4T13 – O livro do profeta Isaías

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRISTOLOGIA I DEUS SE REVELA.
Advertisements

Celebrai a Cristo, Celebrai Ressuscitou meu Senhor
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
Isaías 55,1-11 Ó vós, todos que estais com sede, vinde às águas; vós que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro,
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
2 Samuel 7,4-17 Naqueles dias, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: “Vai dizer a meu servo Davi: ‘Assim fala.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: AS DOZE PEDRAS DE VITÓRIA DO JORDÃO
Profetiza Ez. 37.
DEUS PROTECTOR DOS HUMILDES

O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Seja Bem-Vindo !.
Seja Bem-Vindo !.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Tesouro da Escritura Salmos 71.
5º IV Domingo do Advento.
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Mensagem Natalina : Jesus é a nossa Paz! Miquéias 5: 2,4,5.
IGREJA CORPO DE CRISTO A NOIVA Aula5 – 08/06/14.
Grupo de Jovens Kerigma 28 de Fevereiro de 2015
COMO? QUANDO? QUEM PODE? DEVO? QUAL A IMPORTÂNCIA?
TEMAS BÍBLICOS.
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
III Domingo da Quaresma
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
V Domingo do Tempo Comum
Atos 3:1-26.
O Louvor a Deus Isaías 12.
Salmos 86.
TEMAS BÍBLICOS.
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
O Caminho para uma vida Sobrenatural
Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; Ele diz: “Eu sou o Senhor e não há nenhum outro. Não falei secretamente, de alguma lugar numa terra.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
Grupo de Oração Fonte de Vida
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
Salmo, capítulo 131 humildade e confiança em Deus
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
SINAIS DA ESPERANÇA.
“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante.
Grupo de Jovens Kerigma 18 de Abril de 2015
VI DOMINGO TEMPO PASCAL
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Nascimento de São João Baptista 24 de junho de 2012 Música instrumental (2’) da Liturgia judaico-espanhola.
1.
Choque Pr. Elton Tavares.
AS SETE CARTAS Que VÊ e é CONHECEDOR de todas as coisas.
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as.
XXVI Domingo do Tempo Comum
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
MARAVILHOSO CONSELHEIRO
Obrigado por estar aqui Hoje! Deus te abençoe grandemente!!!
Ciclo A III DOMINGO do Tempo Comum III DOMINGO do Tempo Comum Domingo 26 de Janeiro de 2014 Música: sinagoga hebraica.
Rei, Rei da Glória Rei, Rei da glória (2x) Na presença do Rei vamos celebrar Um canto de vitória vamos entoar Todo joelho diante dele há de se dobrar Pois.
O Nascimento do Senhor “Dorme, doce infante” ORATÓRIO DE NATAL de J.S Bach. A música que escutamos corresponde ao Nº19 (9’20): “Dorme, doce infante” Missa.
Cabrera ( Osona ) Ciclo A II DOMINGO do Tempo Comum II DOMINGO do Tempo Comum Domingo, 19 de Janeiro de 2014 Música: “ Ressoni el Nadal” séc. XII.
O QUE ELE ESTÁ FAZENDO.
Montgarri (Vall d’Aran ) Ciclo A O Baptismo do Senhor Domingo 12 de Janeiro de 2014 Música litúrgica dos Gals.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

4T13 – O livro do profeta Isaías Estudo 13 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar” Texto bíblico: Citações diversas do livro do Profeta Texto áureo: Isaías 55.6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto.”

Depois de termos estudado no 1T o livro de Gênesis, Introdução I Depois de termos estudado no 1T o livro de Gênesis, e no 2T o livro de Mateus, e no 3T a Doutrina de Deus, eis que chegamos no final deste 4T ao término do estudo do livro do Profeta Isaías. Foi, por certo, uma jornada que deixou marcas em sua vida pelos ensinamentos e exemplos que pudemos retirar dos textos estudados e dos personagens bíblicos que rechearam as nossas manhãs de domingo.

Faça uma pequena reflexão e procure lembrar-se daquilo que o marcou mais positivamente em todos esses 52 domingos pelos quais passamos. Não gostaria de realçar para a classe um texto ou um episódio que mais o impactou neste ano que passou?... Abraão, Isaque ou Jacó no Gênesis?.... Cristo, Maria ou um dos discípulos em Mateus?... Que atributo de Deus mais o impactou?... E em Isaías qual a profecia que mais o impressionou?... Introdução II

Introdução III Que texto você vai levar como fundamental para sua vida a partir de agora, tendo em vista o estudo deste 4T? Vamos aproveitar o domingo de hoje para fazer uma retrospectiva e procurar lembrar aquele texto que mais o tocou neste trimestre que estamos terminando:

Isaías 2.3-5 – O reino de Deus é anunciado 3 Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. 4 E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. 5 Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor.

Isaías 9.1-7 – O advento e o poder do Messias 1 Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. 2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. 3 Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos. 4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã. 5 Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo. 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.

Isaías 11.1-4 – A justiça do reino do Senhor  1 Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com equidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.

Isaías 12.1-6 – O louvor ao Senhor pela restauração 1 Dirás, pois, naquele dia: Graças te dou, ó Senhor; porque ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me confortaste. 2 Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor, sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação. 3 Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação. 4 E direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei notórios os seus feitos entre os povos, proclamai quão excelso é o seu nome. 5 Cantai ao Senhor; porque fez coisas grandiosas; saiba-se isso em toda a terra. 6 Exulta e canta de gozo, ó habitante de Sião; porque grande é o Santo de Israel no meio de ti

Isaías 42.1-5 – A visão do Messias - O servo do Senhor  1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. ele trará justiça às nações. 2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na rua. 3 A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça; 4 não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. 5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. 6 Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações; 7 para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.

Isaías 52.6-12 – A restaurção e salvação de Israel 6 Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui. 7 Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! 8 Eis a voz dos teus atalaias! eles levantam a voz, juntamente exultam; porque de perto contemplam a volta do Senhor a Sião. 9 Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém. 10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. 11 Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor. 12 Pois não saireis apressadamente, nem ireis em fuga; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.

Isaías 55.5-8 – O convite para a salvação 5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu a ti correrá, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor

Conclusão Ao terminarmos estes estudos fica a consciência clara de que há MUITO para se aprender ainda. Caminhamos um pouco neste sentido, mas sem dúvida, sentimos que o livro tem muito mais a nos revelar. Fomos chamados a andar na luz do Senhor!... A seguir em nossas vidas em consonância com a Palavra de Deus!... A crer nas promessas do Pai!... Que o Senhor mesmo nos instrumentalize para isto.