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Transcrição da apresentação:

O que você deve saber sobre SUBSTANTIVO Substantivo é a classe de palavras variável que denomina todos os seres. Sob o ponto de vista da composição, o substantivo pode ser simples, composto, primitivo e derivado. Sob o ponto de vista da significação, pode ser comum, próprio, concreto e abstrato.

I. Classificação dos substantivos Quanto à composição Substantivos simples: formados por um só radical pedra, moleque, lua, sol Substantivos compostos: formados por mais de um radical girassol, guarda-chuva, couve-flor Substantivos primitivos: formadores de outros substantivos, adjetivos e verbos pedra, flor, livro Substantivos derivados: formados a partir de um substantivo primitivo pedregulho, floresta, livraria SUBSTANTIVO

I. Classificação dos substantivos Quanto à significação ou à denotação Substantivos próprios: designam, particularmente os seres. Maria, Itália, Bidu Substantivos comuns: designam, de modo geral, seres de uma mesma espécie. mulher, país, cachorro Observação Substantivos coletivos são comuns manada, matilha, flora SUBSTANTIVO

I. Classificação dos substantivos Quanto à significação ou à denotação Substantivos concretos: designam seres de existência independente reais ou fictícios. anjo, bruxa, fada, cadeira, tijolo, caderno Substantivos abstratos: designam conceitos, estados de espírito, qualidades morais, pensamento ou ação que dependem de um ser para se manifestar. São derivados de verbos ou adjetivos. justiça, tranquilidade, paixão, pesca, beleza Professor: é importante ressaltar aos alunos que a classificação “substantivo concreto” não designa apenas substantivos de existência material. Nomes de divindades são, por exemplo, substantivos concretos. SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos o garoto, a caneta, o lápis Substantivos biformes: gato / gata pato / pata Flexão de gênero SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos Regras para mudança de gênero Substantivos terminados em -ão mudam para -ã, -oa, -ona. alemão / alemã Substantivos terminados em consoante recebem o acréscimo de -a no feminino. pastor / pastora Substantivos terminados em -e passam para -a. parente / parenta Substantivos terminados em -ês, -l, e -z recebem o acréscimo de -a. oficial / oficiala Substantivos indicadores de profissões, cargos ou ocupações especiais e de títulos recebem o acréscimo de –esa, -essa e -isa. cônsul / consulesa Professor: mencione aos alunos as formações irregulares para o feminino (como avô/avó, herói/heroína, réu/ré). SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos Classificação dos substantivos uniformes Epicenos: designam animais e plantas com o acréscimo do adjetivo distintivo. jacaré fêmea; mamoeiro macho Comuns de dois gêneros: designam profissões, cargos, estados de espírito, conceitos, entidades, pessoas. O gênero é diferenciado pelo artigo. o repórter / a repórter o doente / a doente Sobrecomuns: substantivos que têm uma só forma para o masculino ou para o feminino. a testemunha; o cadáver SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos A semântica dos gêneros a caixa: objeto; o caixa: pessoa a cabeça: parte do corpo; o cabeça: líder, chefe Flexão de número Os filhos reencontram-se com o pai. SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos Regras para o plural dos substantivos simples Terminações em -al, -el, -ol e -ul passam o l para -is. túnel / túneis Terminações em -il (oxítonas) passam para -is. anil / anis Terminações em -il (paroxítonas) passam para -eis. projétil / projéteis Aos terminados em vogal ou ditongo oral acrescenta-se -s. história / histórias Aos terminados em -s (oxítonas ou monossílabos tônicos) acrescenta-se -es. freguês / fregueses SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos Regras para o plural dos substantivos simples Aos terminados em -r ou -z acrescenta-se -es. arroz / arrozes Terminados em -m passam para -ns. álbum / álbuns Terminados em -ão passam para -ões, -ães, -ãos. balão / balões alemão / alemães cidadão / cidadãos Os terminados em -s (paroxítonos) são invariáveis. o ônibus / os ônibus Os terminados em -x são invariáveis. o clímax / os clímax SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos Regras para formação do plural dos substantivos compostos Compostos não ligados por hífen: flexiona-se apenas o segundo elemento. girassol / girassóis passatempo / passatempos SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos Regras para formação do plural dos substantivos compostos Compostos ligados por hífen Com preposição pimentas-do-reino, bichos-de-pé Plural dos substantivos compostos por dois substantivos, por substantivo e adjetivo, por substantivo e numerais ordinais e por substantivos e pronomes cachorros-quentes, primeiros-ministros Plural dos substantivos compostos por verbos ou palavras invariáveis, seguidas de substantivo ou adjetivo beija-flores, alto-falantes, sem-vergonhas SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos Regras para formação do plural dos substantivos compostos Compostos ligados por hífen Plural dos substantivos que designam tipos específicos: canetas-tinteiro, salários-família Plural dos substantivos formados pelos prefixos grão-, grã- e bel-: grão-duques, bel-prazeres Plural dos substantivos compostos por palavras que se repetem ou onomatopaicas: tico-ticos, reco-recos, bem-te-vis Plural dos substantivos compostos por frases substantivas, por palavra invariável e por verbos de sentido oposto: os bumba meu boi, os sem-teto SUBSTANTIVO

