1 Busca Heurística - Informada Estratégias de Busca Exaustiva (Cega) encontram soluções para problemas pela geração sistemática de novos estados, que são.

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Transcrição da apresentação:

1 Busca Heurística - Informada Estratégias de Busca Exaustiva (Cega) encontram soluções para problemas pela geração sistemática de novos estados, que são comparados ao objetivo; são ineficientes na maioria dos casos: –são capazes de calcular apenas o custo de caminho do nó atual ao nó inicial (função g), para decidir qual o próximo nó da fronteira a ser expandido. –essa medida não necessariamente conduz a busca na direção do objetivo. Como encontrar um barco perdido? –não podemos procurar no oceano inteiro... –observamos as correntes marítimas, o vento, etc...

2 Busca Heurística - Informada Estratégias de Busca Heurística utilizam conhecimento específico do problema na escolha do próximo nó a ser expandido barco perdido –correntes marítimas, vento, etc... Aplicação de uma função de avaliação a cada nó na fronteira do espaço de estados essa função estima o custo de caminho do nó atual até o objetivo mais próximo utilizando uma função heurística.

3 Funções Heurísticas Função heurística - h estima o custo do caminho mais barato do estado atual até o estado final mais próximo. Funções heurísticas são específicas para cada problema Exemplo: encontrar a rota mais barata de Arad a Bucharest h dd (n) = distância direta entre o nó n e o nó final. Como escolher uma boa função heurística? ela deve ser admissível (i.e., nunca superestimar o custo real da solução) Distância direta (h dd ) é admissível porque o caminho mais curto entre dois pontos é sempre uma linha reta

4 Busca pela Melhor Escolha (BME) Best-First Search Busca genérica onde o nó de menor custo aparente na fronteira do espaço de estados é expandido primeiro Duas abordagens básicas: 1. Busca Gulosa (Greedy search) 2. Algoritmo A*

5 Busca Gulosa Semelhante à busca em profundidade com backtracking Tenta expandir o nó mais próximo do nó final com base na estimativa feita pela função heurística h Exemplo: encontrar a rota mais barata de Arad a Bucharest h dd (n) = distância direta entre o nó n e o nó final hdd é admissível!

6 Busca Gulosa Custo de busca mínimo! não expande nós fora do caminho Porém não é ótima: escolhe o caminho que é mais econômico à primeira vista porém, pode existir um caminho mais curto Não é completa: pode entrar em looping se não detectar a expansão de estados repetidos pode tentar desenvolver um caminho infinito

7 Algoritmo A* Tenta minimizar o custo total da solução combinando: Busca Gulosa econômica, porém não é completa nem ótima Busca de Custo Uniforme ineficiente, porém completa e ótima

8 Algoritmo A* Função de avaliação: f (n) = g (n) + h (n) g (n) = distância de n ao nó inicial h (n) = distância estimada de n ao nó final A* expande o nó de menor valor de f na fronteira do espaço de estados. Se h é admissível, f (n) nunca irá superestimar o custo real da melhor solução através de n.

9 Algoritmo A* : exemplo Ir de Arad a Bucharest

Se fosse pela Busca Gulosa...

Usando A* A estratégia é completa e ótima Custo de tempo: exponencial com o comprimento da solução, porém boas funções heurísticas diminuem significativamente esse custo –o fator de expansão fica próximo de 1 Custo memória: O (b d ) guarda todos os nós expandidos na memória –para possibilitar o backtracking