EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA E NA CHINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O IMPERIALISMO.
Advertisements

Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1914 – 1918.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL
Imperialismo.
TRABALHO DE HISTÓRIA 3º C Noturno..
Tema 3 : A era dos Impérios
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Conflitos imperialistas:
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
Descolonização da África e da Ásia
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – CABANAGEM.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO JAPONÊS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA EXTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ALEMÃ OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O FIM DO IMPÉRIO NAPOLEÔNICO.
Primeira Guerra Mundial
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
Coexistência pacífica (1953 a 1960)
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
IMPERIALISMO Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões.
IMPERIALISMO Prof. Delzymar Dias.
Imperialismo no Século XIX
China e o mundo contemporâneo
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
Descolonização Afro-Asiática
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
Multimídia em aulas de História
Regimes totalitários na Ásia
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
A DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Neocolonialismo: O Imperialismo no século XIX
Imperialismo ou Neocolonialismo
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
Neocolonialismo na Ásia – anexação da china
Os primeiros movimentos de independência
Revoluções do século XX (I)
ÍNDIA.
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Correção das Atividades do Livro China
O místico.
Evandro Albuquerque de Andrade
A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA Págs. 100 à 104.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
O Imperialismo na Índia
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
HONG KONG. Após a 1ª Guerra do Ópio (Em 1820, os ingleses haviam obtido a exclusividade das operações comerciais no porto de Cantão. Importador de seda,
 EUROPEUS FIXADOS SOLIDAMENTE  TRADIÇÃO E CULTURA MILENAR  MAIOR ORGANIZAÇÃO MILITAR.
Prof. Natania A Silva Nogueira
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA E NA CHINA OBJETIVOS ANALISAR O PROCESSO DE DOMINAÇÃO DA ÍNDIA EXPLICAR OS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA AO COLONIALISMO OCIDENTAL NA ÍNDIA EXPLICAR OS MECANISMOS DE “ABERTURA” DA CHINA AO MUNDO OCIDENTAL COLONIALISMO OCIDENTAL NA CHINA INTRODUÇÃO: A ÍNDIA DOS PORTUGUESES E A CHINA IMPERIAL

Desde a Guerra dos sete anos, os ingleses haviam tomado a Índia aos franceses e a exploravam sob o regime de protetorado A partir de 1848, a introdução de novas estruturas econômicas afetou profundamente os costumes, destruindo a tradicional indústria têxtil indiana, incapaz de concorrer com a produção inglesa de tecidos, e ocasionou a ruína da economia, voltada para a subsistência e para a manufatura Em 1858, os nativos que serviam nos exércitos coloniais, os cipaios, se revoltaram contra o domínio inglês; isso serviu de pretexto para os ingleses incorporarem a Índia ao seu Império, transformando-a em colônia britânica Apesar de tudo, foi durante a dominação inglesa que a Índia obteve sua unidade; a construção de uma ferrovia unificou economicamente o país e a língua inglesa deu unidade a um país com mais de 15 línguas e 845 dialetos Na Índia, o grande líder do movimento de independência foi Gandhi, chamado de Mahatma (grande alma); Gandhi seguia o princípio da não-violência e da desobediência civil, ou seja, a resistência pacífica aos dominadores (boicote aos produtos ingleses e recusa do pagamento de impostos Gandhi iniciou sua luta em 1919; após a Segunda Guerra Mundial, o movimento se intensificou; às vésperas da independência, 150 mil britânicos dirigiam uma multidão de 400 milhões de habitantes – 280 milhões de hindus e 115 milhões de muçulmanos Em 1947, a Inglaterra concedeu a independência ao país; entretanto, diante da rivalidade entre hindus e muçulmanos, repartiu o território em dois países soberanos: Índia e Paquistão CONCLUSÃO: Os dois países tem um conflito pela posse da região da Caxemira

Historicamente, os europeus só estabeleceram contato com a China na chegada dos portugueses a Macau, em 1557, mas já no século XVIII, os europeus estavam comprando muito chá, tecidos e seda, produtos muito cobiçados no Ocidente No início do século XIX apenas a cidade de Cantão tolerava a presença dos europeus Interessada em lucrar, a Companhia das Índias Orientais incentivou o consumo do ópio (droga produzida na Índia); mesmo proibido, este comércio aumentou no início do século XIX, graças a mercadores ingleses, que com a conivência do governo britânico, contrabandeavam a droga (chá para os ingleses e drogas para os chineses) Vitoriosos na Guerra do Ópio (1841–1842), os ingleses forçaram a assinatura do Tratado de Nanquim, se apoderando de Hong Kong e abrindo cinco portos do país Em seguida,uma revolta de fanáticos nacionalistas fez a monarquia chinesa recorrer às tropas ocidentais, cedendo em troca concessões e vantagens para os estrangeiros Com 400 milhões de habitantes já em meados do século XIX, o país era um fantástico mercado consumidor Derrotada pelo Japão em 1895 (Ilha de Formosa) e tendo perdido várias áreas para as potências ocidentais, em 1900 a China viu explodir mais uma vez uma revolta contra a presença dos estrangeiros, a Rebelião dos Boxers (nacionalistas radicais) Os atentados contra diplomatas e missionários europeus fizeram-nos se aliar e derrotar os rebeldes, obrigando a China a aceitar exércitos em seu território e a dar liberdade de comércio aos ingleses, alemães, franceses, japoneses e americanos (zonas de influência) Em 1911 ocorreu o fim da Monarquia, sendo proclamada a República chinesa Não se conseguiu, entretanto, um desenvolvimento autônomo chinês, devido à presença internacional imperialista no país, o que foi determinante para a Revolução comunista de Mao Tse tung, em 1949 CONCLUSÃO: “Neste local é proibida a entrada de cachorros e chineses”

ÍNDIA

IMPERIALISMO MUNDIAL

FOME NA ÍNDIA

CIPAIOS

GUERRA DOS CIPAIOS

GUERRA DOS CIPAIOS

MAHATMA GANDHI

GANDHI

O TAJ MAHAL

ÍNDIA X PAQUISTÃO

GUERRA DO ÓPIO

EXECUÇÃO DE UM BOXER

GUERRA DOS BOXERS

GUERRA DOS BOXERS

IMPERIALISMO NA CHINA

ZONAS DE INFLUÊNCIA