Redes Neurais (Conceitos Fundamentais)

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Transcrição da apresentação:

Redes Neurais (Conceitos Fundamentais) Germano C. Vasconcelos Centro de Informática - UFPE ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Interdisciplinaridade Redes Neurais é uma área de estudo interdisciplinar: Neurofisiologia Psicologia Cognitiva Matemática Física Medicina Percepção Humana Engenharias Ciência da Computação ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

©2000-2004 Germano C. Vasconcelos Não é uma Área Nova ... Trabalhos iniciais: McCulloch & Pitts (1943) - modelo de neurônio Donald Hebb (1949) - regra de aprendizagem Frank Rosenblatt (1962) - topologia de rede ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

©2000-2004 Germano C. Vasconcelos Porque Parece Nova ? Aparecimento de novos paradigmas Análise fundamentada em métodos científicos Avanço tecnológico dos computadores Sucesso em aplicações do mundo real ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

©2000-2004 Germano C. Vasconcelos O que são Redes Neurais ? Sistemas paralelos distribuídos compostos por unidades de processamento simples interligadas entre si e com o ambiente por um número de conexões De outra maneira... São modelos inspirados na estrutura paralela do cérebro e que buscam reter algumas de suas propriedades... Unidades Neurônios Interconexão Redes Neurais ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

©2000-2004 Germano C. Vasconcelos O que são Redes Neurais ? Geralmente conexões estão associadas a pesos que armazenam o conhecimento da rede e servem para ponderar a entrada recebida pelo neurônio Conhecimento Aprendizagem ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Semelhança em Relação ao Cérebro Elementos básicos (neurônios) Rede de processadores interconectados Conhecimento armazenado em conexões Conhecimento adquirido através de aprendizagem Estrutura inerentemente paralela Representações distribuídas ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

©2000-2004 Germano C. Vasconcelos Elementos Básicos Existe uma vasta quantidade de modelos de Redes Neurais, mas alguns elementos estão presentes em todos os modelos A função das unidades de processamento A topologia da rede A estratégia ou algoritmo de aprendizagem ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

©2000-2004 Germano C. Vasconcelos A Função das Unidades Caracterizado por três elementos básicos: Um conjunto de conexões de entrada Um estado de ativação Um valor de saída (resposta) O comportamento do neurônio Ocorre um estímulo como entrada Ocorre uma computação do estado de ativação em função do estímulo Ocorre uma resposta em função da ativação ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Modelos para o Neurônio A definição da unidade de processamento caracteriza-se por: Regra de Propagação (estado de ativação) Função de Ativação (resposta do neurônio) ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Exemplo: Neurônio de McCulloch & Pitts (MCP) Função de Ativação Regra de Propagação ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Visão Matemática do MCP f(x)=Swi.xi - q f(x)=(|W|.|X| cosF) - q X2 Classe 1 f(x) Considere o ponto onde f(x) = 0: w1.x1 + w2.x2 - q = 0 Classe 2 x2 = - w1/w2.x1 + q/ w2 (y = m.x +c) X1 ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Topologias de Redes: Feedforward camadas intermediárias camada de entrada camada de saída conexões

Topologias de Redes: Recorrente I camada de processamento Z-1 Z-1 Z-1 conexões de feedback Z-1

Topologias de Redes: Recorrente II X(t) Y(t) S(t) S(t+1) Retardo ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Topologias de Redes: Construtiva Unidade Escondida 1 C = So|Sp(ypo- yo)(epo - eo)| Entradas +1 Saídas X Unidade Escondida 2 ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

