OU VICE VERSA, HAVERÁ UM ATRASO CARACTERIZADO PELO ÂNGULO DE FASE Ɵ. a) QUANDO V e I FOREM AMBAS POSITIVAS OU NEGATIVAS, O PRODUTO É POSITIVO, OU SEJA, TENSÃO E CORRENTE EM FASE.

POTÊNCIA EM UM CIRCUITO RL SÉRIE Para a analise da potencia seja o triangulo de tensões do diagrama fasorial Multipliquemos cada um dos lados por I, resultará o triangulo de potencia I VR.I VL.I  V.I V  VL I VR P=VR.I=V.I.cos é a potência real ou ativa do circuito (W) PAP= S = V.I é a potencia aparente ou total do circuito (VA) PR= Q = VL.I=V.I.sen é a potencia reativa do circuito (VAR)

POTÊNCIA EM UM CIRCUITO RL SÉRIE ESSA “POTÊNCIA NEGATIVA” NÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO; É UMA POTÊNCIA QUE VOLTA PARA A LINHA. ASSIM, AS POTÊNCIAS REAL, REATIVA E APARENTE PODEM SER REPRESENTADAS PELO CHAMADO TRIÂNGULO DE POTÊNCIAS : (VA) (VAR) (W)

PODE VARIAR DESDE 1 (100%), QUANDO O ÂNGULO DE FASE Ɵ É 0º, FATOR DE POTÊNCIA FATOR DE POTÊNCIA É UMA MEDIDA DO APROVEITAMENTO DA ENERGIA E É A RAZÃO ENTRE A POTÊNCIA ATIVA E A POTÊNCIA APARENTE. FP = POTÊNCIAL ATIVA = V.I .cosƟ = cosƟ OU FP = cosƟ = P POTÊNCIA APARENTE V.I S O FATOR DE POTÊNCIA DETERMINA QUE PARCELA DA POTÊNCIA APARENTE É POTÊNCIA ATIVA, OU SEJA, DISPONÍVEL PARA REALIZAR TRABALHO PODE VARIAR DESDE 1 (100%), QUANDO O ÂNGULO DE FASE Ɵ É 0º, ATÉ 0, QUANDO Ɵ FOR 90º.

Carga Puramente Resistiva FATOR DE POTÊNCIA O FATOR DE POTÊNCIA É EXPRESSO COMO UM DECIMAL OU COMO PORCENTAGEM. POR EXEMPLO, UM FATOR DE POTÊNCIA DE 0,7 TEM O MESMO SIGNIFICADO DE 70% E QUER DIZER QUE O APARELHO UTILIZA SOMENTE 70% DOS VOLT-ÀMPERES DA ENTRADA. É ACONSELHÁVEL QUE OS CIRCUITOS PROJETADOS TENHAM UM ALTO FP, POIS ESTES CIRCUITOS UTILIZAM DE FORMA MAIS EFICIENTE A CORRENTE FORNECIDA PELA CARGA. AS CONCESSIONÁRIAS DEFINEM COMO VALOR MÍNIMO 92%. Φ=0 portanto cos Φ=1 a carga aproveita toda a energia fornecida pelo gerador Carga Puramente Resistiva Φ=90 portanto cos Φ=0 não há potencia ativa a carga troca energia entre o gerador. Carga Puramente Indutiva Φ<90 portanto cos Φ<1 há potencia ativa a carga aproveita apenas uma parte da energia fornecida. Carga Indutiva e Resistiva

FATOR DE POTÊNCIA O FATOR DE POTÊNCIA É EXPRESSO COMO UM DECIMAL OU COMO PORCENTAGEM. POR EXEMPLO, UM FATOR DE POTÊNCIA DE 0,7 TEM O MESMO SIGNIFICADO DE 70% E QUER DIZER QUE O APARELHO UTILIZA SOMENTE 70% DOS VOLT-ÀMPERES DA ENTRADA. É ACONSELHÁVEL QUE OS CIRCUITOS PROJETADOS TENHAM UM ALTO FP, POIS ESTES CIRCUITOS UTILIZAM DE FORMA MAIS EFICIENTE A CORRENTE FORNECIDA PELA CARGA. AS CONCESSIONÁRIAS DEFINEM COMO VALOR MÍNIMO 92%.

