Busca Online Alexandra Barros Geber Ramalho. Busca Offine x Busca Online Busca Offline (ou planejamento clássico) –Computa a solução (do estado inicial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Python: Recursão Claudio Esperança.
Advertisements

Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Pesquisa em profundidade
Busca em Profundidade Para encontrar um caminho de solução Sol, de um dado nó para algum nó objetivo Se N é um nó objetivo, então Sol=[N] Se há um nó N1.
Meta - heurísticas Prof. Aurora
GRASP Greedy Randomized Adaptative Search Procedure
Metaheurísticas Prof. Aurora Pozo Departamento de Informática Universidade Federal do Paraná
Busca informada (heurística) Parte 2
1 Inventando Funções Heurísticas Como escolher uma boa função heurística h? h depende de cada problema particular. h deve ser admissível não superestimar.
1 Busca Heurística - Informada Estratégias de Busca Exaustiva (Cega) encontram soluções para problemas pela geração sistemática de novos estados, que são.
Árvore Binária de Busca
Busca Heurística - Informada
Busca Cega (Exaustiva)
Busca Heurística - Informada
Agente solucionador de problemas (guiado por objetivo)
Inventando Funções Heurísticas
- Conceitos e termos - Aplicações
Solução de problemas por meio de busca
Busca A*: exemplo.
Análise Sintática Ascendente
Capítulo 4 - Russell e Norvig
Capítulo 3 - Russell e Norvig
Buscando Soluções Busca Heurística.
Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima Aula 18 – Aprendizado Por Reforço.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Meta - heurísticas Prof. Aurora
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial Busca.
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Flávia Barros.
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
Busca com informação e exploração
Introdução e Busca Cega
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Heurística (Informada)
Introdução aos Agentes Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização) Flávia Barros.
Agentes Baseados em Utilidade
Resolução de Problemas por meio de busca
Algoritmos de Busca Local
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Técnicas de Busca Heurística Problemas da IA complexos demais para serem solucionados por técnicas diretas: criam-se técnicas de busca aprorpiados; chamados.
Tópicos em Sistemas Inteligentes
Resolução de Problemas
Aula 12 1 Análise Sintáctica Compiladores, Aula Nº 12 João M. P. Cardoso.
Busca Combinatorial e Métodos de Heurística
Inteligência Artificial
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Inventando Funções Heurísticas Flávia Barros.
Aprendizagem por Reforço Alexandre Luiz G. Damasceno.
Inteligência Artificial I
Resolução de Problemas de Busca
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Resolução de Problemas de Busca Flávia Barros.
Page1 DAS-5341: Métodos de Solução para Problemas de Aprendizagem por Reforço Prof. Eduardo Camponogara.
Inventando Funções Heurísticas
Busca Competitiva Disciplina: Inteligência Artificial
Disciplina: Inteligência Artificial Universidade de Itaúna
Introdução aos Agentes Inteligentes Tipos de Problemas de Busca Flávia Barros.
Principais Tópicos Introdução Métodos de busca Busca cega
Ao final desta aula, a gente deve...
Inteligência Artificial
Resolução de Problemas de Busca Agentes Baseados em Objetivo
Computação Evolutiva Nome dado ao estudo de algoritmos cuja inspiração é o processo de evolução natural das espécies. Origem: trabalho de um pesquisador.
Sistemas Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
Busca Heurística Prof. Valmir Macário Filho. 2 Busca com informação e exploração Capítulo 4 – Russell & Norvig Seção 4.1 Estratégias de Busca Exaustiva.
CIn- UFPE 1 Resolução de Problemas. CIn- UFPE ? Agente solucionador de problemas O agente reativo Escolhe suas ações com base.
Agentes Inteligentes TCC/TSI: Desenvolvimento de Jogos Digitais Profs. Luiz Chaimowicz e Renato Ferreira.
Transcrição da apresentação:

Busca Online Alexandra Barros Geber Ramalho

Busca Offine x Busca Online Busca Offline (ou planejamento clássico) –Computa a solução (do estado inicial até o objetivo) para depois iniciar a seqüência de ações –A partir de então as percepções são ignoradas –Domínios Determinísticos e Estáticos Exemplo jogo dos n-números Busca Online (e alguns planej. avançados) –Intercala planejamento e ação. Executa uma ação, observa o ambiente e calcula a próxima ação. –Domínios Estocásticos e Dinâmicos Exemplo: Ratinho tentando achar o caminho por um labirinto, dirigir sem mapa,...

