O PROJETO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segunda guerra mundial
Advertisements

1 – Antecedentes/causas (década de 30):
1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
II GUERRA MUNDIAL.
2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial( )
Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial.
SEGUNDA GUERRA CAUSAS: TRATADO DE VERSALHES ASCENÇÃO NAZI-FASCISTA
Segunda Guerra Mundial
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Alojamentos nos campos de concentração
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
"Tudo o que somos é resultado do que pensamos" Buda(563 a.C – 483 a.C)
2ª guerra mundial ( )  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”
2º Guerra Mundial.
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
A Segunda Guerra Mundial
2ª Guerra Mundial.
CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica.
II Guerra Mundial.
Exercícios de Vestibulares
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial - transformações sociais, políticas e culturais
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
2ª Guerra Mundial.
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
O Teatro de Guerra Europeu
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
OPERAÇÃO BARBARROSA OS NAZISTAS CONTAVAM COM UMA RÁPIDA E DECISIVA VITÓRIA SOBRE OS SOVIÉTICOS, POIS NAS FRONTEIRAS RUSSAS HAVIA DE SOLDADOS.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
 Este papel, redigido e assinado pelo Chanceler Adolf Hitler no dia 31 de Agosto de 1939, dá a ordem para todas as Forças Armadas do Terceiro Reich invadirem.
II Grande Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial Prof. Alan Carlos Ghedini.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
A Primeira Guerra Mundial
Transcrição da apresentação:

O PROJETO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Tese: pendências e questões mal resolvidas da Primeira Guerra Mundial. Negligência e omissão da Liga das Nações. Legado da crise de 1929.

A ORIGEM Trata-se de uma guerra desencadeada pelas nações fascistas do EIXO: Alemanha, Itália e Japão. Projeto pessoal de Hitler. Alianças interessantes: ANTI-KOMINTERN para combater o comunismo soviético, feito por Alemães e Japoneses.

PROJETO NAZISTA Desautorizar o Tratado de Versalhes e a expansão a todo e qualquer custo, inclusive os povos eslavos e parte da União Soviética; despojaria a Inglaterra e a França de suas colônias e estabeleceria o domínio sobre a Europa. PACTO PUNHOS DE AÇO ( nazi-fascismo ) com a Itália ( traída na Primeira Guerra )

O que os aliados teriam ? A Itália ficaria com a Argélia, Tunísia, Córsega, Sudão e outras colônias inglesas e francesas. O Japão pretendia apoderar-se da China, India, Birmânia, Indonésia, Filipinas, Sibéria e o extremo oriente soviético.

DIDATICAMENTE ... Quanto à sua evolução, o curso da guerra desdobrou-se em três fases: A) VITÓRIAS DO EIXO ( 1939-41); B) EQUILÍBRIO DAS FORÇAS (1941-43); C) VITÓRIA DOS ALIADOS ( 1943-45).

ESTOPIM O caso Polonês. ( o ataque forjado). A invasão em 01/09/1939. A solidariedade francesa e inglesa à Polônia.

O ACORDO NAZI-SOVIÉTICO Pacto de não agressão. Possibilidades de divisão. Ex. Polônia, Letônia, Lituânia, dentre outros.

OFENSIVA ALEMÃ Da guerra sentada à guerra relâmpago. Simultâneas invasões: Dinamarca, Noruega ( pensando numa guerra naval com a Inglaterra ); Invasão à Holanda ( front ocidental ), Bélgica e o cerco das tropas franco-britânicas em Dunquerque. Célebre retirada de Dunquerque.

PASSOS DA GUERRA Os Franceses ‘pensavam’ que a linha Maginot ( centenas de quilômetros fortificados) seria respeitada pelos alemães. PARIS SITIADA .... Uma França dividida. Teremos três Franças: uma zona livre ( colaboracionista ); outra sob domínio nazista e uma terceira denominada “FRANÇA RESISTENTE, quartel general em Londres ( Charles de Gaulle ).

RACIOCÍNIO ALEMÃO Lógica: “Diante do domínio sob a França, a Inglaterra firmará paz”. Como isto não aconteceu, os alemães criam um PLANO para invadir a Inglaterra. PLANO LEÃO MARINHO ( submarinos); A AÇÃO DA ‘LUFTWAFFE’, projeto aéreo, comandada pessoalmente por Goering. Projeto Águia X a Royal Air Force ( Inglaterra).

Bombardeio de parques industriais ingleses Bombardeio de parques industriais ingleses. Vários segmentos foram atingidos, inclusive 40.000 civis. Os Ingleses demonstraram astúcia: ótimo desempenho da RAF, sistema de radar, mensagens decodificadas. A LUFTWAFFE não venceu ....

ITÁLIA SOLIDÁRIA Os Italianos colaboravam no processo ... Atacaram a Grécia, parte da África do Norte e Oriental, bem como , com os alemães, a Iugoslávia.

