Uma formidável ferramenta de comunicação Power Point Uma formidável ferramenta de comunicação
Elementos Essenciais: Forma Fonte – tipo e tamanho Cores ( fonte e fundo) Volume de texto Anexos (gráficos, tabelas,vídeos e áudios,..) Uso de imagens Efeitos ( transição,...) Conteúdo Planejamento Síntese Palavras-chave Comunicação Tempo de apresentação (5 min) Tamanho da apresentação (5 slides)
Como organizar os 5 slides Crie um título que sintetize a apresentação. No slide inicial, procure deixar claro qual seu objetivo; Cada slide deve apresentar uma idéia; No slide final, retome o objetivo e faça um parecer sobre o projeto estudado.
Faça-se ver! Assegure-se que a fonte está adequada; Esta fonte é uma Arial 32; Qualquer coisa abaixo de 24 é pequeno demais.
Seja claro! Use fontes sans-serif ( Arial, Verdana,...) Fontes serif são mais difíceis para se ler na tela Itálico também complica a leitura Use negrito ou cores para realçar as idéias-chave
O simples é o melhor! Evite exageros nos efeitos de transição; Use fundos claros e fontes escuras; O texto deve ser enxuto, direto.
Durante a apresentação: Não leia suas telas; Lembre-se de que sua audiência lerá mais rapidamente do que você; Os tópicos ajudam a estruturar sua fala; Evite longas sentenças (use 6 palavras por linha, use 6 linhas por slide).
Exemplos de slides com problemas:
Slide - documento! Se um slide contem mais de 75 palavras, ele torna-se um documento. Cuidado! Impossível ler/comunicar!
Fundos muito nervosos O background não deve competir com o conteúdo
O poder da imagem I
Exemplo de slide adequado: O poder da imagem Texto sucinto, pensamentos compactos, grandes idéias, rápida memorização