CAPÍTULO 4 A ARTE ROMANA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
Advertisements

Arte gótica Renascimento Barroco
DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: DANIELLE PALAGANO DA ROCHA
7 maravilhas do mundo moderno
ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres
Alunos; Paola e Matheus
Urbanismo, Arte e Romanização
Império Romano Turma:114 Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos
São colunas romanas – uma variação da grega
A representação da Paisagem Natural
História da Arte Prof. Gildo Júnior
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
LINHA DO TEMPO NA PRÉ HISTÓRIA E NA ANTIGUIDADE
A casa, uma parte de mim no mundo
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
ROMA Profº MARCELO HOLANDA.
Arte Cristã Primitiva.
A vida QUOTIDIANA na roma antiga
Creta - primeira civilização que surgiu na Europa (3000 – 1100 a.C.)
O Fórum Romano, o coração de Roma - detalhe em maqueta da antiga Roma.
ARTE ROMANA A arte romana, referente à época artística do Império romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da grécia antiga e estende-se.
Arquitetura, Escultura e Pintura
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Uma arte que expressa riqueza e poder
HISTÓRIA DA ARTE.
Arte Romana.
ARTE ROMANA A arte romana, referente à época artística do Império romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da grécia antiga e estende-se.
História e Cultura Das Artes
O Império Romano – século 2 d.C.
Roma Visitando Coliseu Fórum Trajano Casa das Vestais
Arte Gótica.
Professora Consuelo Holanda
Arte Grega e Romana.
Arte Bizantina.
Um dos locais mais atraentes da Noruega é o Parque de Esculturas de Oslo, que contém
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Roma Antiga.
Arte da antiguidade clássica
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
A Cultura do Senado A arquitetura romana.
Arte Romana.
disciplina de História
Prof. Everton da Silva Correa
Denise Dubiella.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Pesquisa sobre as 7 maravilhas do mundo
ARTE ROMANA ARQUITETURA.
Colégio Manuel Bernardes História – 10º Ano 22 de Novembro de 2010.
Trabalho realizado por:
A ARTE GREGA.
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
Nos primeiros tempos da humanidade o Homem para se abrigar utilizou as cavernas naturais.
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
Arte Romana.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
Egito Manifestação artística que teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000.
ARTE ISLÂMICA.
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
Arte Romana.
ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 4 A ARTE ROMANA

A FUNDAÇÃO DE ROMA ESTÁ CERCADA DE LENDAS E MITOS.

TRADICIONALMENTE CONSIDERA-SE QUE ELA SE DEU EM 753 A. C TRADICIONALMENTE CONSIDERA-SE QUE ELA SE DEU EM 753 A.C. SABE-SE, PORÉM, QUE A FORMAÇÃO CULTURAL DO POVO ROMANO SOFREU INFLUÊNCIA DE GREGOS E ETRUSCOS.

OS ROMANOS RECEBERAM DOS ETRUSCOS A IDEIA DE QUE A ARTE DEVE EXPRESSAR A REALIDADE VIVIDA.

DOS GREGOS, HERDARAM A VISÃO DE QUE A ARTE DEVE EXPRESSAR UM IDEAL DE BELEZA.

A ESCULTURA A ESCULTURA É UMA FORMA INTERESSANTE DE OBSERVAR A INFLUÊNCIA DE ETRUSCOS E GREGOS. REALISTAS E PRÁTICOS COMO OS ETRUSCOS, OS ROMANOS PRODUZIAM NA ESCULTURA FIGURAS MUITO PRÓXIMAS DA PESSOA RETRATADA.

COMO OS GREGOS, PROCURARAM TAMBÉM MANIFESTAR EM SUAS OBRAS UMA BELEZA HUMANA IDEAL. A PREOCUPAÇÃO DOS ESCULTORES ROMANOS EM REPRESENTAR FIGURAS DE FÁCIL IDENTIFICAÇÃO É NOTADA TAMBÉM NOS RELEVOS DE MONUMENTOS COMEMORATIVOS.

POR SEREM REALISTAS E PRÁTICOS, SUAS ESCULTURAS SÃO UMA REPRESENTAÇÃO FIEL DAS PESSOAS E NÃO A DE UM IDEAL DE BELEZA HUMANA, COMO FIZERAM OS GREGOS. RETRATAVAM OS IMPERADORES E OS HOMENS DA SOCIEDADE. MAIS REALISTA QUE IDEALISTA, A ESTATUÁRIA ROMANA TEVE SEU MAIOR ÊXITO NOS RETRATOS. Bustos que ilustram o romance entre o imperador romano Adriano e o seu jovem amante grego Antinous. Quando o jovem morreu afogado no Nilo, em 130 d.c, o imperador criou uma cidade com o seu nome, elevou-o a deus e cunhou moedas com a sua imagem

BUSTO - É A REPRESENTAÇÃO ESCULPIDA OU PINTADA DE UMA PESSOA, SE LIMITANDO À CABEÇA, PESCOÇO, UMA PARTE DO TORSO E OMBROS, GERALMENTE SOBRE UM APOIO. TEM POR FINALIDADE RECRIAR O MAIS FIELMENTE POSSÍVEL A FISIONOMIA DO INDIVÍDUO. Busto de Beethoven, por Hugo Hagen. (Um busto em sua forma mais tradicional)

A ARQUITETURA O ARCO FOI UM IMPORTANTE RECURSO DE ARQUITETURA QUE OS ROMANOS CONHECERAM COM OS ETRUSCOS E EMPREGARAM EM MUITAS DE SUAS OBRAS.

