GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grécia antiga não era formada por um estado unificado. Seu território era ocupado por diversas cidades autônomas. Elas eram chamadas de pólis, pelos.
Advertisements

A ORIGEM DOS GREGOS.
A GRÉCIA ANTIGA.
Grécia Antiga.
Modo-de-produção escravista
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
Gabriel Quintal Mariana Rocha Pedro Pires
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
CIVILIZAÇÃO GREGA.
OBJETIVOS LOCALIZAR AS REGIÕES DA GRÉCIA ANTIGA
Grécia Antiga Prof.Mario Nadaf.
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
Grécia Antiga.
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
O legado da Grécia para a civilização ocidental
O legado da Grécia para a civilização ocidental
A Civilização Grega ou Helênica
Grécia Antiga Prof.Pizzolatto Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Grécia uma cultura fantástica
Formação e afirmação da pólis
GRÉCIA INÍCIO.
Antiguidade Clássica - Grécia
A origem dos gregos Profª. Lilian Larroca
Grécia Antiga Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Grécia.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
Grécia Nome: Nicole Moledo serie:1 AM n°: 21
Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
Grécia Antiga.
Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.
Luiz Henrique Silva de Freitas Nº17 1ºAM Profsº Arthur e Ailton
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11
Profº João Luís Paiva Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Grécia “O legado da civilização Grega para a Civilização Ocidental é a própria Civilização Ocidental” (Bertrand Russell, Filósofo Inglês)
GRÉCIA ANTIGA.
Períodos da História da Grécia Antiga
Daniel Mesquita Grécia Antiga.
Grécia Antiga Aula 1.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
Os pais da Civilização Ocidental Franco de Souza Cabral
A Grécia Antiga.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
Revista Eletrônica Grécia Antiga Fernanda Catarine 1ºEM Nº05.
DISCIPLINA | PROFESSOR
Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
11/10/2015Profª Suzana1 GRÉCIA 1ª PARTE 5ª SÉRIE PROFª SUZANA.
O Apogeu de Atenas – século V a.C.
Grécia: período clássico e período helenístico
A origem da Civilização Grega 6º ano
Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9

Introdução Grécia, oficialmente República Helênica, está localizada no cruzamento da Europa, Ásia, Oriente Médio e África. É considerada berço de toda civilização ocidental. É o local de origem da democracia, literatura ocidental, política, Jogos Olímpicos, grandes princípios científicos e matemáticos e também nas artes cênicas. O litoral do Egeu foi o cenário do surgimento de algumas das primeiras civilizações da Europa, como a minoica (em memória do lendário Rei Minos) e a micênica. Foi nesse pequeno país que a civilização ocidental começou há mais de dois mil e oitocentos anos.

Período Pré-Homérico Também é conhecida como civilização clássica ou helênica . O termo Grécia foi dado pelos romanos. Essa sociedade desenvolveu-se no sudeste da Europa, na Península Balcânica, entre os mares Egeu (Leste), Jônio (Oeste) e Mediterrâneo (Sul). O relevo grego era completamente acidentado e montanhoso, o que dificultou a comunicação entre as cidades, fazendo com que elas se desenvolvessem independentemente, fortalecendo assim, o modelo político fragmentado (Cidades-Estado). Os solos gregos eram bastante ácidos e pedregosos e a agricultura não se desenvolveu. Por isso, a base da economia grega era o mercantilismo marítimo. Os povos que formaram a civilização grega eram divididos em quatro povos: os aqueus, eólios, jônios e dórios. Os Dórios causam a primeira Diáspora Grega, marco do inicio da civilização grega.

Período Homérico Depois da invasão dos Dórios e da Primeira Diáspora Grega começa o Período Homérico, que é assim chamado pois a maior parte das informações sobre essa época é proveniente das duas obras de Homero. Nesse período, organizaram-se no interior os Genos, as primeiras comunidades gregas. Os Genos eram clãs rurais, coletivistas, agropastoris, chefiadas pelo páter (patriarca mais velho). Com o aumento da população houve a preocupação com a falta de recursos, o que gerou a união de clãs, para juntos possuírem mais terras. Essa união era chamada Fratrias. A união de duas ou mais Fratrias era chamada Tribo. A união de duas ou mais tribos era chamada Polis (cidades-estado). O aumento populacional fez com que surgisse as propriedades privadas, o que acarretou em desigualdades sociais o que fez com que a população fosse obrigada a procurar outras terras (Segunda Diáspora Grega)

Período Arcaico O período Arcaico foi marcado pelas Polis. As Polis eram cidades-estados totalmente independentes e não se submetiam a qualquer autoridade externa ou poder central. Atenas e Esparta eram as cidades que mais se destacavam. Atenas era voltada paras artes e a política e Esparta tinha uma sociedade baseada no militarismo. Embora existam outras diferenças, essas são as principais.

Esparta

Período Clássico Também caracterizado como Período das Hegemonias, foi marcado pelo revezamento da soberania entre Esparta e Atenas e por muitas guerras. Logo no início começa uma série de guerras entre Persas e Gregos que ficaram conhecidas como Guerras Médicas. Ao final, os persas foram derrotados e assinam um tratado que reconhece a superioridade da Grécia sobre o Mar Egeu . Durante essas a segunda e terceira Guerra Médica foi criada a Liga de Delos, que reuniu todas as riquezas da Grécia em uma única Cidade-estado, Atenas.