Era uma vez uma rainha que vivia em um grande castelo.

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Transcrição da apresentação:

Era uma vez uma rainha que vivia em um grande castelo. (Adaptação de Utilization – Focused evaluation. Londres, Sage pub, 1997, de Michael Quinn Patton)

Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas bonitas e feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como todas as rainhas, ela também tinha um espelho mágico.

Um dia, querendo avaliar sua beleza, perguntou ao espelho: - Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?

- Minha rainha, os tempos estão mudados - Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta não é uma resposta assim tão simples. Hoje em dia para responder essa pergunta, eu preciso de alguns elementos mais claros e precisos.

Atônita, a rainha não sabia o que dizer Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só lhe ocorreu perguntar: - Como assim?

- Veja bem, respondeu o espelho - Veja bem, respondeu o espelho. – Em primeiro lugar, preciso saber por que Vossa Majestade fez essa pergunta, ou seja, o que pretende fazer com minha resposta. Pretende apenas levantar dados sobre o seu ibope no castelo?

Pretende examinar o seu nível de beleza, comparando-o com o de outras pessoas, ou sua avaliação visa ao desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum critério externo?

É uma avaliação considerando a norma ou critérios pré-determinados É uma avaliação considerando a norma ou critérios pré-determinados? De outra forma, é preciso ainda, que Vossa Majestade me diga se pretende fazer uma classificação dos resultados.

E continuou o espelho: - Além disso, eu preciso que Vossa Majestade me defina com que base devo fazer a avaliação. Devo considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto? A quem devo consultar para fazer essa análise?

Por exemplo: se consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta, por outro lado se usar parâmetros nacionais, poderá ter outra resposta. Entre a turma da copa ou mesmo entre os seus conselheiros, acho que minha rainha terá o primeiro lugar.

Depois ainda tem o seguinte – continuou o espelho: - Como vou fazer essa avaliação? Devo utilizar análises continuadas? Posso utilizar alguma prova para verificar seu grau de beleza? Utilizo a observação?

– Finalmente concluiu o espelho – será que serei justo – Finalmente concluiu o espelho – será que serei justo? Tantos são os pontos a considerar...

Ao final a Rainha chegou à seguinte conclusão:

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” Paulo Freire