Coordenação e planejamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Como desenvolver amizades que permaneçam – John Ortheg
Proposta para elaboração dos projetos
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Desenvolvimento Pessoal
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Ainda não foi desta vez.
Do Encontro com CRISTO ao
I Encontro Nordestino de Escolas de Governo Trabalhando em
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
Encaminhamento para o AGIR
COMO APROVEITAR AO MÁXIMO O SEU TEMPO E POTENCIAL
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Sawabona Shikoba.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
Apresentou-se na firma de colocação de mão-de-obra. Após horas na fila de desempregados, chegou a sua vez de ser entrevistado, então o selecionador perguntou:
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Coisas da Vida....
Peakit - Nelson Rodrigues
De onde tirar as ideias?.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Pastoral da Educação e da Cultura
O princípio da interação: “Fé-Vida”
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA DEPOIS DE ALGUM TEMPO... Rolagem automática.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
O Círculo Íntimo do Líder
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Pessoa consagrada a Deus e Seus propósitos. O compromisso de um líder inclui estar em todos os encontros. QUALIDADES DE UM BOM LÍDER PRECISA SER COMPROMETIDO,
COORDENADORES DE COMUNIDADE
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
É inspiradaé útil ensinar condenar corrigir ensinar para que o servo de Deus esteja  16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para.
Slides/automáticos...aguarde
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
Por esta causa me ponho de joelhos...
Leitura Estiloja.com.
Relacionamento do Líder
Você Aprende....
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
Aprende Que... Montagem : Ulysses Freitas Ligue o Som.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
By Búzios Slides DAR E RECEBER Automático Quando eu participava de um grupo em uma casa espírita,todos os meses doávamos alimentos para compor cestas.
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
Um dia você aprende! Willian Shakespeare.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Coordenação e planejamento Nenhum vento ajuda o barco que não sabe para onde vai.

Coordenador é ponte entre o nacional e o Regional entre dioceses entre o ideal e a realidade

Coordenador é facilitador comunicador descobridor de talentos leitor da sua realidade observador de avanços e dificuldades voz a ser ouvida nas reivindicações de seu grupo

Objetivos do ministério da coordenação no seu grupo unir o grupo evitar duplicação de tarefas incentivar os participantes articular talentos e recursos complementares evitar dominação e omissão dentro do grupo criar um clima de responsabilidade e confiança mútua descobrir novos caminhos descobrir e valorizar a capacidade das pessoas trazer presente a mística que orienta o trabalho

Considerar necessidades básicas da catequese Considerar necessidades básicas da catequese. Por exemplo, diz o nosso DCN (151): O catequista necessita de algum conhecimento de ciências humanas que possam oferecer boas indicações para o seu trabalho educativo. A filosofia, a psicologia, a sociologia, a biologia ajudam a compreender as pessoas e seus relacionamentos, nas diversas situações em que se encontram. A sensibilidade do catequista para os problemas e aspirações dos catequizandos pode se aprimorar a partir dessas áreas de conhecimento. DCN 151

Para estar atualizado é preciso um contato com o mundo da comunicação Na comunicação há muito a aprender do que o mundo vem descobrindo. Um catequista que gosta de aprender também fora do âmbito da Igreja será mais criativo e terá mais recursos para dar conta da sua missão. DNC151

Cada um exerce sua função a seu jeito. IDEAIS (Mario Quintana no livro Sapato Furado) Os outros meninos, um queria ser médico, outro pirata, outro engenheiro, ou advogado ou general. Eu queria ser um pajem medieval. Mas isso não é nada. Hoje eu queria ser uma coisa mais louca: eu queria ser eu mesmo.

Einstein fala de diversidade a serviço de um projeto comum Uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medío-cre, sem possibilidades de de-senvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independente que, no entanto, vejam no serviço à comunidade o seu mais impor-tante problema vital.

A função da coordenação regional no cenário nacional instrumento de pastoral de conjunto ajuda na adequação à realidade uma fonte de apelo junto ao bispo um canal de novas idéias implementação e avaliação de projetos ... e o que mais?

Jesus usou a parábola dos talentos Cada um deve fazer render os seus talentos. O coordenador é um “descobridor de talentos” (seus e dos outros). Cada comunidade é chamada a descobrir e integrar os talentos escondidos e silenciosos que o Espírito presenteia aos fiéis. DAp 162

Para conjugar o verbo amar é preciso conjugar o verbo ser Para conjugar o verbo amar é preciso conjugar o verbo ser. (Artur da Távola) O mesmo vale para muitos outros verbos Então o coordenador precisa: Descobrir o melhor em si mesmo Gostar de crescer no uso dos talentos Integrar cada um no grupo a seu jeito Viver com alegria a aventura de conviver Saber construir unidade na diversidade

Acolhimento é fundamental em todos os níveis Todos precisam de atenção, mais do que julgamento. Nossos fiéis procuram comunidades cristãs, onde sejam acolhidos fraternalmente e se sintam valorizados, visíveis e eclesialmente incluídos. DAp 226 b E quem não precisaria?

