LUZ
LUZ: É uma forma de energia radiante, que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. É o agente físico responsável pela sensação visual.
É uma representação da propagação da Luz RAIO DE LUZ: É uma representação da propagação da Luz
É uma representação da propagação da Luz RAIO DE LUZ: É uma representação da propagação da Luz
É um conjunto de raios de Luz FEIXE DE LUZ: É um conjunto de raios de Luz
FEIXE DE LUZ: Pode ser: Paralelo Convergente Divergente
PARALELO:
PARALELO: O LASER
CONVERGENTE:
CONVERGENTE:
DIVERGENTE:
DIVERGENTE:
São corpos que emitem Luz FONTES DE LUZ: São corpos que emitem Luz
FONTES DE LUZ: Podem ser: Primárias Secundárias
PRIMÁRIAS: Têm Luz própria
SECUNDÁRIAS: Não têm Luz própria
Meios transparentes, translúcidos e opacos
Transparentes Dizemos que um determinado meio é transparente quando ele permite que a luz se propague de modo regular, de modo que possamos ver um corpo através dele
Transparentes
Translúcidos Existem meios nos quais a luz se propaga de modo irregular, não permitindo a visualização nítida dos corpos. Tais meios são chamados de translúcidos.
Translúcidos
Opacos Um meio é chamado opaco quando não permite que a luz se propague através dele
Opacos
PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA Nos meios homogêneos, isotrópicos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.
PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA Fonte puntiforme
PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA Fonte extensa
CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO
CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO
Relação trigonométrica o/p = i/p' o = tamanho do objeto i = tamanho da imagem p = distância do objeto à câmara p' = distância da imagem à câmara
PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA ÂNGULO VISUAL
ÂNGULO VISUAL PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA Quanto mais longe está o objeto, menor o ângulo visual
ÂNGULO VISUAL PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA Quando dois objetos de tamanhos diferentes são vistos sob o mesmo ângulo, eles nos parecem ter o mesmo tamanho.
PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS RAIOS LUMINOSOS PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS RAIOS LUMINOSOS Quando a luz se propaga em um meio, cada raio é independente dos outros. Assim, quando dois raios se cruzam, um não interfere na propagação do outro.
PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS RAIOS LUMINOSOS PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS RAIOS LUMINOSOS
PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE DOS RAIOS PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE DOS RAIOS Quando um raio de luz segue um percurso, ele pode fazer o percurso inverso
PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE DOS RAIOS PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE DOS RAIOS
COR DA LUZ No estudo das ondas veremos o que determina a cor da luz. Por enquanto, nos limitaremos a reconhecer que existem situações em que a luz é de uma única cor; neste caso a luz é chamada de monocromática. As sete cores monocromáticas principais são as que aparecem no arco-íris.
COR DA LUZ Na maioria das vezes a luz apresenta uma mistura de várias cores e, nesse caso, é chamada de policromática. A luz branca é uma mistura de todas as cores. Decomposição Espectral da Luz Vizível
VELOCIDADE DA LUZ c = 300.000 km/s ou c = 300.000.000 m/s No vácuo, qualquer que seja a cor, a luz se propaga sempre com a mesma velocidade. Essa velocidade é representada por c e seu valor é: c = 300.000 km/s ou c = 300.000.000 m/s
ANO-LUZ Os astrônomos costumam usar uma unidade de comprimento chamada de ano-luz. Por definição, o ano-luz é a distância percorrida pela luz, em um ano, no vácuo.
ANO-LUZ Lembrando que: 1 ano = 365 dias 1 dia = 24h 1h = 3600s
ANO-LUZ 1 ano-luz = (365).(24).(3600).(300.000) 1 ano-luz = 9.500.000.000.000.000m
ACABOU, AGORA EU VOU DANÇAR!!!!!!!!!!!!!