ENERGIA NUCLEAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
Advertisements

O TERCEIRO MODELO ATÔMICO
REAÇÕES NUCLEARES.
Indústria A gamagrafia (impressão de radiação gama em filme radiográfico) pode ser usada na inspecção de aviões para verificar se há defeito ou desgaste.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE FENÔMENO EM QUE NÚCLEOS INSTÁVEIS EMITEM RADIAÇÕES : PARTÍCULAS (MATÉRIA) E ONDAS (ENERGIA MATÉRIA - PARTÍCULAS ALFA E BETA ENERGIA.
Uímica PROFESSOR B S O O C.
Comparação entre os tipos de reações:
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade parte I
Aplicações da Radioatividade
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
O que você deve saber sobre
RADIOATIVIDADE NATURAL
RADIAÇÕES UTILIZADAS em outubro de 2010.
CiÊNCIA E TECNOLOGIA Colisões.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE equipe de partículas – lapeF 2011
Escola Adventor Divino de Almeida Professora: Sandra Cayres Alunas: Carla Aparecida,Jéssica Lima, Keyna Luany Série 2º ano “A”
RADIOATIVIDADE.
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
Radioatividade e Energia Nuclear.
O que significa o símbolo abaixo?
RADIOATIVIDADE E ESTRUTURA ATÔMICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade e Matemática
Química A Apostila 8 Prof Marcus
Radiações.
RADIOATIVIDADE.
PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS ENERGÉTICOS
Topicos Especiais em Física – Física Nuclear Prof. Dr. Arturo R. Samana Semestre:
Energia Nuclear.
Radiação e Seus Riscos à Saúde no Ambiente de Trabalho
Rafaela Ferreira dos Santos
Noções de Física Nuclear
Capítulo 21 Química Nuclear
Alunos: João Pedro; Sávio
Marcelo Polonio Muler Rodrigo Tosetto
Introdução à Radiação Eletromagnética
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
QÚIMICA NUCLEAR.
Lixo Nuclear.
RADIOATIVIDADE Ana Carolina Bodião.
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
A descoberta dos Raios X
Professor: Robinho AULA 3 – QMC E Radioatividade I.
Nomes: Carolina de Oliveira
ENERGIA E MEIO AMBIENTE Professor Elder Latosinski
ESTUDO DAS RADIAÇÕES Prof. Agamenon Roberto.
Disciplina: Biofísica Profª.: Patrícia de Lima Martins
O Decaimento Radioativo (6 aula)
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
Resumão c = 3x108m/s h=6,63 x J.s = A=Z+N f = 1/T Meio
PIBID Seminários de Física
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
Universidade Federal de Itajubá
MODELOS ATÔMICOS CONCEITOS RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Geração e distribuição de energia elétrica
Aula 16 – Sistemas de Energia Módulo VIII
FONTES RADIOATIVAS Cuidados e manuseio.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE Prof. Vera. λ = c/f, c= veloc. da luz.
Transcrição da apresentação:

ENERGIA NUCLEAR

Energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos. O que é Energia Nuclear? Energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos.

Aplicação: Indústria: Aplicações na medição de espessuras e de vazões de líquidos, bem como no controle da qualidade de junções de peças metálicas. As fontes mais utilizadas são o cobalto-60, o irídio-192, o césio-137 e o amerício-241.

Na pesquisa e ambiente: Na alimentação animal, por exemplo, é possível verificar e acompanhar o metabolismo de rações e outros alimentos utilizando radioisótopos que emitem radiação ao longo do processo metabólico.

Principais elementos para geração de energia: Tório Urânio Actínio

Urânio

Depósitos e Instalações

INB Indústrias Nucleares do Brasil Criada em 1988 a INB atua na cadeia produtiva do urânio,  da mineração à fabricação do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares.

Dados da Mina: Perfil: Localização: Sudoeste da Bahia, próximo aos municípios de Caetité e Lagoa Real. Controladora: INB. Área Total da Mina: 13 ha Ano de Início da Operação:1999 Vida Útil: até 2015 Índices de Eficiência: índice de produtividade na extração (tonelada ROM/homem-hora): 25000t/mês

Mina de Caetité

Fazenda Cachoeira

Processo

Concentrado de Urânio

Fábrica de Combustível Nuclear - FCN

Pastilhas de Urânio

Elemento Combustível

Eletrobrás Termonuclear S/A Situada no município de Angra dos Reis ,estado do Rio de Janeiro a Eletrobrás Termonuclear S/A , foi criada com a finalidade de operar e construir as usinas termonucleares do país. Angra 1 Angra 2

Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - CNAAA

Vídeo 1

Radioatividade: Fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, reduzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc.

Radiação Alfa São fluxos de partículas carregadas positivamente, compostas por 2 nêutrons e 2 prótons (núcleo de hélio). São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes, porém pouco penetrantes. Quando um radioisótopo (que possui núcleo instável) emite uma partícula alfa, seu número de massa (A) diminui 4 unidades e o seu nº atômico diminui 2 unidades.

Radiação Beta São fluxos de partículas originárias do núcleo, fato este que as distingue dos elétrons. Estas partículas tem a mesma natureza dos elétrons orbitais, e são resultantes da desintegração de nêutrons do núcleo. É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante, porém menos ionizante que a radiação . Alfa Quando um radioisótopo emite uma partícula beta, o valor de sua massa não muda, e seu nº atômico aumenta em 1 unidade.

Radiação Gama São ondas eletromagnéticas. É o tipo mais penetrante de radiação. Não apresenta carga elétrica e não é afetada pelos campos elétricos e magnéticos. É uma radiação muito perigosa aos organismos vivos. Com o recebimento da Radiação Gama, pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que seus filhos tenham alta possibilidade de nascerem cegos, surdos, mudos ou com algum outro tipo de deficiência.

Lixo Radioativo: Lixo radioativo é aquele que emite algum tipo de radiação que possa causar danos aos seres vivos. O modo de armazenamento depende muito do tipo de resíduo. O lixo nuclear ou radioativo é formado por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade.

Vídeo 2