FIGURA 1. 1Organização celular de células procariótica e eucariótica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 2 Data: 1/02/2013 Conteúdo:
Advertisements

O SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS:
Introdução a Biologia Celular
Organelas citoplasmáticas
Professora: Francine Mariotti
Citologia Prof. Vera Vargas 2011.
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
CONHECENDO AS ORGANELAS CELULARES
Biologia – 3º TRIMESTRE Citologia (Citoplasma)
A CÉLULA EUCARIÓTICA.
CITOLOGIA (O ESTUDO DA CÉLULA) Ciências Prof. Mariane.
Patrícia Rosa de Araújo
CÉLULA unidade morfofisiológica dos seres vivos
Citologia.
Citoplasma Representa 50% do volume celular.
A célula.
CITOPLASMA É todo o ambiente interno da célula, região entre a membrana plasmática (delimita a célula) e o envoltório nuclear. Formado por um líquido gelatinoso,
REFORÇO CITOLOGIA 29/11/ RESPOSTAS: 1.Schwann e Schleiden. 2.Parede celular celulósica. 3.Robert Hooke; cortiça; célula. 4.I, III e IV. 5.em todas.
Celulas e organelas citoplasmaticas
CITOPLASMA Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula viva era preenchido por um fluído homogêneo e viscoso, no qual estava mergulhado.
ORGANELAS CELULARES PROF. Sirlene
Células e níveis de organização
Citoplasma Organelas.
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS I
UNIVERSO : EVOLUÇÃO RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO
Organelas citoplasmáticas
Citoplasma.
Célula Eucariótica Animal e suas Organelas
DIGESTÃO CELULAR VESÍCULAS DE SECREÇÃO E AUTOFAGIA HETEROFAGIA
Origem “BIG –BANG”- nas fases primordiais os únicos resultantes gases eram o hidrogénio, o hélio e o lítio; As condições de pressão e de temperatura da.
FISIOLOGIA É o estudo da matéria viva
Prof: Cláudio Reis Aula 02 Oitavo ano – 7ª série
Células procarióticas e eucarióticas. Profª:Katia Barletta
Professora: Roberta Fontoura
BIOQUÍMICA - NUTRIÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS VIVOS
CÉLULA ANIMAL E VEGETAL
Organelas celulares.
8º Ano do Ensino Fundamental CMBH
Biologia e Geologia - 10ºAno
Prof (a): EMANUELLE GRACE
Professor Antônio Ruas
Disciplina Ano Professora Tema da Aula Digital
CITOLOGIA.
Tipos de células David Zanetti.
Membrana Plasmática e Citoplasma
Orgânulos Citoplasmáticos
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
O núcleo é uma das maiores estruturas da célula.
ORGANELAS.
Citologia A célula.
Citoplasma.
CITOLOGIA.
Organelas celulares.
CBB 5016 ANATOMIA HUMANA I Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Membrana Plasmática e Citoplasma
Revisão: Célula Rafael Dall Alba.
CÉLULAS.
Correção dever de casa º ano – Ciências Naturais Profª Nahya Paola Souza.
Ciências Naturais – 7.º ano
Organelas citoplasmáticas
Microbiologia – Profª Janara
unidade básica de formação do ser vivo membrana, citoplasma e núcleo
A CÉLULA EUCARIÓTICA.
Organelas citoplasmáticas
CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
Citologia Prof. Fábio Duarte.
Biologia.
Citoplasma e Organelas
*Organização das células*
Citoplasma Citosol: água + íons + pequenas moléculas + macromóléculas solúveis Organelas: Ribossomos, REL e RER, Complexo de Golgi, Mitocôndrias, Cloroplastos,
Transcrição da apresentação:

FIGURA 1. 1Organização celular de células procariótica e eucariótica FIGURA 1.1Organização celular de células procariótica e eucariótica.(a) Micrografia eletrônica de Escherichia coli, um procarioto representativo; aumento aproximado x 30.000. Há pouca organização intracelular aparente e nenhuma organela delimitada por membrana. A cromatina está condensada em um nucleóide, mas não envolta por uma membrana. Células procarióticas são muito menores do que células eucarióticas. (b) Micrografia eletrônica de um corte fino de uma célula do fígado (hepatócito de rato), uma célula eucariótica representativa; aumento aproximado x 7.500. Note a membrana nuclear distinta, diferentes organelas delimitadas por membranas ou vesículas e extenso sistema de membranas. Fotografia (a) gentilmente fornecida por Dr. M. E. Bayer, Fox Chase Cancer Institute, Philadelphia, PA; fotografia (b) reimpressa com permissão de Dr. K. R. Porter, de Porter, K. R. e Bonneville, M. A. em: Fine structure of cells and tissues. Philadelfia: Lea & Febiger, 1972.7

FIGURA 1. 3Ponte de hidrogênio na água FIGURA 1.3Ponte de hidrogênio na água. (a) Pontes de hidrogênio, indicadas por linhas tracejadas, entre duas moléculas de água. (b) Pontes de hidrogênio tetraédricas ligando cinco moléculas de água. Moléculas de água 1, 2 e 3 estão no plano da página, 4 está abaixo e 5 está acima.

FIGURA 1.4Pontes de hidrogênio representativas de importância em sistemas biológicos.

FIGURA 1.9(a) Micrografia eletrônica de uma célula de fígado de rato, marcada para indicar os principais componentes estruturais de células eucarióticas e (b) desenho esquemático de uma célula animal. Note o número e a variedade de organelas subcelulares e a rede de membranas interconectadas que delimitam canais ou cisternas. Nem todas as células eucarióticas são tão complexas em sua aparência, mas a maioria contém as principais estruturas mostradas. ER, retículo endoplasmático; G, zona do Golgi; Ly, lisossomo; P, peroxissomo; M, mitocôndria.Fotografia (a) reimpressa com permissão de Dr. K. R. Porter de Porter, K. R., e Bonneville, M. A. Em: Fine Structure of Cells and Tissues. Philadelphia: Lea & Febiger, 1972; esquema (b) reimpresso com permissão de Voet, D., e Voet, J. G. Biochemistry, 2ª ed., New York, Wiley, 1995. © (1995) John Wiley & Sons, Inc.

FIGURA 1.10Principais constituintes químicos do plasma sangüíneo e do fluido celular. Altura da metade esquerda de cada coluna indica concentração total de cátions; a da metade direita, concentrações de ânions. Ambos são expressos em miliequivalentes por litro (meq L–1) do fluido. Note que os valores de cloreto e sódio no fluido celular são questionados. É provável que, pelo menos no músculo, o citosol contenha algum sódio, mas não cloreto.Adaptado de Gregersen, M. I. Em: P. Bard (Ed.), Medical Physiology, 11ª ed., St. Louis, MO; Mosby, 1961, p 307.

FIGURA 1.11Representação diagramática do papel de lisossomos na digestão intracelular de substâncias internalizadas por fagocitose (heterofagia) e de componentes celulares (autofagia). Nos dois processos, substâncias a serem digeridas são envoltas em uma vesícula de membrana, seguida de fusão com um lisossomo primário para formar um lisossomo secundário, onde digestão ocorre