Germano C. Vasconcelos Centro de Informática - UFPE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agenda Introdução Justificativa Objetivo Detecção de Spam
Advertisements

Redes industriais – conceitos Aula 04
Redes Neurais Artificiais (RNA): Aprendizado
Aspectos de Implementação do Algoritmo Backpropagation
RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS APLICANDO REDES NEURAIS
REDES NEURONAIS ARTIFICIAIS (RNAs) Universidade do Minho.
Araken de Medeiros Santos Anne Magály de Paula Canuto
Redes Neurais Artificiais
Algoritmos Construtivos
Cérebro Artificial Intelligence, a modern approach
Redes Neurais (Conceitos Fundamentais)
Centro de Informática - UFPE
Germano C. Vasconcelos Centro de Informática - UFPE
Redes de Funções de Base Radial Radial Basis Functions (RBFs)
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Lista de Exercícios de Redes Neurais - Sistemas Inteligentes -
Polliana Corrêa Morais (bolsista); Leandro Osmar Werle (colaborador/
RN Seleção Temas Projetos Formação de equipes e procedimentos Equipes de 1 a 3 componentes Equipe precisa deixar clara a participação/responsabilidades.
Inteligência Artificial Redes Neurias
Aluno: Angelo Ferreira Assis
Implementação de Redes Neurais para Classificação de Odores
A Framework for Robots Development and Programming Based on Genetic Algorithms Palmeira P.F.M Silvino J.S. de Melo J.C.D DEE-UFMG DELT-UFMG.
Aula Prática Classificação
Monitoria de Sistemas Inteligentes Alice Lucena Prof Teresa Ludermir.
PROJETO DE REDES NEURAIS Leyla Manoella (lmmrl) Thiago Henrique (thfp)
Website com animações, simulações e laboratórios virtuais
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Aprendizado de Máquina
Business Intelligence:
Aprendizado de Máquina - Introdução
Redes Neurais Artificiais
Monitoria 1 e 2 Renato Viana Ferreira.
DSC/CCT/UFCG Projeto de Redes Neurais Apresentação Parcial do Projeto Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação.
Projeto de Redes Neurais e MATLAB
Redes Neuronais/Neurais/ Conexionistas Introdução
Avaliação de Desempenho Simulação
Lista de Exercício IAI 2009 – Ricardo Prudêncio. Os objetivos dessa lista são: –Realizar treinamento de SVMs no WEKA –Praticar procedimento de seleção.
Redes Neurais Artificiais
Adaline ta distância entre saída e resposta desejada
Experimentação Algorítmica
Redes Neurais Artificiais
Uma Ferramenta para avaliar a Analise de Sensibilidade da RSSF
Grupo: Marcelo Costa de Lima Silas Ferreira Gomes Pedrosa Vítor Queiroz Albuquerque Projeto de Sistemas Inteligentes Classificação de Padrões Técnica Escolhida:
E- Social. E- Social conheça nossa ferramenta: A MESP em parceria com o SOC tem a soluçao perfeita pra voce vamos conhecer ?
Redes Neurais Artificiais. Introdução RNA são modelos matemáticos que se assemelham às estruturas neurais biológicas Capacidade computacional adquirida.
José Reinaldo Lemes Júnior Orientador: Prof. Wilian Soares Lacerda.
Modelos de Redes Neurais Construtivas para Classificação e Verificação de Padrões Juliana Neiva de Gouvêa Ribeiro Orientador: Germano Crispim Vasconcelos.
Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação
Implementação de uma arquitetura de Redes Neurais MLP utilizando FPGA
Biometria Reconhecimento de Assinaturas
FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO DE IMAGENS PULMONARES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA Filipe Vernetti Giusti Orientador: Prof. Dr. Lucas Ferrari Oliveira.
Redes Neurais Treinamento de MLP. Treinamento Divisão das entradas Parâmetros de treinamento –350 iterações –Nº de nós da camada interna (26, 46, 92)
Detecção de ataques de negativa de serviço por meio de fluxos de dados e sistemas inteligentes. Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas.
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Revisão de Sistemas Inteligentes
Redes Neurais Artificiais
Estatística Descritiva
O Que São as Redes Neurais Artificiais
©2001 Germano Vasconcelos, Paulo Adeodato Desenvolvimento de Aplicações Germano C. Vasconcelos Centro de Informática - UFPE.
3º Momento Resultados Simare 2014
Disciplina: Fundamentos de Inteligência Artificial Centro de Informática – UFPE Monitores: Marcos André da Silva Costa (1o. Sem) - apresentador Alexsandra.
Detecção de tráfego Skype na Web através de Redes Neurais Artigo Original: Freire, P. E., Ziviani, A., and Salles, R. M. (2008). Detecting skype flows.
Aula Pratica Aprendizagem WEKA Prof. Ivan Gesteira Costa Filho Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco.
©2005 Germano C.Vasconcelos Projeto da Disciplina Germano C. Vasconcelos Centro de Informática - UFPE.
1 Projeto Híbrido de Redes Neurais Ricardo Bastos C. Prudêncio Orientação: Teresa B. Ludermir CIn - UFPE Jan
Temas para TCC I /2016 Prof. Jonny I Beckert. Veículos adaptados O que envolve: – Legislação brasileira quanto a veículos adaptados – Impacto meio ambiente.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Perceptrons e Backpropagation
Transcrição da apresentação:

