Eletrostática. Professor:Antenor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos de Eletrização
Advertisements

Processos de Eletrização
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Carga Elétrica e Campo Elétrico
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
ELETROSTÁTICA COLÉGIO – MV Profª Adriana.
ELETROSTÁTICA parte 1.
Germano Maioli Penello
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
ELETRICIDADE.
Eletrostática: carga elétrica
O que você deve saber sobre
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
Corrente Elétrica.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ELETRICIDADE (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Modelo Atômico: Física – capítulo 09 Elétrons em Movimento
Processos de eletrização
Eletrostática Eletricidade.
Prof. Diones Charles Física II
Eletricidade e Magnetismo
ELETRIZAÇÃO POR CONTATO ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Eletrizando corpos Prof.: Joni.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
Física Eletrostática – Processos de Eletrização Ilan Rodrigues.
Eletricidade.
Eletricidade Tudo depende do eletron.
Você consegue explicar a imagem abaixo?
Eletrostática Eletricidade.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Eletrização – Exercícios
ELETROSTÁTICA O modelo atômico simplificado consta de o núcleo atômico contendo prótons, nêutrons e uma eletrosfera. 1 - O núcleo possui dimensões.
ELETROSTÁTICA.
Exercícios Conservação
Eletromagnetismo I Prof. Paulo Rosa – INFI/UFMS
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
Eletricidade Aula 2.
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
Eletricidade.
ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE.
Processos de eletrização
Eletrostática.
Carga Elétrica Processos de Eletrização Lei de Coulomb
Professor Murilo Ramos
Professor Murilo Ramos
Eletrização e força elétrica
CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade 1. Eletrostática.
Eletrostática – Lei de Coulomb
Eletromagnetismo – Aula 2
Professor Fabio Teixeira
Eletrostática Eletricidade.
Eletricidade e Magnetismo
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Frente B: Eletricidade
Disciplina: Física III Prof a.: Drd. Mariana de F. G. Diniz.
INFORMAÇÕES GERAIS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Eletrostática. Professor:Antenor Eletrostatica.

Processos de eletrização,.

Eletrização por atrito Quando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para outro

Eletrização por contato Quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize

Eletrização por indução A eletrização de um condutor neutro pode ocorrer por simples aproximação de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles. Ligação com a Terra: Ao se ligar um condutor eletrizado à Terra, ele se descarrega.

Eletrização por indução

Experiência com o canudo.

Pêndulo eletrostático Exemplo de indução eletrostática.

PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA CARGA

PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA CARGA

PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA CARGA

Serie triboeletrica.

Conclusão.

Conclusão.

Condutor e isolante.

Exercícios 1-Para evitar a formação de centelhas elétricas, os caminhões transportadores de gasolina costumam andar com uma corrente metálica arrastando-se pelo chão. Explique. 2-O atrito dos nossos sapatos com o carpete pode eletrizar o nosso corpo?

3Assinale a afirmativa CORRETA sobre o conceito de carga elétrica . É a quantidade de elétrons em um corpo. É uma propriedade da matéria. É o que é transportado pela corrente elétrica. É o que se converte em energia elétrica em um circuito.

4-A Física emprega Princípios de Conservação para descrever fenômenos, tanto numa escala microscópica como macroscópica. Dois desses princípios empregam as grandezas denominadas Carga elétrica e energia elétrica. Carga elétrica e quantidade de movimento. Carga elétrica e massa. Massa e quantidade de movimento.

O pente e o papel têm cargas de sinais opostos e F(pente)=F(papel). 5-Aproximando-se um pente de um pedacinho de papel, observa-se que não há força entre eles. No entanto, ao se passar o pente no cabelo, e em seguida, aproximá-lo do pedacinho de papel, este será atraído pelo pente. Sejam F(pente) e F(papel) os módulos das forças eletrostáticas que atuam, respectivamente, sobre o pente e sobre o papel. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que O pente e o papel têm cargas de sinais opostos e F(pente)=F(papel). O pente e o papel têm cargas de sinais opostos e F(pente)>F(papel). O pente está eletricamente carregado, o papel está eletricamente neutro e F(pente)=F(papel). O pente está eletricamente carregado, o papel está eletricamente neutro e F(pente)>F(papel).

6-O que acontece quando a mão toca no eletroscópio?

7-Três pequenas esferas metálicas idênticas, A, B e C, estão suspensas, por fios isolantes, a três suportes. Para testar se elas estão carregadas, realizam-se três experimentos durante os quais se verifica com elas interagem eletricamente, duas a duas:                                 Experimento 1: As esferas A e C, ao serem aproximadas, atraem-se eletricamente, como ilustra a figura 1:                                Experimento 2: As esferas B e C, ao serem aproximadas, também se atraem eletricamente, como ilustra a figura 2:                                Experimento 3: As esferas A e B, ao serem aproximadas, também se atraem eletricamente, como ilustra a figura 3:    Formulam-se três hipóteses: As três esferas estão carregadas. Apenas duas esferas estão carregadas com cargas de mesmo sinal. Apenas duas esferas estão carregadas, mas com cargas de sinais contrários.  Analisando os resultados dos três experimentos, indique a hipótese correta. Justifique sua resposta.

8-Duas cargas elétricas Q1 e Q2 atraem-se, quando colocadas próximas uma da outra O que se pode afirmar sobre os sinais de Q1 e de Q2? A carga Q1 é repelida por uma terceira carga, Q3, positiva. Qual é o sinal Q2?

Pilha e lâmpada. Capacitor e resistor. Voltímetro e diodo. 9-Maria Luisa estava aprendendo na escola as propriedades de condução de eletricidade dos materiais. Sua professora de Ciências disse que materiais usados em nosso cotidiano, como madeira, borracha e plástico são, normalmente, isolantes elétricos, e outros, como papel alumínio, pregos e metais em geral, são condutores elétricos. A professora solicitou a Maria Luiza que montasse um instrumento para verificar experimentalmente se um material é condutor ou isolante elétrico. Para montar tal instrumento, além dos fios elétricos, os componentes que Maria Luiza deve utilizar são: Pilha e lâmpada. Capacitor e resistor. Voltímetro e diodo. Bobina e amperímetro

Inversamente proporcional ao produto das cargas. 10-Segundo o princípio da atração e repulsão, corpos eletrizados com cargas de mesmo sinal se repelem e com sinais contrários se atraem. O módulo da força de atração ou repulsão mencionado acima é calculado através da lei de Coulomb. Sobre esta força é correto afirmar que ela é Inversamente proporcional ao produto das cargas. Proporcional ao quadrado da distância entre as cargas. Uma força de contato. Uma força de campo.