II. Flexão dos substantivos Flexões de grau do substantivo Grau aumentativo analítico: substantivo + adjetivo boca enorme, casa grande Grau aumentativo sintético: substantivo + sufixo bocarra, casarão Grau diminutivo analítico: substantivo + adjetivo boca pequena, casa minúscula Grau diminutivo sintético: substantivo + sufixo. boquinha, casebre SUBSTANTIVO

1 (UFRJ, adaptado) A Maria dos Povos, sua futura esposa Discreta, e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora, Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos e boca o Sol, e o dia: Enquanto com gentil descortesia O ar, que fresco Adônis te namora, Te espalha a rica trança voadora, Quando vem passear-te pela fria: Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trota a toda ligeireza, E imprime em toda flor sua pisada. Oh não aguardes, que a madura idade, Te converta essa flor, essa beleza, Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada. MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. 2. ed. (Seleção de José Miguel Wisnik). São Paulo: Cultrix, [s.d.]. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS Professor: enfatize a importância dos substantivos e dos campos semânticos na construção de sentido de um texto e na identificação do estilo do autor e da época literária em que está inserido. SUBSTANTIVO — NO VESTIBULAR

1 O texto se constrói por meio da oposição entre dois campos semânticos, especialmente no contraste entre a primeira e a última estrofes. Explicite essa oposição e retire, dessas estrofes, dois vocábulos com valor substantivo – um de cada campo semântico –, identificando a que campo cada vocábulo pertence. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Os dois campos semânticos presentes na construção do poema indicam aspectos positivos e negativos: juventude versus maturidade; beleza versus decrepitude; nascimento versus morte; luminosidade versus sombra. Os vocábulos representativos desses campos semânticos são aurora, sol, dia, flor, beleza versus terra, cinza, pó, sombra, nada. SUBSTANTIVO — NO VESTIBULAR

a) “dores e tratamento atrozes”. b) “reservas a palavras do poema”. 5 (Fuvest-SP) S. Paulo, 13-XI-42 Murilo São 23 horas e estou honestissimamente em casa, imagine! Mas é doença que me prende, irmão pequeno. Tomei com uma gripe na semana passada, depois, desensarado, com uma chuva, domingo último, e o resultado foi uma sinusitezinha infernal que me inutilizou mais esta semana toda. E eu com tanto trabalho! Faz quinze dias que não faço nada, com o desânimo de após-gripe, uma moleza invencível, e as dores e tratamento atrozes. Nesta noitinha de hoje me senti mais animado e andei trabalhandinho por aí. (...) Quanto a suas reservas a palavras do poema que lhe mandei, gostei da sua habilidade em pegar todos os casos “propositais”. Sim senhor, seu poeta, você até está ficando escritor e estilista. Você tem toda a razão de não gostar do “nariz furão”, de “comichona”, etc. Mas lhe juro que o gosto consciente aí é da gente não gostar sensitivamente. As palavras são postas de propósito pra não gostar, devido à elevação declamatória do coral que precisa ser um bocado bárbara, brutal, insatisfatória e lancinante. Carece botar um pouco de insatisfação no prazer estético, não deixar a coisa muito benfeitinha.(...) De todas as palavras que você recusou só uma continua me desagradando “lar fechadinho”, em que o carinhoso do diminutivo é um desfalecimento no grandioso do coral. ANDRADE, Mário de. Cartas a Murilo Miranda. No trecho “...o gosto consciente aí é da gente não gostar sensitivamente”, apresenta-se um jogo de ideias contrárias, que também ocorre em: a) “dores e tratamento atrozes”. b) “reservas a palavras do poema”. c) “insatisfação no prazer estético”. d) “a coisa muito benfeitinha”. e) “o carinhoso do diminutivo”. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS Professor: reveja as noções de antítese e paradoxo. Antítese: “Não existiria som se não houvesse o silêncio”. Paradoxo: “Ouvia-se um silêncio ensurdecedor naquele triste estádio”. RESPOSTA: C SUBSTANTIVO — NO VESTIBULAR