©2000-2004 Germano C. Vasconcelos Aprendizagem Aprendizagem é aquisição de conhecimento “Conhecimento” ? Termo vago. Depende de sob que ponto de vista é considerado ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Diferentes Pontos de Vista Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental Ciências Exatas ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Aprendizagem nas Ciências Exatas Aprendizagem é aquisição e processamento de dados para aproximar e/ou representar funções (conhecimento) Aproximação de funções : Respostas no domínio discreto: Classificação (e. g. decisão de conceder ou não crédito ao consumidor) Respostas no domínio contínuo: Regressão (e. g. previsão do limite de crédito a ser concedido) ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Computability x Learnability Computability (Computabilidade): é o poder computacional de um sistema, expresso em termos do universo de funções que ele é capaz de computar. (Requisitos) MLP, RBF pRAM Learnability: é o poder computacional que os algoritmos de aprendizagem oferecem a um sistema adaptativo expresso em termos do universo de funções que eles são capazes de fazer o sistema efetivamente computar. (Requisitos) ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Tipos de Aprendizagem I (pelo grau de feedback) Supervisionada: um “professor” diz quanto a resposta fornecida pelo sistema se aproxima da resposta desejada (e. g. nota de um aluno numa prova) Por Reforço: um “crítico” diz apenas se a resposta dada pelo sistema está certa ou errada (e. g. punição/recompensa no treinamento de animais) Não-Supervisionada: o sistema tenta se auto-organizar baseado nas similaridades entre os exemplos apresentados (e. g. desenvolvimento das células simples do córtex visual estriado) ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Tipos de Aprendizagem II (pelo grau de feedback) Supervisionada: Conjunto de treinamento s ={(x1, f(x1)), (x2, f(x2)),..., (xn, f(xn))} Convergência rápida Por Reforço: Conjunto de treinamento s ={(x1, sgn[f(x1)] ), (x2, sgn[f(x2)]),..., (xn, sgn[f(xn)] )} Convergência média Não-Supervisionada: Conjunto de treinamento s = {(x1, ), (x2, ),..., (xn, )} Convergência lenta ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Exemplo de Classificação Supervisionada Exemplos do mundo real Exemplos Codificados Resposta 0 / 1 Máquina de decisão Mundo real Pré-processador Espaço de Conceitos c  C Espaço de Hipóteses h  H ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Exemplo de Classificação Supervisionada CASO ESPECÍFICO Aprendizagem é o processo de modificação do estado da máquina M com base nos exemplos apresentados visando a deixá-la apta a classificar exemplos não-vistos do mesmo problema CASO GERAL Aprendizagem é o processo de escolha da função h  H que melhor aproxime a função c  C a partir dos exemplos contidos no conjunto de treinamento ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Algoritmos de Aprendizagem DEFINIÇÃO Algoritmo de aprendizagem é a função L que, a partir dos exemplos da amostra s, seleciona uma função h  H para aproximar o conceito c  C CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Consistência: h(xi) = f(xi)  (xi, f(xi))  s Convergência: Melhora da aproximação com o aumento do número de exemplos no conjunto de treinamento ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Exemplo de Análise de Crédito (I) Hiperplano paralelo: pode ser interpretado diretamente como uma regra: se a renda é menor que t, então o crédito não deve ser liberado Exemplo: árvores de decisão indução de regras renda débito x o t sem crédito o: exemplo aceito x: exemplo recusado ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Exemplo de Análise de Crédito (II) Hiperplano oblíquo: melhor separação: Exemplos: Perceptron regressão linear renda débito x o t sem crédito o: exemplo aceito x: exemplo recusado ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Exemplo de Análise de Crédito (III) Superfícies lineares por partes não contíguas Exemplos: raciocínio baseado em casos MLP-perceptrons multicamadas com função de saída sigmóide (squashing) regressão linear por partes renda débito x o t sem crédito o: exemplo aceito x: exemplo recusado ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Exemplo de Análise de Crédito (IV) Superfície não linear: melhor poder de classificação, pior interpretação Exemplos: MLP perceptrons Cascade Correlation k-vizinhos mais próximos regressão não-linear renda débito x o t sem crédito o: exemplo aceito x: exemplo recusado ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos

Exemplo de Análise de Crédito (V) Superfícies Elípticas Exemplos: MLP com função de saída gaussiana RBF-Radial Basis Functions Agrupamento Kohonen-vector quantization Adaptive Ressonance Theory (ART) renda débito + t +: exemplo ©2000-2004 Germano C. Vasconcelos