3) A POTÊNCIA CONSUMIDA POR UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA É DE EXERCÍCIOS 1) UMA CORRENTE DE 7A ESTÁ ATRASADA EM RELAÇÃO A UMA TENSÃO DE 220v EM 30º. QUAL É O FP E A POTÊNCIA REAL CONSUMIDA PELA CARGA? FP = cos Ɵ = cos 30º = 0,866 e P = V.I. cos Ɵ = 220 . 7 . 0,866 = 1334W 2) UM MOTOR COM A ESPECIFICAÇÃO 240v, 8A CONSOME 1536W COM CARGA MÁXIMA. QUAL É SEU FATOR DE POTÊNCIA? FP = P = 1536 = 0,8 ou 80% V.I 240 . 8 3) A POTÊNCIA CONSUMIDA POR UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA É DE 2400W. SE A TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO É 220V, CALCULAR A CORRENTE E A POTÊNCIA APARENTE QUANDO FP = 0,9 E FP = 0,6. 4) UM CIRCUITO CONSOME 10A, QUANDO LIGADO EM 220V. UM WATTIMETRO LIGADO AO CIRCUITO INDICA 2000W. CALCULAR O FATOR DE POTÊNCIA E A POTÊNCIA REATIVA.

EXERCÍCIOS 5. Analisando os dois triângulos de potência apresentados abaixo, representativos de duas cargas conectadas em paralelo, pode-se afirmar que a potência complexa ST e o fator de potência FPT resultante dessa associação valem, respectivamente:

EXERCÍCIOS 6. Uma instalação elétrica de 220 V, 60 Hz possui carga reativa de 20 ∠ 45° Ω. Para que essa instalação passe a ter fator de potência unitário é necessário acrescentar a ela uma potência reativa (A) capacitiva de 1210 2 kVAR (B) capacitiva de 1210 kVAR 2 (C) capacitiva de 2420 2 kVAR (D) indutiva de 2420 2 kVAR (E) indutiva de 1210 kVAR

Portanto, precisa-de um banco de capacitores de : EXERCÍCIOS 7. Em uma empresa que possui instalada uma carga de 1200 kW, verificou-se que o fator de potência é igual a 0,80(indutivo). Nesse contexto, qual a potência reativa(kVAr) do banco de capacitores que, quando instalado, corrija o fator de potência para o valor de 0,92? a) 388,8 kVAr. b) 144,4 kVAr. c) 250 kVAr. d) 100 kVAr. e) 90,6 kVAr. cos ϴ = 0,80 ϴ = arc cos 0,8 = 36,86° tg 36,86° = Q Q1= 1200 . 0,75 = 900 kVAR P cos 0,92 = 0,92 ϴ = arc cos 0,92 = 23,07° tg 23,07° = Q Q2= 1200 . 0,426 = 511.2 kVAR Portanto, precisa-de um banco de capacitores de : Q = Q1 – Q2 = 900 – 511.2 = 388.8 kVAR

EXERCÍCIOS 8. Uma instalação elétrica de 220 V alimenta uma carga indutiva que consome 10 kW com fator de potência 0,5. Para tornar o fator de potência unitário é necessário conectar um capacitor tal que sua potência reativa seja de, aproximadamente, em kVAr, (A) 4,6 (B) 8,7 (C) 12,5 (D) 17,3 (E) 27,9 cos ϴ = 0,5 ϴ = arc cos 0,5 = 60° tg 60° = Q Q = tg 60° . 10 = 17,3kVAr P Para o fator de potência unitário , o capacitor deverá ter uma Q = 17,3kVAr