A aliança do começo O pacto de com Adão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Propósito da Salvação
Advertisements

A Família de Adão e Eva – Gn 1 - 4
Deus criou o homem, à Sua imagem (Gênesis 1:26), com a faculdade de escolha.
Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
O SENTIDO DO NATAL PRIMEIRA AULA.
Deus corrigi a rota Gênesis 31.3
A RESTAURAÇÃO “ ... AO QUE VENCER DAR-LHE-EI A COMER DA ÁRVORE DA VIDA, QUE ESTÁ NO MEIO DO PARAÍSO DE DEUS.” Ap 2:7.
A aliança de Deus com os homens:
Marcos Páscoa e CeIa.
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
Gênesis 18,1-15 Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor.
AULA 4 VT 1 A QUEDA DO HOMEM.
SENIB SENIB PRINCÍPIOS DE VIDA PRINCÍPIOS DE VIDA AUTO-IMAGEM.
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
Aprender: A compreender o plano da salvação, como esboçado em Génesis, e perceber como a evolução mina este plano. Sentir: Gratidão a Deus por.
Seja fiel e Quebre as maldições da sua vida
AS 5 ATITUDES DE MOISÉS 01ª AULA TEXTO: ÊXODO 10:28 E 29.
Mapa Bíblico Escatológico
Maria na Bíblia .
SEGUINDO O FIO DE ESCARLATA VEREMOS MARANATA!
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
PECADO ! O QUE É O PECADO?.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
O servo, sua missão e sofrimento no livro de Isaías
Alcançando As Promessas
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
Palavra ministrada pelo
INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO 1 ⁰ governo: 445 a 433 a.C. “Mas, enquanto tudo isso estava acontecendo, eu não estava em Jerusalém, pois no trigésimo segundo.
Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)
A BÍBLIA SAGRADA.
A Teologia BÍBLICA de Gênesis
O Evangelho no Livro de Gênesis
A IMAGEM REAL POR TRÁS DA IMAGEM
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
TEMA: A Oração de Jabez “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou- lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o.
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS ( A origem do mal ) Parte 1
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” (Gn 9:8, 9)
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por.
O perigo de perder a si próprio
TÁ DIFÍCIL ???.
Igreja Evangélica Vencedores por Cristo Ministério da Palavra
SEMANA POWER REUNIÃO DA AREPE RECEBER A CHAVE DA LIDERANÇA.
Fim do reino diferente e arrogante
CURSO BÍBLICO.
#FÉqueMUDA.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Por que temos conflitos?
CURSO BÍBLICO.
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
Quando o Senhor veio de modo visível ao que era seu, levado pela própria criação que Ele sustenta, tomou sobre si, por sua obediência, na árvore da.
JEJUM DA FERTILIDADE DE ABRAÃO
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Impactados Pela Cruz... Marcados Pelo Sangue!
Virgem Maria no projeto de Salvação
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Escola Bíblica Dominical
Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”
Escola Bíblica Dominical
Lição da Escola Sabatina 3 de janeiro a 9 de janeiro de 2016
A sedução de que foi vítima, miseravelmente, a virgem Eva, destinada ao primeiro homem, foi desfeita pela boa-nova da verdade, maravilhosamente anunciada.
Transcrição da apresentação:

A aliança do começo O pacto de com Adão

Relembrando o conceito de aliança “Aliança é um pacto de sangue, ou um pacto de vida e morte, soberanamente administrado”.

Relembrando alguns elementos Deus e a motivação para criar; O cosmos, o palco; Os vice-gerentes (homem e mulher); O ser humano criado macho e fêmea à imagem e semelhança de Deus para relacionamento pactual. Os mandatos pactuais: cultural, social e de comunhão. O sinal (sábado). A quebra do pacto: a queda e o pecado.

I. A queda O jardim do Éden era o lugar em que o homem deveria cumprir o seu mandato cultural, no entanto, o pecado e o mal penetraram nesse lugar. Em Gênesis 3:1-7 nos é apresentada a astúcia de Satanás (Ez 28.12-15; Is 14:12-15; Ap 12:4-9; 20:10) que leva os vice-gerentes a quebrarem o pacto.

II. O protoevangelho “A maravilha do caráter gracioso do Criador manifesta-se imediatamente. Na verdade, o julgamento deve seguir-se. Porém, mesmo no meio do julgamento, apareceu a esperança de reparação. Deus compromete-se agora a redimir um povo para si mesmo. As mesmas palavras que pronunciam a maldição da aliança da criação inauguram também a aliança da redenção (Robertson, p.83)”.

III. Juízo e salvação: três palavras de Deus 1ª) Palavra de Deus a Satanás. 2ª) Palavra de Deus à mulher. 3ª) Palavra de Deus ao homem.

1ª) Palavra de Deus a Satanás (Gn 3:14,15) 1ª) Palavra de Deus a Satanás (Gn 3:14,15). Três níveis de antagonismo são destacados: “Primeiro, Deus diz que estabelecerá inimizade entre Satanás e a mulher. O segundo nível é colocado entre a semente de Satanás e a semente da mulher. Um terceiro nível de inimizade está no ‘ele’ luta com Satanás. Este ‘ele’ seria ferido no calcanhar, mas este ‘ele’ feriria a cabeça da serpente. Nos eufemismos levantados, ser ferido no calcanhar implica grande aflição, dor, sofrimento; porém, ser ferido na cabeça implica derrota” (Robertson, 88-90).

2ª) Palavra de Deus à mulher (Gn 3:16) 2ª) Palavra de Deus à mulher (Gn 3:16). “Sendo a portadora da semente, a mulher sofreria dor enquanto cumprisse seu privilégio e responsabilidade de ser mãe. De fato, neste contexto deverá ser considerado o processo de educação de filhos. No entanto, Eva, juntamente à maldição mitigada, recebeu uma repreensão. Ela não havia servido como uma auxiliadora apropriada para ele (Gn 2.18). Antes, havia exercitado a prerrogativa que não era dela, mas de seu marido. Em conseqüência, é dito a ela claramente que, do modo como ela tinha sido feita, ela deveria continuar a ser e operar. Ela deveria reconhecer e se submeter a seu marido, que teria que assumir um papel responsável de liderança. A repreensão não colocou uma maldição sobre ela; antes, informou-a claramente daquilo que tinha sido e deveria continuar a ser sua atitude para com seu marido” (Groningen, p.138-139).

3ª) Palavra de Deus ao homem (Gn 3:17-19) 3ª) Palavra de Deus ao homem (Gn 3:17-19). Assim, o Senhor se dirigiu a Adão e declarou o motivo para a sua maldição: “atendeste a voz de tua mulher”. “Uma repreensão é inferida, a qual é óbvia porque Deus acrescentou, ‘eu te ordenara que não comesses’ dela (Gn 3:17). Adão não ouviu a seu Senhor e seguiu sua esposa desviada. Mas Adão recebeu mais do que uma repreensão. A ele, a quem havia sido dado o domínio sobre o cosmos, um mandato para mantê-lo e cultivá-lo, foi dito que a maldição estava sobre a terra por causa do que ele havia feito. O local de trabalho se tornaria um lugar difícil, de atividade desagradável e de resistência a seus esforços. Seu trabalho não seria uma maldição; sofrimento e frustração no seu trabalho, sim.