Sendo a classificação de Whittaker (1979):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Advertisements

Evolução dos seres vivos
Cadeia Alimentar.
A classificação biológica
Como classificar os seres vivos?
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Classificação dos Seres Vivos
Classificação dos seres vivos
Classificação dos seres vivos
TAXONOMIA E REINOS.
TAXONOMIA SISTEMÁTICA
NOMENCLATURA Nome científico: Idioma: Latim (pelo fato de ser uma língua morta, não sofreria modificações) Sistema Binomial:   São usados apenas 2 categorias.
Classificação dos Seres Vivos Prof. M. Sc
Categorias Taxonômicas
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
E.M.E.F. “Profª Dirce Libano dos Santos”
Sônia Lopes.
Classificação biológica
OS CINCO REINOS DE SERES VIVOS REINO MONERA
Classificação dos seres vivos
Transporte de substâncias Trabalho realizado por:
Biologia 2 Capítulo 1 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
Biodiversidade Escola Secundária de São João da Talha 10º ano Turma A
Existe diversidade no espaço exterior da escola?
Classificação Biológica
Biodiversidade na escola.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Como classificar os seres vivos?
Reino ANIMaLIA Trabalho realizado por: Catarina Araújo nº2
Cursinho Vitoriano Prof. Bruna M. Ferraz Frente: Zoologia.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Reino Fungi.
A Classificação da Vida TAXONOMIA
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
Classificação de Whitaker
Regras de Nomenclatura
Sistemática e calssificação biológica
Taxonomia O que é e sua importância?
Saída de campo - biodiversidade escolar
E.M.E.F. “PROFª DIRCE LIBANO DOS SANTOS PROFª LÍGIA CIÊNCIAS
Reino Monera.
Daniela nº8 Fábio nº 9 Gabriela nº12
Sistemas de classificação de Whittaker
TAXONOMIA
Nuno Bouçanova nº20 José Pedro Coelho nº32 11ºF
Sistema de classificação de Whittaker
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série
Classificação dos Seres Vivos
Evolução da classificação
Aulas 29, 30 e 31 Prof. Alan Alencar.
Conteudo 2º ano Classificação biológica ou taxonomia Vírus
Sistema de classificação de Whittaker
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Centro de Ensino Médio Oscar Galvão Disciplina: Biologia EJA 2º etapa
TEMA 4 TAXONOMIA, REINOS DOS SERES VIVOS E ZOOLOGIA
Revisão ENEM Prof. Ramon.
Reinos e Domínios . Em 1969 Robert Whittaker agrupou os seres vivos em 5 reinos: Monera Protista Fungi Plantae ou Metaphyta Animalia ou Metazoa . Recentemente.
Diversidade Biológica
CLASSIFICACÃO DOS SERES VIVOS
Diversidade dos seres vivos
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA
Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas Biologia II
Prof. Reginaldo Rossi Colégio Einstein Colégio Einstein Prof. Reginaldo Rossi.
SISTEMÁTICA REINO DOS SERES VIVOS.
Reino Monera bactériascianobactérias bactérias. Reino Protista.
BIOLOGIA CELULAR.
Categorias taxonómicas Nomenclatura Reinos dos seres vivos
Ciências Naturais – 8.º ano
Transcrição da apresentação:

Sendo a classificação de Whittaker (1979): Reino Critérios Exemplos 1-Monera Unicelular sem núcleo organizado. bactérias 2-Protista Unicelular com núcleo organizado. protozoários 3-Fungos Unicelulares ou pluricelu-lares Bolores, cogumelos 4-Plantas Seres fotossintéticos uni/ ou pluricelulares Algas, musgos, feto, plantas com flor. 5-Animal Pluricelulares com núcleo organizado; nutrição por ingestão Espongiários, anelídeos, nematodes, cordados

Whittaker propõe quatro critérios de classificação dos seres vivos:

Bicho-de-conta Abelha Nome Científico: Armadillidium vulgare Reino: Animalia Filo: Arthropoda Ser multicelular Ser heterotrófico e consumidor Ser com células eucarióticas Nome científico: Andrena miserabilis Reino: Animalia Filo: Arthropoda Ser multicelular Ser heterotrófico e consumidor Ser com células eucarióticas

Alecrim Eucalipto Nome científico: Rosmarinus officinalis Reino: Plantae Filo: Magnoliophyta Ser multicelular Ser autotrófico e produtor Ser com células eucarióticas Nome científico: Eucalyptus Reino: Plantae Filo: Magnoliophyta Ser multicelular Ser autotrófico e produtor Ser como células eucarióticas

Rola-comum Pardal Nome científico: Streptopelia turtur Reino: Animalia Filo: Chordata Ser multicelular Ser heterotrófico e consumidor Ser com células eucarióticas Nome científico: Passer domesticus Reino: Animalia Filo: Chordata Ser multicelular Ser heterotrófico e consumidor Ser com células eucarióticas

caracol-comum Ser humano Nome científico: Helix aspersa Reino:Animalia Filo: Mollusca Ser multicelular Ser heterotrófico e consumidor Ser com células eucarióticas Nome científico: Homo sapiens Reino: Animalia Filo: Chordata Ser multicelular Ser heterotrófico e consumidor Ser com células eucarióticas

Lírio Musgo Nome científico: Taxiphyllum barbieri Nome científico: Lilium alexandrae Reino: Plantae Filo: Angiospermas Ser multicelular Ser autotrófico e produtor Ser com células eucarióticas Nome científico: Taxiphyllum barbieri Reino: Plantae Filo: Embryophyta Ser multicelular Ser autotrófico e produtor Ser com células eucarióticas

Pezizomycotina Cogumelo-comum Reino: Fungi Filo: ascomycota Ser multicelulares Ser heterotrófico e consumidor Ser com células eucarióticas Nome científico: ostreatus de pleurotus Reino: Fungi Filo: Basidiomycota Ser multicelular Ser heterotrófico e consumidor Ser com células eucarióticas

Como colhê-los? Como transportá-los? Como identificá-los? Para este trabalho de campo era necessário: Caderno de campo, para registarmos os dados importantes; Máquina fotográfica, para podemos documentar o que observávamos; Para a recolha e transporte de material biológico: saco plástico, espátula, pinças, caixa de petri. A identificação de cada espécie documentada é através de pesquisa de comparação com base no sítio onde o ser vivo foi encontrado, a sua forma e aparência. Questões a colocar sobre a comunidade Será que todos os seres vivos encontrados se alimentam do mesmo modo?

“De que modo poderá o homem contribuir para a conservação das espécies Anulando, diminuindo ou controlando as causas que provocam a extinção das espécies. Criando áreas protegidas, parques e reservas naturais, em que as espécies e os ecossistemas estariam livres da acção humana, permitindo conservar um património natural. Existem dois tipos de conservação: - conservação ex-situ que consiste na preservação dos componentes da biodiversidade fora do local de ocorrência natural. Por exemplo, os jardins zoológicos ou os jardins botânicos podem ser utilizados para repovoar áreas degradas, para estudos científicos ou para sua produção em escala comercial. A conservação ex-situ permite o desenvolvimento de projectos educativos e a conscientização da população. - Conservação in-situ consiste na preservação no seu habitat e é o modo mais apropriado de conservação da biodiversidade. Como este tipo de conservação é permitido conservar as espécies e os seus habitats. Existem duas categorias de unidade de conservação: as de uso directo, que permitem actividades controladas e as de uso indirecto, que só permitem interferência em casos específicos.