Passagem sob arco etrusco (Portão da cidade) em Voltera, Itália.

O ARCO PERMITIU AMPLIAR O VÃO ENTRE AS COLUNAS, POIS NELES AS TENSÕES TEM DISTRIBUIÇÃO MAIS HOMOGÊNEA.

ANTES DE SUA INVENÇÃO O ESPAÇO ENTRE AS COLUNAS ERA LIMITADO PELO TAMANHO DA ARQUITRAVE, POIS QUANTO MAIOR ELA É MAIOR É A TENSÃO QUE RECEBE, ALÉM DISSO, A PEDRA NÃO SUPORTA GRANDES TENSÕES, POR ISSO, OS TEMPLOS GREGOS ERAM REPLETOS DE COLUNAS, O QUE REDUZIA O ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO.

O CONHECIMENTO DOS ROMANOS SOBRE O ARCO E SOBRE A CONSTRUÇÃO DE ABOBADAS POSSIBILITOU-LHES CRIAR AMPLOS ESPAÇOS INTERNOS, LIVRES DE COLUNAS.

PARTENON O PANTEÃO É O MELHOR EXEMPLO DESSA DIFERENÇA DA ARQUITETURA ROMANA EM RELAÇÃO À GREGA.

PANTEÃO

A GRANDE VARIEDADE DE DEUSES EXISTENTES EM TODO O IMPÉRIO, ESSE TEMPLO, COM SUA PLANTA CIRCULAR FECHADA POR UMA CÚPULA, CRIA UM LOCAL ISOLADO DO EXTERIOR, ERA O MEIO QUE O POVO SE REUNIA PARA O CULTO.

COM O EMPREGO DE ARCOS E ABÓBADAS, OS ROMANOS CONSTRUÍRAM AMPLOS EDIFÍCIOS, SOBRETUDO ANFITEATROS, PARA ABRIGAR MUITAS PESSOAS. OS ANFITEATROS ROMANOS FORAM IMPORTANTES TAMBÉM PARA AS LUTAS DE GLADIADORES, ESPETÁCULOS MUITO POPULARES E QUE PODIA SER APRECIADO DE TODOS OS ÂNGULOS.

O ANFITEATRO ROMANO POSSUÍA UM ESPAÇO CENTRAL EM FORMA DE ELIPSE, ONDE SE DAVA O ESPETÁCULO. EM VOLTA DELE, FICAVA O AUDITÓRIO, COMPOSTO POR UM GRANDE NÚMERO DE FILEIRAS DE ASSENTOS, QUE FORMAVAM A ARQUIBANCADA. ASSIM ERA O COLISEU, O MAIS BELO DOS ANFITEATROS ROMANOS.

O COLISEU DE ROMA TEM MAIS DE 80 ENTRADAS E PODE ACOMODAR CERCA DE 50 O COLISEU DE ROMA TEM MAIS DE 80 ENTRADAS E PODE ACOMODAR CERCA DE 50.000 ESPECTADORES.

 IMAGINA-SE QUE MAIS DE 500.000 PESSOAS PERDERAM A VIDA E MAIS DE UM MILHÃO DE ANIMAIS SELVAGENS FORAM MORTOS.

AS ÚLTIMAS LUTAS DE GLADIADORES OCORRERAM EM 435 D.C.

UMA DAS CURIOSIDADES MAIS INTERESSANTES SOBRE O COLISEU É O FATO DE QUE TODOS OS ANTIGOS ROMANOS TINHAM ENTRADA GRATUITA PARA OS EVENTOS NO COLISEU, COM COMIDAS SERVIDAS TAMBÉM GRATUITAMENTE DURANTE TODO O SHOW.

OS FESTIVAIS, BEM COMO JOGOS PODIAM DURAR ATÉ 100 DIAS.

OS ANTIGOS ROMANOS, ÀS VEZES, INUNDAVAM O COLISEU E FAZIAM VERDADEIRAS BATALHAS NAVAIS COM MINIATURA DE NAVIOS.

O COLISEU DE ROMA LEVOU 9 ANOS PARA ESTÁ CONSTRUÍDO COM O TRABALHO DE MAIS DE 60.000 ESCRAVOS JUDEUS.

