Guerra Fria e o Mundo Bipolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
As origens do mundo atual
A GEOGRAFIA DO PODER.
A Segunda Guerra Mundial
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
FINAL DA SEGUNDA GUERRA:
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
Linha do Tempo: Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Trabalho de Geografia Guerra Fria.
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
O Mundo Socialista.
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
2º Guerra Mundial.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria Guerra Fria
Descolonização Afro-Asiática
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Os Conflitos durante a Guerra Fria
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
2ª Guerra Mundial.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
GUERRA DA CORÉIA ARTILHARIA EUA E CORÉIA DO SUL
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
RELAÇÕES INTERNACIONAIS Prof. Rafael Pons Reis Guerra Fria e a Ordem Bipolar Prof. Rafael Pons Reis Guerra.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
União Européia: Sonho ou Realidade
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Episódios da Guerra Fria
Revoluções do Século XX (II)
História “Guerra Fria”.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Conceitos Históricos: Capitalismo, socialismo, Ideologia
Luzia O Muro de Berlim era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim.
Conflitos quentes da Guerra Fria
Gustavo Giuseppe Medeiros
Características e Conlfitos
CUBA Estou AQUI!!!.
Webster Pinheiro.
Guerra Fria.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
Capitalismo versus Comunismo
GUERRA FRIA.
Guerra Fria.
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
Revolução Cubana Alan.
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
GUERRA FRIA.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
Transcrição da apresentação:

Guerra Fria e o Mundo Bipolar

Plano Marshall Lançado em 1947 nos Estados Unidos. Seu objetivo era firmar o capitalismo na Europa Ocidental e reconquistar o espaço perdido para os soviéticos na Europa Oriental. O plano era de uma ajuda econômica de grande proporção a todos os países europeus atingidos diretamente pela guerra. Os Estados Unidos tentaram ajudar os países socialistas, mas eles deveriam ser capitalistas.

OTAN Organização internacional de colaboração militar, estabelecida em 1947, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco comunista, a OTAN era inicialmente formada pelos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Islândia, Dinamarca e Portugal (organização do tratado do Atlântico Norte). Pacto de Varsóvia Aliança militar formada em 14 de maio de 1947 pelos países socialistas do leste europeu e pela União Soviética. O tratado foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, mas não estabeleceu nenhum tipo de ajuda mútua em caso de agressões militares.

RDA e RFA RDA República Democrática Alemã foi um Estado nacional criado em 1949 com o fim da ocupação da Alemanha pelos aliados, após a II Guerra Mundial, quando o território alemão foi repartido entre os setores estadunidense, britânico, francês e soviético. RFA Alemanha Ocidental era o nome vulgar da República Federal da Alemanha, entre 1949 e 1990. Era também freqüentemente referida pela sigla RFA em oposição a RDA da Alemanha Oriental.

Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental

A Coréia ficou sob o domínio japonês de 1910 a 1945, período marcado por forte repressão, porém, os movimentos de resistência nacionalista sobreviveram. Com a derrota do Japão na segunda guerra, suas tropas foram expulsas da Coréia, e o país foi dividido em duas áreas: russa e norte-americana. Em 1948 estas áreas deram origem a dois países: Coréia do Norte, socialista, e a Coréia do Sul, capitalista. Isto não foi totalmente aceito pela Coréia do Norte. Em junho de 1950, tropas da Coréia do Norte ultrapassaram a fronteira, visando à unificação territorial, e acabou tendo intervenção externa no conflito. Tropas da ONU, pela maioria, soldados norte-americanos, lutaram ao lado da Coréia do Sul. A China enviou soldados para combater junto a Coréia do Norte. Após muitas mortes, a guerra teve seu fim em 1953, quando foi assinado um acordo entre as duas Coréias, foram restabelecidas as fronteiras em 1948. Guerra da Coréia

