Conteúdo do Capítulo 1.1 Visão Geral 1.2 Uma Breve História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Microcontroladores Uma visão geral.
Advertisements

Organização e Arquitetura de Computadores I Introdução
Organização de Computadores I
CPU: Controle e processamento
Arquitetura de Computadores
Tipos Primitivos, Variáveis e Operadores Aritméticos
Arquitetura e organização de computadores
Organização de computadores Professora Marcela Santos Aula 7 – A arquitetura de von Neumann.
Autor: Salvador P. Gimenez
Arquitetura de Computadores
Tipos de Microcomputadores
William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8a Edição
Arquitetura de Computadores
Introdução à Informática
Rganização de Computadores A Interface entre o Processador e os Periféricos Capítulo 8 – Patterson & Hennessy (seções 8.4 e 8.5) Organização de Computadores.
Professor: Erivelto Tschoeke – UDESC/CEPLAN
GERAÇÕES 1951/ Computadores de primeira geração:
Processadores – Aula 3 Professor: André Luis Meneses Silva
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Processadores – Aula 3 Professor: André Luis Meneses Silva
2- Entendendo o que é Arquitetura e Organização
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Processadores Livro Introdução à Organização de Computadores Capítulo: 6 – Processadores.
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da
Organização de um computador
Agenda - Aula 2 Introdução (Computador Digital) Processadores
Pet computação UFPE Aula de apoio aos feras: Arquitetura de Computadores.
Processamento de dados na UCP e memória UCP
Arquitetura de Computadores
Unidade Central De Processamento: Processador
Marcos da Arquitetura de Computadores
Evolução e Desempenho de Computadores
Organização e Arquitetura de Computadores
Fundamentos de Arquitetura da Computação
Componentes básicos de um computador
Montagem e Manutenção de Computador I Curso Técnico em Rede de Computadores Aula 05.
Componentes básicos de um computador
Organização e Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Fundamentos de Sistemas Operacionais
Eversom Avila ADS 1 Introdução de Informática 1 ADS Professor:Andre Moraes.
Centro de Informática - UFPE
Parte 3 Seção de Dados e Unidade de Controle
Curso: Sistemas de Informação Tópico 5
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
CPU (Unidade Central de Processamento Processador É constituído por um conjunto de chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções.
Software Básico Introdução à Organização de Computadores Capítulo 1 Mitsuo Takaki
Algoritmos e Programação MC102
INFRA-ESTRUTURA: HARDWARE
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Componentes básicos de um computador
Estrutura de Interconexão
Tecnologias da Informação e Comunicação
Arquitetura de Computadores
Funcionamento interno do computador
Introdução à Programação
Arquitetura de computadores
Introdução à Computação
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Aula Introdutória Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala GSI013 – Arq. e Org. de Computadores.
Organização Estruturada de Computadores
Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Microcontroladores.
1 Arquitetura de Computadores Introdução. 2 Arquitetura de Computadores Conceitos – Arquitetura de Computador Trata do comportamento funcional de um computador.
Pet computação UFPE Arquitetura Von Neumann. pet computação UFPE 1.Definição e tipos de arquitetura Quando falamos em arquitetura temos dois tipos a considerar:
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Arquitetura de Computadores Miles Murdocca e Vincent Heuring Capítulo 1: Introdução

Conteúdo do Capítulo 1.1 Visão Geral 1.2 Uma Breve História 1.3 O Modelo de Von Neumann 1.4 O Modelo de Barramento do Sistema 1.5 Níveis das Máquinas 1.5.1 Compatibilidade para cima 1.5.2 Os Níveis 1.6 Um Sistema de Computador Típico 1.7 Organização do Livro 1.8 Estudo de Caso: O que aconteceu com os supercomputadores?

Algumas Definições • A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo de dados – 32 bits para um inteiro). • A Organização de Computadores trata da estrutura interna que não é visível para o programador (ex. freqüência do relógio ou tamanho da memória física). • Existe um conceito de níveis na arquitetura de computadores. A idéia básica é que existem muitos níveis nos quais o computador pode ser considerado, do nível mais alto, onde o usuário executa programas, ao nível mais baixo, que consiste de transistores e fios.

Máquina de Cálculo de Pascal • Executa operações aritméticas básicas (1a metade do século XVII). Não contém o que se consideram as partes básicas de um computador. • Apenas no século XIX Babbage reuniu os conceitos de controle mecânico e cálculo mecânico numa máquina que possui as partes básicas de um computador digital. (Source: IBM Archives photograph.)

O Modelo de von Neumann • O modelo de von Neumann possui cinco componentes principais: (1) unidade de entrada; (2) unidade de saída; (3) unidade lógica aritmética; (4) unidade de memória; (5) unidade de controle.

O Modelo Barramento de Sistema • Refinamento do modelo de von Neumann, o modelo de barramento de sistema possui uma CPU (ALU e controle), memória e uma unidade de entrada/saída (I/O). • A comunicação entre os componentes é realizada através de um caminho compartilhado chamado barramento de sistema (bus), constituído do barramento de dados, do barramento de endereços e do barramento de controle. Existe também um barramento de energia e algumas arquiteturas podem ter um barramento de I/O separado.

Níveis de Máquinas • Existe um certo número de níveis em um computador (o número exato é discutível), do nível do usuário descendo ao nível do transistor. • Descendo a partir do nível mais alto, os níveis se tornam menos abstratos e mais da estrutura interna do computador se torna visível.

Um Computador Típico

A Placa Mãe • Os 5 componentes do modelo de von Neumann são visíveis na placa mãe, assim como no barramento de sistema. Fonte: TYAN Computer, www.tyan.com

Manchester University Mark I • Os supercomputadores, que são produzidos em baixo volume e possuem alto custo, foram muitas vezes substituídos por máquinas de baixo custo produzidas em larga escala que oferecem uma melhor relação preço-desempenho. (Fonte: http://www.paralogos.com/DeadSuper)

A Lei de Moore • O poder computacional que se compra pelo mesmo preço dobra a cada 18 meses. • O planejamento de um projeto deve considerar esta observação seriamente: uma inovação arquitetural que está sendo desenvolvida, para o benefício esperado de quadruplicar o desempenho em três anos pode não ser relevante: as arquiteturas existentes então podem de qualquer forma oferecer o quádruplo do desempenho; estas arquiteturas podem ser completamente diferentes do tipo de arquitetura que a inovação necessitaria para ser efetiva.