Germano C. Vasconcelos Centro de Informática - UFPE Projeto da Disciplina Germano C. Vasconcelos Centro de Informática - UFPE ©2000 Germano C.Vasconcelos

Objetivo Realizar um estudo sobre a aplicação de um modelo de rede neural - o perceptron multicamadas treinado com backpropagation - em um problema do mundo real. ©2000 Germano C.Vasconcelos

Motivações Possibilitar ao aluno uma visão prática do uso de redes neurais na solução de problemas. Consolidar os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula. Permitir o contato com uma simulador de redes neurais - o Qnet. ©2000 Germano C.Vasconcelos

Descrição do Projeto Escolher uma aplicação de classificação de padrões dentre os problemas da coleção de dados reais Proben1 disponível no CIn. Investigar um conjunto de topologias da rede MLP e com diferentes valores de parâmetros na solução do problema através do Qnet; Gerar um relatório com a descrição do problema, uma descrição do MLP com backpropagation e as tabelas e gráficos gerados nos experimentos. ©2000 Germano C.Vasconcelos

Exemplos de Problemas do Proben1 Diagnose de problemas do coração - heart Diagnose de diabetes - diabetes Diagnose de cancer da mama - cancer Análise de crédito - card Classificação de tipos de vidros - glass Identificação de cogumelos venenosos - mushroom Entre outros... ©2000 Germano C.Vasconcelos

Conjunto de Dados Cada problema do proben1 contém três conjuntos de dados. Apenas um destes deve ser usado. Vamos usar como exemplo o problema heart. Dos conjuntos heart1, heart2, heart3 use apenas o heart1. O conjunto heart1 deve ser quebrado em três subconjuntos na proporção 50%, 25%, 25%. Estes devem ser usados para treinamento, validação e teste da rede, respectivamente. ©2000 Germano C.Vasconcelos

Experimentos Investigue o MLP em relação aos seguintes elementos: Diferentes topologias de redes com 1 e 2 camadas intermediárias Redes com a função de ativação sigmoid e com a função de ativação Gaussiana Influência da taxa de aprendizagem no treinamento da rede.Verifique como taxas variando de valores pequenos (0.001) a valores grandes (0.8), por exemplo, causam impacto no processo de treinamento Overfitting (memorização do conjunto de treinamento) ©2000 Germano C.Vasconcelos

Ferramentas para o Projeto Simulador Qnet - um simulador para o ambiente Windows que implementa algumas variações do MLP e gera gráficos e estatísticas úteis à análise de desempenho da rede (instalado na rede do centro) Proben1 - manual da coleção de problemas benchmarks que define e orienta como experimentos com redes neurais devem ser desenvolvidos (link na página da disciplina). (dados do proben1 em /home/rneural/proben1). ©2000 Germano C.Vasconcelos