Revolução Cubana Quase toda a riqueza de Cuba estava nas mãos de poucas famílias nativas e de empresas norte-americanas. Enquanto isso, milhões de cubanos alimentavam-se mal, moravam em barracos e viviam de empregos temporários. Foi nessa época que um grupo de revolucionários, liderado por Fidel Castro, iniciou uma luta contra o ditador Fulgêncio Batista. Depois de uma tentativa fracassada de chegar ao poder, e foram para Sierra Maestra junto com os camponeses e partiram para a guerra de guerrilhas. Quase dois anos depois de iniciada a guerrilha, Fidel e seus companheiros, entre eles Ernesto “Che” Guevara, conseguiram conquistar o poder.

Os EUA reagiram rompendo relações diplomáticas com Cuba em 1961 Os EUA reagiram rompendo relações diplomáticas com Cuba em 1961. Três meses depois, homens da CIA invadiram a baía dos Porcos, com o apoio aéreo dos Estados Unidos. A invasão fracassou e centenas de norte-americanos foram presos. Em 1962, ocorreu a “Crise dos Mísseis”, quando o presidente norte-americano John Kennedy bloqueou a ilha por mar, ameaçando invadi-la sob a alegação de mísseis nucleares. O conflito foi resolvido por meio de um acordo entre os EUA e a URSS que determinava a retirada dos mísseis soviéticos, em troca do compromisso de os norte-americanos não invadirem a ilha. Neste mesmo ano, Cuba foi expulsa da OEA (Organização dos Estados Americanos) sob a alegação de que estava exportando os ideais socialistas. Com isso, os EUA visavam isolar o governo de Fidel Castro.

Construção do muro de berlim Construído em 1961 pelo governo do setor oriental. Tornou-se símbolo máximo da Guerra Fria. A resolução de construir o muro foi decorrências do fato de milhares de alemães orientais migraram para Berlim Oriental para ter uma vida melhor na Alemanha capitalista. A partir de 13 de agosto de 1961 a circulação de habitantes entre as duas cidades foi proibida.

Guerra do Vietnã Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongs (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

Implantação de Mudanças na URSS A União Soviética foi uma das mais atingidas pela Segunda Guerra Mundial, e também foi um dos que mais contribuíram para a vitória dos Aliados sobre o nazi-fascismo. No pós-guerra, o governo soviético chefiado por Stálin concentrou seus esforços na reconstrução do país e em poucos anos, por meio de um planejamento econômico, levou a URSS à condição de segunda potência mundial A ditadura stalinista prendia e torturava seus opositores e mantinha rígida censura sobre os meios de comunicação. Em 1953, Stálin morre e é sucedido por Nikita Kruschev, Brejnev e Gorbatchev.

Os problemas econômicos e institucionais acumulados levaram às reformas de Gorbatchev, denominadas Perestroika e glasnost. No entanto, Gorbatchev perdeu o controle do processo desencadeado e a URSS deixou de existir, substituída pela CEI e por vários outros países. Seu desaparecimento levou ao fim dos governos socialistas no Leste Europeu e à reunificação das duas Alemanhas.

Queda do Muro de Berlim O Muro de Berlim que separava a Alemanha Ocidental da Oriental caiu na noite de 09 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O impulso decisivo para a queda do muro foi um mal-entendido entre o governo da RDA.

Fim do Socialismo O primeiro buraco feito no Muro de Berlim fez desabar o sistema socialista europeu por completo.Após essa noite, não houve possibilidade de retorno. A queda do muro marca o início da extinção do regime comunista no Leste Europeu e provoca uma crise generalizada nos partidos comunistas. Em 1991, a URSS desintegra-se e as ex-repúblicas soviéticas formam a Comunidade de Estados Independentes.Sobrevivem, contudo, os governos comunistas da Coréia do Norte, Vietnã, Cuba e China.

Gabriella Fins - nº 07 Luana Silveira - nº 12 Tathiana Sacco - nº 24 8ª série C Geografia - Carmem