SKINNER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
Características Biográficas:
COMPORTAMENTALISMO (BEHAVIORISMO)
Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
2. Condicionamento operante ou instrumental:
A teoria Behaviorista sobre as ações
Psicologia Comportamental Aula 12
Ajude – me!!.
Behaviorismo.
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
R = Resposta = Comportamento
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
BEHAVIORISMO.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
Psicologia da Personalidade II
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
Regras para ser HUMANO!!! Enquanto rola automaticamente os
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
BURRHUS FREDERICK SKINNER
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
A avaliação funcional em clínica analítico-comportamental
e o comportamento verbal
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Memória de aula – 3 semana
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Processo de Decisão de Tomadas
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER Prof. Cibelle Celestino Silva
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Sistemas de Aprendizagem
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências.
Psicologia da Educação (Educação Física)
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
BEHAVIORISMO COMPORTAMENTALISMO, TEORIA COMPORTAMENTAL, ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO, ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Softwares Educacionais
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Psicologia das relações humanas
Condicionamento operante II
Transcrição da apresentação:

SKINNER

Behaviorismo BEHAVIOR-COMPORTAMENTO WATSON

O pequeno Albert Exibir vídeo INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA LIÇÃO 3 PARTE 1 (EXIBIR VIDEO)

Burrhus Frederic Skinner Eminente psicólogo contemporâneo nascido nos Estados Unidos em 1904. Lecionou nas universidades de Harvard,Indiana e Minnesota. Em 1932,relatou suas observações sobre o comportamento de pombos e ratos brancos. Inventou um aparelho chamado “Caixa de Skinner”. Influenciado por Watson e Pavlov,passou a estudar o comportamento operante,desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem.

CAIXA DE SKINNER

DUAS ESPÉCIES DE APRENDIZAGEM Para cada espécie de comportamento, Skinner identifica um tipo de aprendizagem ou condicionamento. 1-CONDICIONAMENTO RESPONDENTE “Reflexo” ou “Involuntário” 2-CONDICIONAMENTO OPERANTE Inclui todas as coisas que fazemos e que tem efeito sobre nosso mundo exterior ou operam nele. Ex. Dirigir o carro,fazer sinal para o ônibus. Ex. Dilatação ou contração da pupila dos olhos em contato com a mudança da iluminação, arrepios por causa de ar frio.

CONDICIONAMENTO OPERANTE Sd-R-Sr Estímulo discriminativo aumenta a probabilidade da ocorrência de uma resposta,se após a resposta,for apresentado um estímulo reforçador INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA LIÇÃO 3 PARTE 2 (EXIBIR VIDEO)

REFORÇO POSITIVO É a presença de um estímulo agradável ao organismo após ele dar a resposta que se quer reforçar. EX: Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio.

REFORÇO NEGATIVO É a retirada de um estímulo desagradável do ambiente após o organismo dar a resposta que se quer reforçar.  EX: Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores. EXIBIR VIDEO

Punição: e a apresentação de um estímulo após uma resposta indesejada para que ela cesse. Assim como o reforço, a punição pode ser positiva ou negativa.  Punição positiva: apresenta-se um estímulo desagradável após a resposta que se deseja inibir.  EX: Se a criança faz birra leva uma repreensão; Punição negativa: retira-se um estímulo agradável após a resposta que se deseja inibir.  EX: Se criança partir um jarro deixa de poder ver televisão durante uma semana.

PUNIÇÃO A punição pode acarretar uma série de problemas: esse tipo de estimulação aversiva, acarreta respostas do sistema nervoso, entendidas como ansiedade, depressão, baixa autoestima.Além do mais, o comportamento punido não é esquecido, ele é suprimido. Pode ser que após a estimulação aversiva ter sido eliminada, o comportamento volte a ocorrer: a criança pode simplesmente aprender a não dizer palavrões em casa, mas continuar a usá-los em outros lugares. Ela também suprime o comportamento indesejado, mas não guia a pessoa para um comportamento mais desejável. A punição diz o que não fazer, o reforço diz o que fazer. Uma punição combinada com um reforçamento positivo de comportamentos desejáveis é mais eficiente Essa estimulação aversiva também pode provocar efeitos colaterais indesejáveis, como ansiedade e ensinar agressividade. Os psicólogos preferem dar mais ênfase ao reforço positivo do que à punição.

EXTINÇÃO Assim como podemos instalar comportamentos, podemos "descondicionar uma resposta". Skinner trabalhou nesse processo de eliminação dos comportamentos indesejáveis ou inadequados e denominou-o extinção. O salto do condicionamento operante para a extinção foi curto. Se é o esforço ou o efeito que mantém um comportamento operante, com certeza a ausência desse reforço fará desaparecer a resposta. Deixamos então de paquerar uma menina quando, depois de várias investidas, ela nem nos dirige o olhar,ignora-nos.

MÚSICA SEU JORGE MINA DO CONDOMÍNIO

SKINNER E A MÁQUINA DE ENSINAR As máquinas de Ensinar de Skinner e os Computadores Skinner também se debruçou nos problemas do sistema educacional americano. Na década de 50 havia uma grande pressão pública pela melhoria da qualidade do ensino, devido à guerra fria e a competição com os russos pela exploração do espaço. Além disso, havia também um número muito grande de alunos e poucos professores.

As máquinas de ensinar e Estudos programados Skinner acredita que as máquinas de ensinar apresentam várias vantagens sobre outros métodos. Estudantes podem compor sua própria resposta em lugar de escolhê-la em um conjunto de alternativas. Exige-se que lembrem mais, e não apenas que reconheçam - que deem respostas e que também vejam quais são as respostas corretas. A máquina assegura que esses passos sejam dados em uma ordem cuidadosamente prescrita.        Embora, é claro, que a máquina propriamente dita não ensine, ela coloca estudantes em contato com o professor ou a pessoa que escreve o programa. Em muitos aspectos, diz Skinner, é como um professor particular, no sentido de haver constante intercâmbio entre o programa e o estudante. A máquina mantém o estudante ativo e alerta.        A máquina de Skinner permite que o professor dedique suas energias a formas mais sutis de instrução, como discussão.       Materiais Programados (Instrução Programada)        O sucesso de tais máquinas depende, naturalmente, do material nelas usado. Podem hoje, ser encontrados comercialmente numerosos programas em qualquer área de matéria, mas muitos professores estão aprendendo a escrever seus próprios programas.        Os programas não precisam ser necessariamente usados em máquinas; muitos são escritos em forma de livro. Todavia, um programa distingue-se de um livro de texto, pelo fato do livro ser uma fonte de material a que o estudante se expõe.        A instrução programada leva o aluno a estudar sem a intervenção direta do professor.        As características deste método são: a matéria a ser aprendida é apresentada em pequenas partes; estas são seguidas de uma atividade cujo acerto ou erro é imediatamente verificado. O estudo é individual, "mas auxiliado pelo professor", sendo assim o aluno progride em sua própria velocidade.        Em síntese, o instrução programada leva o aluno ao conhecimento e ao aprendizado. 

BEHAVIORISMO E SUAS APLICAÇÕES