CONTRA-OFENSIVA INGLESA Com estrutura e logística, os Ingleses expulsam o fraco exército Italiano da África. CONTRA-OFENSIVA GERMÂNICA na região: o lendário AFRIKAKORPS, comandados pelo General Rommel. A Iugoslávia resiste aos nazistas HEROICAMENTE, graças a TITO.

É O INÍCIO DO EQUILÍBRIO A Alemanha não consegue vencer a Iugoslávia. Os PARTISANS de Tito surpreenderam. Os Alemães partem para URSS. Sem declaração de guerra, a Alemanha invade a URSS, desobedecendo o PACTO. A intenção era grande: invadir Leningrado, Moscou, Stalingrado.

INSUCESSO ALEMÃO O excesso de otimismo dos alemães, a imensidão do território soviético, a grande mobilização popular, a maneira desumana como os nazistas tratavam os vencidos e o inverno rigoroso foram alguns dos fatores que explicam o insucesso alemão.

PROBLEMA NA ÁSIA Na Ásia, desde 1931, os EUA disputavam com o Japão mercados no EXTREMO ORIENTE. A corrente belicista prevaleceu no Japão com o Primeiro Ministro Tojo. Boicote econômico americano. PEARL HARBOR ... Guerra .. Inicialmente com vitórias japonesas.

NA ÁFRICA, insucesso nazi-facista Em 1942, O General Inglês Montgomery vence ROMMEL e seus afrikakorps. Em 1943, ingleses e norte-americanos desembarcaram na Sicília. Mussolini foi deposto e preso. O novo governo firmou PAZ. Mussolini é libertado pelos Nazistas e funda a República Social Italiana no norte da Itália. Derrotado, foge para Suíca. É preso e fuzilado.

DERROTAS DE HITLER Subestimar a URSS. 1942 – 1943 – Batalha final de Stalingrado. Vitória do Povo russo. Batalha decisiva de tanques em KURSK. Alemães batem em retirada. URSS, um forte inimigo. Contra-ofensiva do Exército Vermelho.

Neste episódio, os alemães bateram-se em retirada; os Países bálticos foram retomadas pela URSS; Várias regiões foram tomadas pelos russos: Polônia, Romênia, Bulgária e Tchecoslováquia. OS COMUNISTAS marcharam em direção a Berlim.

CINEMA E GUERRA Lembrar do filme “A queda” – últimas horas de Hitler - recriação poderosa e magistral dos últimos dias do terceiro Reich.

A IMPORTÂNCIA DO DIA “D” Sob o comando do futuro presidente dos EUA – “Eisenhower” forças aliadas desembarcaram no norte da França ( Normandia ) e ocorre a libertação de toda a França e PARIS. O Líder da França ( De Gaulle ) desfila triunfalmente.

DESESPERO Em 20 de julho de 1944, parte do alto comando nazista tentou eliminar o FUHER num atentado fracassado. A repressão foi violenta.

E na Ásia ... A parti de 1942, norte-americanos detiveram a ofensiva japonesa, vencendo as batalhas do Mar de Coral e de Midway. Outro triunfo americano: Guadalcanal, frustrando a tentativa japonesa de conquistar a OCEANIA.

Em 1944, os norte-americanos fecharam o cerco sobre o Japão. Grande personagem: General Douglas MacArthur. No desespero os japoneses usaram ‘pilotos suicidas’: Kamikazes ( Deus + vento).

Perto do fim Maior mérito aos soviéticos. ( reflexão) A URSS, ocupa a Polônia, invade a Alemanha e vê a bandeira vermelha soviética substituir a suástica nazista, em Berlim.

CONFERÊNCIAS Os principais líderes ( Rosevelt – EUA); ( Churchill – Inglaterra ); ( Stálin – URSS ), reúnem-se em YALTA e tomam as decisões: Pontos relativos à O.N.U. Desmembramento da Alemanha. Autorização do domínio soviético na Polônia.

POTSDAM Novamente, os principais líderes decidem: Julgamento dos nazistas; Supressão da indústria de guerra alemã; Pesada indenização à Alemanha; Divisão da Alemanha em 04 zonas.

A INSISTÊNCIA JAPONESA Com Itália e Alemanha já derrotadas, o Japão continuava no conflito. BOMBARDEIOS. HIROSHIMA E NAGASAKI. RENDIÇÃO JAPONESA.

Considerações finais Saldo: 45 milhões de mortos. A URSS teve 25 milhões de vítimas. Polônia – 6 milhões. Alemanha – 5,5 milhões e Japão 1, 5 milhão.

CONSEQUENCIAS Regime nazista abatido. Declínio da Europa. Criação da O.N.U. Descolonização da Afro-ásia. Progresso da ciência da destruição. Início da Guerra Fria.