MUITOS DESASTRES NATURAIS DEVASTARAM A ESTRUTURA DO COLISEU, MAS FORAM OS TERREMOTOS DE 847 D.C. E DE 1231 D.C., QUE PROVOCARAM A MAIORIA DOS DANOS QUE EXISTEM HOJE.

O NOME ORIGINAL DO COLISEU FOI ANFITEATRO FLAVIANO, EM HOMENAGEM À DINASTIA DE IMPERADORES FLÁVIA. Titus Flavius Vespasianus, o Imperador Vespesiano, nasceu no dia 17 de Novembro do ano 9 e faleceu no dia 23 de Junho de 73 depois de Cristo, tendo sido o primeiro da Dinastia Flávia, que ocupou o Poder em 69 d.C., logo após o suicídio de Nero e o atribulado Ano dos Quatro Imperadores

O MONUMENTO MAIS POPULAR DE ROMA FOI CONSTRUÍDO POR TRÊS RAZÕES O MONUMENTO MAIS POPULAR DE ROMA FOI CONSTRUÍDO POR TRÊS RAZÕES. COMO UM PRESENTE PARA OS CIDADÃOS ROMANOS DA DINASTIA FLÁVIA E AUMENTAR SUA POPULARIDADE; PARA ENCENAR VÁRIAS FORMAS DE ENTRETENIMENTO; E PARA MOSTRAR A SOBERANIA DAS TÉCNICAS DE ENGENHARIA ROMANA AO MUNDO.

O AQUEDUTO: UMA IMPORTANTE OBRA PÚBLICA A ARTE E A CAPACIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS ROMANOS REVELAM UM POVO DE GRANDE ESPÍRITO PRÁTICO: POR TODA PARTE, ESTABELECERAM COLÔNIAS E CONSTRUÍRAM CASAS, TEMPOS, TERMAS, AQUEDUTOS, MERCADOS E EDIFÍCIOS GOVERNAMENTAIS.

LE PONT DU GARD

A PINTURA A MAIOR PARTE DAS PINTURAS ROMANAS HOJE CONHECIDAS PROVÉM DAS CIDADES DE POMPÉIA E HERCULANO, SOTERRADAS PELA ERUPÇÃO DO VESÚVIO EM 79 A.C..

POMPÉIA

AS PINTURAS DE POMPÉIA – CUJAS RUÍNAS FORAM DESCOBERTAS NO SÉCULO XVIII – FAZEM PARTE DA DECORAÇÃO DAS PAREDES INTERNAS DOS EDIFÍCIOS.

INICIALMENTE, DECORAVAM-SE AS PAREDES COM UMA CAMADA DE GESSO PINTADO PARA DAR IMPRESSÃO DE PLACAS DE MÁRMORES. MAIS TARDE, ALGUNS PINTORES PERCEBERAM QUE ERA POSSÍVEL PASSAR A ILUSÃO DE UM BLOCO SALIENTE DE MÁRMORE APENAS PELA PINTURA, SEM NECESSIDADE DO GESSO.

ESSA DESCOBERTA CONDUZIU A OUTRA: SE ERA POSSÍVEL SUGERIR SALIÊNCIA, PODIA-SE TAMBÉM SUGERIR PROFUNDIDADE. COMEÇOU-SE, ENTÃO, A PINTAR PAINÉIS QUE DAVAM A IDÉIA DE JANELAS ABERTAS POR ONDE SE VIAM PAISAGENS COM PESSOAS E ANIMAIS.

OUTRAS VEZES, PINTAVAM-SE BARRADOS COM FIGURAS DE PESSOAS FORMANDO UMA GRANDE PINTURA MURAL.

OS ARTISTAS ROMANOS DEDICARAM-SE TAMBÉM À ARTE DO MOSAICO OS ARTISTAS ROMANOS DEDICARAM-SE TAMBÉM À ARTE DO MOSAICO. FORAM ENCONTRADOS MOSAICOS EM MUITAS CIDADES ROMANAS, MAS OS DE MAIOR VALOR ARTÍSTICO SÃO OS QUE DECORAVAM OS EDIFÍCIOS DE POMPÉIA.

MOSAICO OU ARTE MUSIVA É PALAVRA DE ORIGEM ALEMÃ, EMBORA A TÉCNICA SEJA ANTIQUÍSSIMA. É UM EMBUTIDO DE PEQUENAS PEÇAS (TESSELAS) DE PEDRA OU DE OUTROS MATERIAIS COMO (PLÁSTICO, AREIA, PAPEL OU CONCHAS), FORMANDO DETERMINADO MOSAICO. O OBJETIVO DO DESENHO É PREENCHER ALGUM TIPO DE PLANO, COMO PISOS E PAREDES.

OS PINTORES ROMANOS MISTURAVAM REALISMO COM IMAGINAÇÃO, E SUAS OBRAS OCUPARAM GRANDES ESPAÇOS NAS CONSTRUÇÕES, COMPLEMENTANDO RICAMENTE A ARQUITETURA.