REDE DE COMPUTADORES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
Advertisements

Curso de Redes Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino wandreson.com Abril/99 wandreson.com.
Redes Cabeada Tipos de Rede Profº Marcio Funes.
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Classificação de Redes.
CONCEITO BÁSICO DE REDE
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Professor Victor Sotero
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
Redes de computadores Modelo ISO-OSI Topologia.
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
TOPOLOGIA.
Claudia Salles Haddad. Comunicação e conexão entre computadores Compartilhamento de informações Compartilhamento de recursos Troca de informações Utilizada.
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Tecnologias de Lan e Topologia de redes
As topologia da rede.
Introdução à Redes de Computadores
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Quanto as topologias da rede:
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Redes de Computadores.
0825 – Tipologias de Redes.
R E D E S I - Parte 2 Classificação / Topologias
Técnico em Informática
2ª Aula – 28/08/12 – Redes de Computadores e Telecom
Projeto Básico de uma Rede Local
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
Topologias e Classificação das RC
Topos de rede quanto as topologias da rede
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
Fundamentos à Redes de Computadores
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Rede de Computadores ?.
Princípios de Sistemas de Informação
Técnico em Informática
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Escola Secundaria Sebastião da Gama
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Rede de Computadores (REC)
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Topologias de redes As várias formas de interligar os computadores.
Escola Secundaria Sebastião da Gama
Rede sem fio.  Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi, é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades,
CAMADA DE REDE OU INTERNET – TCP/IP
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Tecnologia de Informação Aula 8
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
 Topologias Fisicas 
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores.
Equipamentos de Interligação de Redes
Redes de computadores Trabalho realizado por: Nuno Bandola.
TIPOS DE REDES.
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
Redes e Tipos topologias de redes.
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 5.a Aula: Endereçamento IP.
Professor: Dorian Lorencini Júnior
Jackson Eduardo da Silva Serviços de rede e internet.
Redes de computadores I
Redes de Computadores e Aplicações IGOR ALVES. Introdução a redes O que é a Internet ? – Uma rede de computadores que interliga bilhões de dispositivos.
Redes de Comunicação Modulo 2 Trabalho Realizado por :Francisco João Nº9 10ºH 2015/2016.
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

REDE DE COMPUTADORES

Quem sou eu? Fernando de Souza Arantes Formado: Analise de Sistemas Unest – Paraíso do Tocantins Tecnico em Informatica Formado: IFTO – Campus Palmas Quem sou eu?

O que é rede de computadores? Quais topologias de rede? Quais as classificações das redes em abrangência? O que é endereço IP? Quais as classes de rede?

Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de dois ou mais computadores ou dispositivos, com a finalidade de trocar informações e partilhar recursos.

É formado por 4 octetos binários: O endereço IP é um identificador único para uma interface de rede de uma maquina; É formado por 4 octetos binários: Conotação binária: 1101000.11110101.0011100.10100011 Conotação decimal: 208.254.28.63 Um octeto pode variar de: 0 (0000 0000) e 255 (1111 1111). 0 Endereço de rede. 255 Endereço de Broadcast.

Endereçamento IP Endereços IP Internos: Máquinas podem usar endereços IP internos, válidos somente dentro da rede local Endereços IPs internos são mapeados para um ou mais endereços IPs externos por um gateway Ex: 10.1.1.100 172.1.1.100 192.1.1.100

Mascara de rede Uma máscara de subrede também conhecida como subnet mask ou netmask é um número de 32 bits usada para separar em um IP a parte correspondente à rede pública, à subrede e aos hosts. Ex: 255.255.255.0 Ex: 255.255.0.0

Mascara das classes

Mascara das classes

Topologias Físicas Ponto a Ponto A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.

Topologias Físicas Barramento Todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.

Topologias Físicas Anel ou Ring A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a- ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão.

Topologias Físicas Estrela A topologia em estrela utiliza um nó central (comutador ou switch) para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações. É esta unidade central que vai determinar a velocidade de transmissão, como também converter sinais transmitidos por protocolos diferentes.

Topologias Físicas Árvore A topologia em árvore é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si através de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de Hub's e repetidores.

Topologias Físicas Estrutura Mista ou Híbrida A topologia híbrida é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto.

Topologias Físicas Grafo A topologia em garfo é uma mistura de várias topologias, e cada nó da rede contém uma rota alternativa que geralmente é usada em situações de falha ou congestionamento. Traçada por nós, essas rotas têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.

LAN ( Rede Local ) Extensão 10 m a 1 KM. Exemplo: Rede em uma sala, Edifício ou Universidade. MAN ( Rede Metropolitana ) Extensão de 10Km Exemplo: Rede com extensão de uma cidade. WAN ( Rede Internacional ) Sem limites de Extensão. Exemplo: Internet

PAN ( Rede Pessoal ) Extensão de 1m Exemplo: Um computador conectado a um Celular. RAN (Regional Area Network) é uma rede de uma região geográfica específica. Caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica. RANs são maiores que as redes LAN e MAN, mas são menores que as Redes WAN. CAN (Campus Area Network) Rede que interliga computadores situados em diferentes edificações de um mesmo complexo institucional. Ex. Universidades, Condomínios, etc. SAN (Storage Area Network) Regularmente chamadas de Redes de armazenamento, têm como objetivo a ligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) em uma área limitada.

Classe A: 0.0.0.0 até 127.255.255.255 - permite até 128 redes, cada uma com até 16.777.214 dispositivos conectados; Classe B: 128.0.0.0 até 191.255.255.255 - permite até 16.384 redes, cada uma com até 65.536 dispositivos; Classe C: 192.0.0.0 até 223.255.255.255 - permite até 2.097.152 redes, cada uma com até 254 dispositivos; Classe D: 224.0.0.0 até 239.255.255.255 - multicast; Classe E: 240.0.0.0 até 255.255.255.255 - multicast reservado. Quanto às classes D e E, elas existem por motivos especiais: a primeira é usada para a propagação de pacotes especiais para a comunicação entre os computadores, enquanto que a segunda está reservada para aplicações futuras ou experimentais.