8 (Fuvest-SP) Meses depois fui para o seminário de S. José. Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático, uma ou outra vez, para compensar este escrúpulo de exatidão que me aflige. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. O “escrúpulo de exatidão” que, no trecho, o narrador contrapõe à exageração ocorre também na frase: a) No momento em que nos contaram a anedota, quase estouramos de tanto rir. b) Dia a dia, mês a mês, ano a ano, até o fim dos tempos, não tirarei os olhos de ti. c) Como se sabe, o capitão os alertou milhares de vezes sobre os perigos do lugar. d) Conforme se vê nos registros, faltou às aulas trinta e nove vezes durante o curso. e) Com toda a certeza, os belíssimos presentes lhe custaram os olhos da cara. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: D Professor: mostre aos alunos que o substantivo pode, como o adjetivo, auxiliar na caracterização de um personagem, como em Dom Casmurro. O poeta João Cabral de Melo Neto, por exemplo, normalmente prefere os substantivos aos adjetivos na construção de sentido em seus poemas. SUBSTANTIVO — NO VESTIBULAR

a) aumentativo: moinho – mó grande. 11 (UFV-MG) “O substantivo varia segundo o grau, dando uma ideia de aumento no AUMENTATIVO; de diminuição no DIMINUTIVO (...). AUMENTATIVO se forma com a terminação inho (...); DIMINUTIVO se forma com a terminação ão.” A exemplificação que completa a doutrina carnavalizada do autor foi quebrada por um exemplo, que é nosso, em: a) aumentativo: moinho – mó grande. b) diminutivo: pedrinha – pedra pequena. c) diminutivo: cartão – carta pequena. d) diminutivo: limão – lima pequena (e azeda). e) aumentativo: fossinho – fossa grande (nasal). EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: B Professor: solicite aos alunos que apresentem exemplos de palavras em que o afixo “inho” não indica noção de diminutivo. Exemplo: carinho. SUBSTANTIVO — NO VESTIBULAR

a) gelo – glacial b) cabeça – cefálico c) fogo – ígneo 14 (PUC-PR) Assinale a alternativa em que NÃO há correspondência semântica entre as duas palavras. a) gelo – glacial b) cabeça – cefálico c) fogo – ígneo d) pele – capilar e) costas – dorsal EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: D SUBSTANTIVO — NO VESTIBULAR

b) Os vice-diretores foram chamados pelos alto-falantes. 15 (UFSM-RS) Os mensaleiros, os sanguessugas, os corruptos de todas as grandezas continuam aí, expondo suas “caras de pau” envernizadas, afrontando os que pensam e agem honestamente. Tudo isso, entretanto, não é motivo para anular o voto ou votar em branco. BLATTES, Sergio. Diário de Santa Maria, 3 ago. 2006. Assinale a frase em que os substantivos compostos também estão flexionados corretamente. a) As autoridades desconsideraram os abaixos-assinados dos cirurgiões-dentistas. b) Os vice-diretores foram chamados pelos alto-falantes. c) Trouxe-lhe um ramalhete com sempre-vivas e amor-perfeitos. d) Alguns populares ouviram os bate-bocas entre os guardas-costas do Presidente. e) Alguns boias-frias comiam pés de moleques. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: B SUBSTANTIVO — NO VESTIBULAR