Em rede fica mais interessante Troca de experiências e idéias entre Regionais Partilha de material e de descobertas Intercâmbio de assessorias

Saber estimular Coordenar não é trabalhar por dez. É estimular os dez a trabalhar com competência e alegria É fazer o grupo ( e cada pessoa) crescer no uso de seus talentos

Liderança formal Liderança criativa -comunica apenas assume todas as responsabilidades fica segura na rotina desanima diante dos problemas - acha que precisa ter as respostas projeta seus desejos no grupo promove a participação e confia estimula a assumir responsabilidades alegra-se com as iniciativas e a independência vê o problema como desafio reconhece que não sabe tudo, valoriza sugestões - procura entender o que o grupo deseja

Planejamento participativo Uma parábola para pensar Um lenhador jovem e outro mais idoso entraram num concurso para ver quem cortava mais madeira. O mais novo se lançou ao trabalho com toda a força de seus jovens músculos e estranhou porque o outro demorou a começar. O mais idoso ganhou o concurso. O tempo que ele gastou ficando parado tinha servido para afiar o machado.

Uma dinâmica para o grupo Uma família vai sair de férias Lembre e escreva: 3 coisas que não devem faltar na bagagem

Primeiro passo: onde estamos? Marco da realidade na catequese quem são os catequistas e catequizandos? quais são as estruturas do Regional? quais são os pontos fortes e pontos fracos do trabalho feito até agora? que expectativas tem o nível nacional e o nível diocesano? com que recursos materiais e humanos contamos? . que outros recursos poderiam ser disponibilizados? o que precisamos estudar melhor?

Realismo necessário Muitas vezes há dificuldades com as orientações da Igreja: excesso de textos linguagem distante do povo idealismo na descrição de certas realidades objetivos amplos e inatingíveis a curto prazo necessidade de adaptação à realidade local

Distinguir entre objetivos e metas (horizonte) Seguir Jesus com fidelidade sempre maior é meta, não é objetivo. Não dá para marcar tempo e medir algo assim. Mas podemos avaliar outras coisas a partir de um tempo (como objetivo): participar da Campanha da Fraternidade; estudar um determinado texto; melhorar o contato com outras pastorais...

Dos objetivos derivam as ações Nas ações costumamos considerar: O que Quem Quando Como Com que recursos Diferentes elementos do processo, que às vezes são confundidos: planejamento, plano, cronograma, fluxograma

Monitoramento e avaliação O plano fica escrito (embora possa ser revisto); o planejamento vai se desenvolvendo e evoluindo o tempo todo. Deve ser acompanhado passo a passo (monitoramento) para que se corrija o que for possível ou se identifiquem novas oportunidades. A avaliação permanente é parte do monitoramento, mas temos que fazer avaliações periódicas mais específicas. O mais importante na avaliação: tomar providências a partir do que foi avaliado. É muito desanimador participar de avaliações que não têm conseqüências.

O que se avalia? - as relações interpessoais desenvolvidas durante o processo - a qualidade da participação, da partilha, do crescimento do espírito comunitário - a solidez dos resultados (trata-se de uma construção que vai permanecer?) - as descobertas feitas durante o trabalho - nossa eficiência: ser eficiente não é trabalhar demais, é trabalhar de tal forma que se consiga o máximo possível sem desperdício de esforço - a satisfação que as pessoas tiveram por ser parte do que foi realizado - as novas necessidades que percebemos a partir do que deu certo e do que deu errado - a fidelidade à mística que deveria nos animar

Quem é que deve planejar? Podemos ter: Planejamento para o grupo Planejamento com o grupo Planejamento do grupo O limite da qualidade está nos executores e não nos planejadores. Participar do planejamento é um processo educativo

E a estrada será sempre serena? Muitas vezes teremos que: reavaliar pedir ajuda desculpar e pedir desculpas entender melhor ver o problema do ponto de vista do outro protestar ... e o que mais?

Diz uma canção popular no meio ecumênico De mãos dadas a caminho porque juntos somos mais

Recordando um material antigo

É como nos ensina a Bíblia: Melhor dois juntos que alguém sozinho; sua fadiga terá boa paga. Se um cai, seu companheiro o levanta. pobre do sozinho, se cair: não terá quem o levante. (Eclesiastes 4,9-10)

Tudo isso vai dar um trabalho sem fim? Aí é que está o mais emocionante! Que graça haveria em chegar a um “fim de linha” e dizer “não tenho mais nenhum desafio a vencer, nada a aprender”?

INQUILINOS DO TEMPO (Benjamin Gonzalez Buelta, sj) A resposta a uma pergunta gera em nós novas perguntas. Alcançar um horizonte mostra-nos novos horizontes. Cada passo dentro de nós abre novas encruzilhadas. Um compromisso na história solidariza-nos com novos desafios. Se é importante chegar é para partir de novo.

é para buscar o que não sabemos. Se nos alegramos com o que somos Se nos satisfaz saber é para buscar o que não sabemos. Se nos alegramos com o que somos é para sair rumo ao que não somos. O mesmo pão que nos sacia hoje permite-nos sentir fome amanhã. Somos uma pergunta com respostas parciais mas só Deus é a resposta. Somos felizes com os amores humanos mas só quando têm o brilho do Absoluto. Somos inquilinos do tempo e do espaço mas somos filhos do Infinito.

Então é bom conversar: O que esperamos uns dos outros para que o nosso trabalho seja mais gratificante e para que o convívio nos faça crescer em sabedoria e alegria?