Busca online Problemas exploratórios –Espaço de estados desconhecido Ex. O agente não sabe que Up leva de 1,1 para 1,2 até ter feito isto (S = start e G = goal)

Agente de busca online O que o agente sabe: Funções –Ações(s) - ações possíveis para um dado estado s –Testa-objetivo(s) –Custo(s,a,s), onde a é uma ação Observações –O agente não tem acesso prévio ao estado sucessor s de s, nem ao valor do custo de ir de s para s Em ambos os casos precisa agir antes... –Vai memorizando/atualizando o espaço de busca (mapa)

Busca online Observações (cont.) –Só pode expandir nós onde ele fisicamente se encontra (ex. rota de cidade A para B) Adequado para busca em profundidade! Assumi-se que –as ações são deterministas –o agente pode reconhecer estados já visitados (memorizar) –existe uma função heurística admissível

Busca em Profundidade Online Busca em profundidade –Coerente c/ localidade da expansão dos nós Manter atualizado –um mapa das relações entre ações e estados [a,s] => s ( Result) –para cada nó, uma lista das ações não executadas Actions(s) ( Unexplored) –para cada nó, uma lista dos nós predecessores para os quais ainda não fez backtracking ( Unbacktracked) Não sabe que aplicando a ( se a = UP, a = DOWN) em s´, volta para s, pois desconhece as ligações entre estados e ações

Exemplo (trace) Exemplo –Ordem das visitas: S 1, S 2, S 3, S 4, S 5, S 3... –Unexplored(S 3 ) depois de a = {Up,Left,Right} –Unbacktracked de S 3 = {S 2, S 6 } S2S2 S1S1 S6S6 S3S3 S5S5 S4S4 a

Busca em Profundidade Online function O NLINE -DFS-A GENT (s) returns an action inputs: s, uma percepção que identifica o estado atual static: result[s,a], tabela (mapa) ação+s => s, inicialmente vazia unexplored, para cada nó, lista das ações ainda não executadas unbacktracked, para cada nó, nós predecessores para os quais ainda unbacktracked para cada nó s, a, estado e ação anteriores, inicialmente null if G OAL -T EST (s) then return stop if s é um estado novo then unexplored[s] A CTION S(s´) if s não é null then do result[a,s] s adiciona s to na frente de unbacktracked[s] if unexplored[s] está vazio then if unbacktracked[s] está vazio then return stop else a uma ação b tal que result[b,s] = P OP (unbacktracked[s] ) else a P OP (unexplored[s] ) s return a

Hill-climbing –Mesmo princípio da localidade –Já é um algoritmo online (pois só mantém um nó na memória) –Não muito útil (preso em ótimo local) –Reinício aleatório impossível (sem teletransporte :-). Alternativa: Random-walk search –Escolhe ações aleatoriamente preferindo as não usadas Se tempo suficientemente grande, acha solução –Pode custar bem caro...

Aprendendo em Busca Online LRTA* (Learning Real-Time A*) –Dar mais memória para o hill-climbing –Armazenar a melhor estimativa corrente H(s) do custo para se atingir o objetivo a partir do nó sendo visitado –H(s) começa igual à heurística h(s) e é atualizada na medida em que o agente conhece o espaço de estados –Agente vai para nó vizinho mais promissor e atualiza nó anterior H(s) = c(s,a,s) + H(s) Custo estimado de s ao objetivo passando por s é o custo para ir de s a s mais H(s) Aplaina ótimos locais –O(n 2 ) para n estados no pior caso

LRTA* (learning real-time A*) (a) (b) (c) (d) (e) H(s) no nó, custo no arcoe agente no nó colorido (a)Agente preso em mínimo local (b)Agente vai para nó vizinho mais promissor: (esq = 9+1) vs. dir = 2 +1 e atualiza nó anterior pois H(s) estava subestimado (c)Idem...

É claro... Pode-se usar aprendizagem por reforço... –Até em mundos dinâmicos e não deterministas