Laboratório de Programação II Pacotes Visibilidade Referências a Objetos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação Orientada a Objetos*
Advertisements

Modificadores Marco Antonio. Introdução Em todas as linguagens de programação o acesso a classes/métodos deve seguir algumas regras.
Java Básico Orientação a Objeto Marco Antonio Software Architect Fev/2008.
Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Capitulo 3 – Introdução às classes Capitulo 3 Introdução às classes.
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Java: Pacotes e Modificadores de Visibilidade
Orientação a Objetos: Modificador Final para Métodos e Classes
Java: Pacotes e Modificadores de Visibilidade
Iniciação ao Java – Márcio F. Campos
Laboratório de Java Herança e Agregação (Lab II) Prof. Guido Araújo.
Programação Básica em Java
Polimorfismo e Acoplamento Dinâmico
Linguagem de Programação II
Capítulo 13 Pacotes. 2 Capítulo 13 – Pacotes Pacotes Pacote Cláusula package Cláusula import Executando uma classe de pacote Modificadores de acesso.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Desenvolvimento web com Java JAVA 5 – Declarações e Controles de Acesso.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Desenvolvimento web com Java JAVA 5 – Declarações e Controles de Acesso.
Paradigmas de Linguagens de Programação Paradima da Programação Orientada à Objetos Professor: Armando Hage Belém-2008.
Análise e Projetos de Sistemas UML-Linguagem de Modelagem Unificada Modelo de Dados com UML Diagrama de Classes Professor: Armando Hage.
JAVA Orientação a Objetos
Revisão POO Profa. Cintia Carvalho Oliveira
Curso de extensão em Desenvolvimento Web
Introdução a programação (if669cc)
Programação Orientada a Objetos com Java
JAVA Orientação a Objetos
Atributos, Encapsulamento e Interface em Java
Programação I Aula 2 (Métodos)
Linguagem de Programação JAVA
Classes, Objetos, Atributos e Métodos JAVA
if669 - Introdução à Programação
Orientação a Objetos Parte I
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – fevereiro de 2009 Sobrecarga de métodos  Definição de métodos visibilidade tipo de retorno nome do método.
LPII Professora Lucélia. Pacotes Um pacote em Java é um diretório onde ficam armazenadas uma ou mais classes. Geralmente as classes com a mesma afinidade.
By Ducheno Kelly Centro de Formação São Domingos.
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – fevereiro de 2009 Associação entre classes  Um objeto é a representação de uma entidade do mundo real 
Programação Orientada a Objetos Curso de Engenharia da Computação Parte 03 – Conceitos Básicos III Prof. Fabricio Mota Oliveira
UML Diagrama de classes.
DIAGRAMA DE CLASSE Médio Integrado.
Orientação a Objetos Parte II
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Unified Modeling Language  Linguagem criada com a finalidade de criar um padrão.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 03
Programação Orientada à Objetos
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Laboratório de Programação II Método Construtor Dados e Métodos de Objetos Prof Edivaldo - Network.
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Construtor é bloco declarado que é chamado no momento em que o Objeto é criado (instanciado). Todas as classes.
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota (com material da Qualiti Software Process)
Monitoria IP ~if669 Garbage Collection e pacotes.
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Programação I Aula 1 Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 2/3/2009.
Copyright 1998, Departamento de Informática da UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Variáveis e métodos estáticos, Passagem de.
Bruno Inojosa MCP .NET Framework
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Modificadores Programação II.
POO - I PROF.: JEAN CARLO MENDES
Conceitos de Orientação a Objetos zConceito de tipo zTipos Abstratos de Dados zMódulos/Pacotes zEncapsulamento.
Fluxo de Análise e Projeto 7 - Atividade Projetar Classes.
OO com Java Luiz Carlos d´Oleron Roteiro de aula.
Organizando seu código Classes, pacotes, modificadores. Padrões.
Package. Para que serve ? 0 Organizar classes semelhantes. 0 Diferenciar classes distintas que possuem o mesmo nome - ajuda a Java com a resolução de.
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Laboratório de Programação II Método main Dados e Métodos de Classes.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Diagrama de Classes Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
Strings e Arrays Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Prof. Tiago Massoni (Slides Originais) Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de Informática,
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB.
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Programação II Pacotes Visibilidade Referências a Objetos

Agrupando Classes em Pacotes Classe cada arquivo fonte java (.java) está associado a uma única classe pública : public class Aluno – o arquivo pode conter, adicionalmente, mais de uma classe não pública Pacote um pacote é um diretório utilizado para agrupar arquivos de classes um pacote é definido no primeiro statement no arquivo da classe – package controle; um pacote também pode ser composto por uma árvore de diretórios – java.util.Vector : classe Vector pertence ao subdiretório util do diretório java

Visibilidade entre Pacotes distintos Importando Classes de outros Pacotes uma classe precisa importar outra classe pública de outro pacote para poder referenciá-la – importando a classe Aluno do pacote entidade logo após o statement que define o pacote controle da classe Principal package controle; import entidade.Aluno; – uma classe não precisa importar outra classe pública do mesmo pacote excepcionalmente, as classes públicas do pacote java.lang são visíveis, por default, para qualquer classe de qualquer pacote – observe que a classe String que pertence ao pacote java.lang não precisa ser importada

Visibilidade de Dados e Métodos Modificadores de Visibilidade o modificador public indica que um dado ou método pode ser visível para uma classe que importou a classe pública que os define o modificador private indica que um dado ou método é visível somente para os métodos de sua própria classe a ausência do modificador de visibilidade indica que um dado ou método de uma classe é visível para outras classes do mesmo pacote Visibilidade de Dados é aconselhável restringir a visibilidade dos dados aos métodos de sua própria classe Visibilidade de Métodos métodos que podem ser chamados por classes de outros pacotes precisam ser públicos métodos restritos a métodos da própria classe devem ser privados

Definindo uma Classe com Atributos e Referências a Objetos Possíveis Dados para a definição de uma Classe Aluno atributos – idade : utiliza o tipo simples int – sexo : utiliza o tipo simples boolean – altura : utiliza o tipo simples float – nome : exceção que não utiliza um tipo simples referencia um objeto da classe genérica String referências a objetos – endereco : referencia um objeto da classe definida para uma aplicação específica Endereco

Definindo Endereço como Classe

Referenciando Objeto da Classe Endereço na Classe Aluno

Classe Principal importa Classes de outro Pacote

Exercícios – Edite um novo programa com as seguintes classes : Ator, Diretor e Filme. Para a classe Ator defina os seguintes atributos : nome, idade, n_oscars (número de Oscars conquistados). Para a classe Diretor defina os atributos : nome, ganhador_Oscar. Para a classe Filme defina o atributo titulo e as referências : diretor, ator_principal, atriz_principal. Defina a classe Principal para criar um diretor, um ator, uma atriz e um filme, e imprimir, em cada linha, a seguinte descrição para o filme: título do filme, nome do diretor, nome do ator principal, nome da atriz principal. 3.2 – Altere o programa do exercício 3.1 da seguinte forma: acrescente a referência principal_filme à classe Diretor e crie um construtor na classe Diretor para deixar a inicialização de principal_filme para ser realizada através do método setPrincipalFilme, referenciando o filme criado inicialmente. Imprima, adicionalmente, uma descrição para o diretor contendo em cada linha: nome do diretor, nome do principal filme.